30.11.12

Cosmopolitan

Cosmopolitan

Estou de volta à Alemanha, depois de uma longa e exaustiva viagem. Cheguei super cansada e ainda meio perdida com o fuso e com a diferença de temperatura, mas estou inteira e apesar de ficar tensa por não gostar muito de viajar de avião, cheguei sã e salva e é isso que realmente importa, além do fato de ter tido a oportunidade de passar duas semanas junto daqueles que tanto amo !!

Nesse momento, festas de fim do ano se aproximando com tantas celebrações, gostaria de aproveitar para celebrar a família, aos amigos e todas as pessoas que fazem parte da nossa vida e que de uma forma ou de outra, seja fisicamente ou espiritualmente, estão sempre conosco!! 

Gostaria também de brindar à vida, ao amor, à amizade e todas as experiências que vivemos!! E é claro não poderia faltar, um brinde a vocês, minhas novas amizades neste mundo virtual, no qual em tão pouco tempo já tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis !! Um brinde ao carinho com que me receberam na blogosfera, me permitindo compartilhar não somente suas receitas, mas suas histórias, seus anseios, decepções, dúvidas, desejos, alegrias e muito mais!! Espero que este seja apenas o primeiro ano de muitos ainda por vir e que as celebrações sejam inúmeras!!

Cosmopolitan
E para o nosso brinde, fiz este drink maravilhoso, que eu adoro, que se chama Cosmopolitan. Encontrei a receita neste site aquiEspero que vocês curtam !!

4 doses de Vodka
1 dose e 1/2 de Cointreau
1 dose e 1/2 de suco de limão(espremido na hora e coado)
3 doses de suco Cranberry(pode ser o de caixinha)

Adicione todos os ingredientes numa coqueteleira com pequenas pedras de gelo. Sacuda bem e sirva no copo de cocktail (tipo martini) e se desejar, pode decorar com um fatia de limão ou com cerejas. Em um coloquei uma cereja e no outro não, mas garanto que fica gostoso dos dois jeitos, caso não tenham cerejas em casa. Na hora de servir, cuidado para o gelo não cair no copo, pois esse drink é para ser servido sem o gelo. Eu nem usei gelo porque a vodka já estava bem gelada.
Essa receita foi suficiente para dois drinks, um para mim e outro para vocês, é claro!! rsrsrs


Saúde !! Cheers!!  Prost !!

27.11.12

Mousse de Limão com Merengue

Mousse de Limão com Merengue
Ontem alguns amigos avisaram que viriam à noite para se despedir, pois estou voltando para a Alemanha hoje à noite. Infelizmente, por um lado, porque mais uma vez tenho que me despedir da minha querida família, amigos e cidade maravilhosa, mas por outro lado, maridão me aguarda e ficar longe dele também não é bom não!! Minha mãe já tinha pensando em preparar um jantarzinho bem gostoso, pois imaginava que alguém poderia aparecer. Ela fez um gostoso salmão no forno, batatinhas com alho torrradinho e um delicioso arroz com camarão e lulas, que certamente postarei aqui assim que der. O problema é que na correria não deu para preparar uma sobremesa mais elaborada, então tinha que fazer algo fácil, prático e gostoso, neste momento avistei aqueles limões na fruteira e é claro que pensei numa mousse, e foi essa a sobremesa. O pessoal gostou !! Espero que vocês também gostem !! 

Mousse de Limão com Merengue

Para os ingredientes: usei suco coado de 5 limões, 1 lata de leite condensado, a mesma medida de creme de leite, 3 claras, 3 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de água e raspas de limão para enfeitar. 

Para a moussecoloquei no liquidificador o leite condensado, o suco de limão, o creme de leite e bati bem.
Para o merengue: na batedeira, bati as claras em neve. Em uma panela dissolvi o açúcar na água, levei ao fogo e deixei ferver até formar uma calda em ponto de fio médio, ou a temperatura de 114ºC, se usar um termômetro. Junte a calda quente às claras. Vá colocando aos poucos, em fio. Depois que toda a calda tiver sido utilizada, continue batendo até que esfrie. Depois misturei delicadamente o merengue ao creme batido no liquidificador, enfeitei com as raspas de limão e deixei na geladeira até a hora de servir. No meu caso foi um pouco menos porque foi meio de última hora, mas o ideal é que fique na geladeira pelo menos umas 6 horas. 

