31.10.12

Cuscuz Marroquino com Frutas Secas e Castanhas de Caju Caramelizadas

Cuscuz Marroquino com Frutas Secas e Castanhas de Caju Caramelizadas

Gosto muito dessa mistura de sabores doces e salgados  !!

Ingredientes

2 xícaras de cuscuz marroquino
3 xícaras de água fervente
1/2 xícara de uvas-passas brancas e pretas
1/2 xícara de cranberries secos (oxicoco em português, gente, que nome é esse??..rsrsrs)
veja na foto abaixo, são lindos.
1 cebola roxa média bem picadinha
Cranberry - Oxicoco
Cranberry seco ou Oxicoco
120g de castanha de caju sem sal
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de água
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Salsinha a gosto


Preparação

Cuscuz:
Coloque o cuscuz marroquino com um pouco de sal em um recipiente refratário e adicione a água fervente, tampe e deixe hidratar por uns 10 minutos. Decorrido esse tempo, adicione duas colheres de azeite, mexa com um garfo para deixá-lo soltinho e reserve.

Castanhas:
Numa frigideira coloque o açúcar, a água e deixe ferver, quando a calda atingir um tom de caramelo claro, adicione as castanhas e mexa bem até o açúcar secar, continue mexendo sempre até o açúcar derreter formando o caramelo e as castanhas ficarem douradas. Retire do fogo, ponha em um tabuleiro forrado com papel manteiga e deixe esfriar. Depois de frias corte com a faca em pedaços menores.

Finalização:
Numa frigideira, coloque 2 colheres de azeite com uma colher de manteiga para aquecer, junte a cebola e deixe dourar, acrescente sal e pimenta a gosto, junte as uvas-passas, o cranberry seco (ou oxicoco seco - êta nome estranho, prefiro cranberry !!), as castanhas já cortadas e por último acrescente o cuscuz hidratado, acerte o tempero, se for caso e mexa bem. Misture a salsinha picada e está pronto para ser saboreado !! Pode ser servido quente ou frio, eu acho bom dos dois jeitos.

Nota: Duas xícaras de cuscuz rende bastante, essa receita rende 6 porções bem servidas. Caso deseje, você pode reduzir pela metade as quantidades.

28.10.12

Salada de Endívia com Tomates Frescos e Molho de Hortelã

Salada de Endívia com Tomates Frescos e Molho de Hortelã


Depois de extrapolar no fim de semana, para minimizar a minha culpa, encerrei o meu domingo... com uma deliciosa e refrescante saladinha!!

Ingredientes

A Salada
1 endívia média
10 folhas de alface americana cortada em tiras
2 tomates frescos cortados em tiras
100g de queijo feta (pode ser substituído por queijo minas ou muçarela de búfala)

Dica: Para suavizar o sabor da endívia retire o talo, que é a parte mais amarga.

O molho
100g de iogurte natural
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de alho picadinho
100ml de creme de leite fresco
10 folhas de hortelã picadas
Sal a gosto

Preparação

Misture todos os ingredientes do molho e reserve. Numa travessa disponha as folhas de endívia e sobre elas distribua a alface americana, os tomates e o queijo cortado em pedaços pequenos. Cubra com molho e sirva em seguida. Um sabor refrescante !! 

Salada de Endívia com Tomates Frescos e Molho de Hortelã

Bolo de Iogurte com Amêndoas e Mel

Bolo de Iogurte com Amêndoas e Mel

Abri a geladeira hoje de manhã e me deparei com aquele pote de iogurte, ele me olhou como que a me dizer, me usa logo, a data de vencimento está próxima !! Como eu não gosto nadinha de jogar comida fora, resolvi ouvi-lo e fiz um bolo, para saborear com um delicioso sorvete de baunilha. 

Ingredientes

4 ovos
1 xícara de iogurte natural
1/2 xícara de óleo 
2 colheres de sopa de mel
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
100g de amêndoas moídas (reserve um pouquinho para polvilhar o bolo depois de pronto)
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparação

Em um recipiente coloque a farinha de trigo, o açúcar, as amêndoas e o fermento. Bata o iogurte, os ovos, o óleo e o mel no liquidificador. Adicione os ingredientes batidos no liquidificador aos ingredientes secos e misture bem. Coloque a mistura em uma forma de buraco no meio, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno a 180ºC por uns 40 minutos ou até dourar. Depois de pronto polvilhe com açúcar de confeiteiro e amêndoas e bom apetite!! Adorei saborear com o sorvete de baunilha, ficou bom demais !!

Bolo de Iogurte com Amêndoas e Mel

26.10.12

Quiche de Abobrinha

Quiche de Abobrinha

Sempre tenho abobrinhas em casa, ainda mais as que tem aqui na Alemanha, são boas demais, tão boas que as vezes tenho vontade de comer crua mesmo…rsrs. Essa quiche está bem fresquinha, acabou de sair do forno !! Espero que gostem !!
Quiche de Abobrinha                                   
A Massa 
Ingredientes
150g de manteiga sem sal
300g de farinha de trigo (peneirada)
4 colheres sopa de água gelada
Sal a gosto

Preparação
Misture tudo muito bem em uma vasilha, exceto a água que você deve adicionar aos poucos, para ir sentindo a massa. Quando a massa estiver bem uniforme, embrulhe em plástico filme e deixe na geladeira por pelo menos 20 minutos.

Quiche de Abobrinha
Quiche de Abobrinha
O Recheio

Ingredientes
3 ovos inteiros
400g de creme de leite fresco
50g de parmesão ralado
Noz moscada, sal e pimenta a gosto
1 abobrinha italiana grande ralada

Preparação
Bata bem os ovos, a seguir acrescente os outros ingredientes aos poucos e continue batendo, por último misture a abobrinha ralada.


Preparando a quiche

Abra a massa e forre a forma (neste caso, usei uma forma de 25cm). Faça alguns furinhos com um garfo para a massa não estufar e dê uma pré-assada na massa por cerca de 5 minutos. Retire do forno, coloque o recheio e asse à 180ºC por uns 45 minutos até dourar. 

Importante: Na verdade o tempo de cozimento depende muito de cada forno, no meu que é elétrico o tempo costuma ser esse, mas observem, quando estiver dourado é um sinal de que está no ponto.  

Bom Apetite !!
Guten Appetit !!

25.10.12

Pão de Cenoura

Pão de Cenoura


O que eu mais gosto nesse pão é a cor, ele fica com uma cor linda e muito apetitosa !!

Ingredientes

4 ovos
1 xícara de óleo
3 cenouras grandes cozidas
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de sal
4 colheres de chá de fermento em pó
Pimenta a gosto (opcional)

Preparação

Pão de CenouraEm uma vasilha coloque a farinha, o queijo, o sal, a pimenta e o fermento. Bata no liquidificador as cenouras cozidas, os ovos e o óleo. Depois misture com uma espátula, o creme batido no liquidificador com os ingredientes secos até formar uma massa homogênea, como demonstrado na foto ao lado. Despeje a massa em uma forma para pão, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno a 180ºC por uns 40 minutos.  Para se certificar de que o pão está no ponto, você também pode perfurar o centro da massa com um palito e este deve sair limpo. Deixe o pão amornar, desenforme e sirva como desejar.

Gente, ainda não experimentei, mas já pensei em tentar fazer com espinafre ou beterraba.  Imaginem as cores, que lindas!!

Pão de Cenoura

23.10.12

Molho Pesto Prático

Molho Pesto Prático

Olá pessoal, sei que o tradicional pesto é feito no pilão, mas como eu gosto muito de praticidade, acabo me rendendo aos meus queridos amigos, liquidificador, processador e mixer. Segue uma receitinha prática de pesto que faço sempre, tem mil e uma utilidades e fica muito saborosa!!



Molho Pesto PráticoIngredientes
  • 100g de
 folhas de manjericão fresco {que pode ser substituído por rúcula, agrião,
 salsinha, coentro, hortelã (uso a rúcula com frequência, fica muito bom !!)}
  • 40g de 
pinoli {que pode ser substituído por castanha de caju, castanha-do-brasil/pará, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim (costumo usar nozes)}
  • 2 dentes de alho 
  • 1/2 xícara de azeite 
  • Queijo parmesão
 ralado a gosto
  • Sal e pimenta a gosto

Preparação

No liquidificador, coloque o azeite, o alho, as folhas de manjericão fresco (ou o que você escolheu para substituí-lo), o pinoli (ou a substituição escolhida), o queijo parmesão ralado, o sal e a pimenta. Para que as folhas se mantenham verdinhas, acrescente uma ou duas pedrinhas de gelo. Bata e está pronto um prático molho pesto muito saboroso!! Conserve na geladeira em um vidro esterilizado. Para durar mais cubra com uma camadinha de azeite. 

Algumas sugestões para você usar o pesto:

espaguete ao pesto



Com massas, tipo espaguete, penne ou outra de seu gosto... 





Ou em sanduíches, como este ao lado, feito na baguete, com presunto de parma e queijo tipo camembert. 

Em saladas, como na caprese, por exemplo, fica muito bom também. 

Enfim, o que a sua imaginação e o seu paladar desejarem !!



Experimentem também uma receita muito boa de Pesto de Tomate Seco que já publiquei no blog e que você encontra aquiÉ uma outra opção muito prática e gostosa!!

21.10.12

Tapioca

A distância traz tanta saudade, nem falo da saudade da família e dos amigos, pois essa é permanente. Mas de vez em quando bate aquela saudade de comidinhas que não encontramos facilmente fora do Brasil. Hoje bateu saudade de tapioca!! Adoro gente!! Comi pela primeira vez há mais ou menos uns 40 anos, quando morava em Recife, Pernambuco. Costumava comer no café da manhã…hummm, bom demais!! Então, seguindo com minhas aventuras culinárias, decidi fazer tapioca pela primeira vez, nossa, foi um festival de tapiocas. Ganhei mais umas graminhas, na verdade muitas…rsrs, mas valeu a pena, matei a vontade, que delícia !!

Bem, como aqui na Alemanha é muito difícil encontrar aquela goma já pronta, no pacotinho, que pode ser comprada no supermercado, tive que fazer todo o processo, que vou explicar para vocês a seguir:
  • Deixe a farinha (foto 4) de molho em uma vasilha com água, de um dia para o outro; 
  • No dia seguinte a goma estará no fundo, parecendo um cimentinho branco; 
  • Retire essa água colocando em um pano de prato bem limpo, vai virar uma bola de goma;
  • Esfarele essa massa com as mãos, passe pela peneira e acrescente um pouco de sal;
  • Espalhe essa massa peneirada em uma frigideira anti-aderente (foto 1); 
  • Aguarde alguns segundos, dê uma mexida na frigideira, quando a massa estiver unida é o sinal para virar a massa;
  • Vire a massa e espalhe o recheio desejado;
  • Recheou, dobrou ao meio (foto 3), prontinho. Agora é só saborear!! 
Nota: apesar de não poder demorar muito, porque senão a massa vai ficando dura, eu prefiro rechear na frigideira (foto 2), fica melhor, tudo na mesma temperatura, principalmente se usar muçarela ou queijo, porque aí fica derretidinho, bom demais!! 

Tapioca
Foto 1

Tapioca
Foto 2
Tapioca
Foto 3





Tapioca
Foto 4
Aqui na Alemanha encontrei em
lojas de produtos asiáticos.







Nota: Utilizei metade do pacote da farinha, ou seja, 200g. 
          O rendimento com essa quantidade foi de 6 (seis) tapiocas.
        






=======================================================================
Sugestões de recheios

Salgados

Tapioca
Muçarela de búfala com tomates frescos e pepinos

Tapioca
Presunto, muçarela e orégano



Doces

Tapioca
Coco com leite condensado

Tapioca
Chocolate com banana

17.10.12

Espaguete Colorido com Camarões

Espaguete Colorido com Camarões









A sugestão de hoje é uma massa super fácil de fazer e um resultado excelente, pois o prato fica com um visual bem colorido e um sabor delicioso!!


Ingredientes

500g de espaguete
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
300g de camarões médios sem casca
1/2 cebola picada
2 dentes de alho
Sal e pimenta a gosto
Azeite 
Manteiga   
                                                                                                                                        

Preparação

Cozinhe a massa conforme instruções da embalagem. Enquanto a massa cozinha, coloque em uma frigideira grande, o azeite e a manteiga (aprox. 1 colher de sopa de manteiga para 2 de azeite), acrescente a cebola picada e o alho espremido, sal e pimenta e deixe dourar sem queimar. Em seguida coloque  os pimentões picados deixando refogar por alguns minutos. O ideal é que não fiquem murchos demais. Acrescente os camarões, já previamente temperados com sal, pimenta e um pouco de suco de limão e deixe refogar por mais alguns minutos, acertando o sal, a pimenta e o azeite, caso necessário. Por último acrescente a massa nessa mesma frigideira e misture bem. Sirva em seguida. Fica ótimo!! 

Bolo de Chocolate com Avelãs

Bolo de Chocolate com Avelãs










Nada como um bolinho simples, fofinho e delicioso, de chocolate com avelãs, acompanhado de um cafezinho quentinho, para esquentar este dia frio e chuvoso.


Ingredientes

4 colheres de sopa de margarina
1 copo (americano) de açúcar (200g)
4 ovos (claras em neve)
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
4 colheres de sopa de chocolate em pó
150g de avelãs picadinhas
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparação


Bata a margarina com o açúcar até ficar cremoso, junte as gemas e continue batendo. Junte o leite e os demais ingredientes. Por último, acrescente as claras em neve, mexendo delicadamente. Leve para assar em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, em forno preaquecido a 180ºC, por cerca de 40 minutos ou até que perfurando o centro do bolo com um palito, o mesmo saia seco.

Bolo de Chocolate com Avelãs








15.10.12

Iscas de Frango com Nozes

Iscas de Frango com Nozes
Lá estava eu na cozinha, sem ideias para o jantar. Então me lembrei que tinha peito de frango na geladeira e como queria algo diferente de frango grelhado, decidi fazer estas iscas com nozes. Ficou  muito gostoso e foi aprovado pelo maridão, que cozinha super bem!! Este franguinho pode ser acompanhado por arroz, massa, salada, ou mesmo ser saboreado como um petisco,junto com uma cestinha de pães variados. De qualquer forma, mesmo que ele não tenha uma companhia, fica bem gostoso sozinho também!!

Ingredientes

2 peitos de frango cortados em tiras
Azeite extra virgem ( 2 colheres de sopa)
Manteiga (1 colher de sopa)
Maionese (1 colher de sopa)
1 cebola cortada em tiras finas
2 dentes de alho
Molho de soja (shoyu) 
Vinagre Balsâmico
Sal e pimenta a gosto
Nozes picadas (100 gr)

Preparação

Em uma frigideira coloque azeite e manteiga, acrescente o alho e a cebola e deixe dourar. Coloque o frango já temperado com sal, pimenta e se gostar, um pouco de suco de limão. Deixe fritar um pouco e vá acrescentando aos poucos o shoyu, o vinagre balsâmico e a maionese, mexendo de vez em quando. Quando o  molho estiver bem apurado, retire do fogo, acrescente as nozes picadas e sirva em seguida. 

10.10.12

Batatas Salteadas com Alecrim

Batatas Salteadas
Nada melhor que deliciosas batatinhas temperadas para acompanhar qualquer prato. Sempre uma opção muito saborosa e saudável. 


Ingredientes

400g de batatas pequenas
2 dentes de alho bem picadinhos
Alecrim fresco a gosto
Sal e pimenta a gosto
Azeite  

Preparação

Lave bem as batatinhas com a casca e cozinhe em água e sal por 15 minutos. Depois de cozidas deixe esfriar um pouco e corte em fatias, mantendo a casca. Em uma frigideira coloque azeite e alho e deixe dourar um pouco, acrescente as batatas, sal e pimenta a gosto e por último o alecrim fresco, sacudindo a frigideira para que as batatas não grudem, retire do fogo quando estiverem douradas e sirva como acompanhamento.

Batatas Salteadas

3.10.12

The winter is coming….

Que pena !! Acabou minha estadia de três meses na Cidade Maravilhosa, que eu tanto amo !! 
Depois de um pequeno luto de pouco mais de uma semana, tenho que pensar em recomeçar a vida, voltar a estudar alemão…ai...ai…difícil demais esse idioma!! Tenho também que começar a me preparar para o inverno, meu primeiro inverno na Alemanha, estou tensa…rsrsrs, pois sou quase que totalmente movida a energia solar!! Amo sol,  praia, short, camiseta, havaianas e todas as coisas boas que o Rio tem para oferecer!! Mas no momento minha realidade é outra e eu tenho que abrir meu coração e minha mente para a Alemanha, caso contrário jamais me adaptarei neste país….vamo que vamo...vou encarar e tentar encontrar novas emoções e sabores, talvez não tão bons quanto no Rio, mas certamente diferentes.

Rio - Lagoa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Printfriendly