26.11.12

Tagliatelle com Tiras de Filet Mignon e Cogumelos

Tagliatelle com Tiras de Filet Mignon e Cogumelos

Há muito tempo costumava ir a um restaurante italiano, no Rio, e tinha esse prato com tagliatelle e filet mignon que eu adorava. Nessa receita tentei reproduzi-lo. Não ficou tão bonito quanto o original, mas ficou bem gostoso!! 

Tagliatelle com Tiras de Filet Mignon e Cogumelos
Ingredientes

500g de massa tipo tagliatelle

300g de tiras de filet mignon
200ml de creme de leite fresco
120ml de vinho tinto seco
100g de cogumelos frescos
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de molho shoyo
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Noz moscada 
Sal a gosto
Pimenta a gosto

Preparação

Cozinhe o macarrão conforme instruções da embalagem. Tempere as tiras de filé mignon com sal, pimenta e noz moscada a gosto. Em uma frigideira grande, fogo médio, aqueça duas colheres de azeite e doure levemente as tiras de filé mignon. Retire da frigideira e reserve. Na mesma frigideira coloque um pouco mais de azeite para aquecer e doure o alho e a cebola, cuidando para não queimar. Junte o vinho, deixe evaporar, refogue mais um pouco e adicione o creme de leite. Acrescente o sal, a pimenta, o molho shoyo e os cogumelos e deixe engrossar em fogo médio, sem deixar ferver. Junte as tiras de filé mignon e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto. Ajuste o sal e pimenta, se necessário. Acrescente a massa, misture levemente para que seja envolvida pelo molho e Bom Apetite !!

23.11.12

Rosca de Chocolate

Rosca de Chocolate

Sou louca por pão e ainda mais louca por chocolate, por isso hoje pensei em unir os dois e fazer uma rosca de chocolate para o café da manhã. Tudo bem que chocolate para o café da manhã não é lá muito adequado, mas enfim, bateu desejo, sabem como é…rsrsrs
O resultado; a rosca ficou muito fofinha, bonitinha e gostosinha e eu algumas graminhas mais cheinha…rsrsrs, mas posso garantir que valeu a pena !!

Rosca de Chocolate

Ingredientes
Rosca de Chocolate
1 tablete de fermento biológico fresco (15g)
1/2 xícara de chá de água morna
1/4 de xícara de açúcar
1/4 de xícara de manteiga
1/2 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de leite em pó
1 ovo batido
400g de farinha de trigo (aprox.)
1 gema para pincelar

Recheio: 
1 xícara de chocolate picado

Preparação

Coloque o fermento, a água , o açúcar e o sal no liquidificador e deixe descansar por 10 minutos. Adicione a manteiga, o leite em pó, o ovo, uma xícara da farinha de trigo e bata. Despeje essa mistura em um recipiente e vá acrescentando, o restante da farinha, aos poucos até a massa ficar macia e desgrudar das mãos. Deixe descansando por 30 minutos. Decorrido esse tempo, abra a massa com o rolo e espalhe o chocolate picado. Enrole como um rocambole e junte as extremidades. Coloque em uma forma untada com óleo e deixe crescer por 40 minutos ou até dobrar de volume. Pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos.

Rosca de Chocolate

21.11.12

Rocambole de Espinafre com Queijo Brie e Castanhas de Caju

Rocambole de Espinafre com Queijo Brie e Castanhas de Caju

Vontade que me deu de fazer alguma receita com espinafre, apesar de gostar, me lembrei que ultimamente quase não tenho usado, e espinafre é tão bom e saudável. Então surgiu a ideia dessa  receita de rocambole que acho interessante e fica muito saborosa !!

Rocambole de Espinafre com Queijo Brie e Castanhas de Caju

Ingredientes

6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 maço de espinafre (somente as folhas higienizadas)
1 1/2 xícara de caldo de galinha
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de iogurte natural
4 ovos
uma pitada de noz moscada
sal e pimenta a gosto

Recheio

2 colheres de sopa de manteiga
1/4 de xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara de leite
125g de queijo brie sem casca
1/2 xícara de castanha de caju torrada e picada

Preparação

Rocambole de Espinafre com Queijo Brie e Castanhas de CajuAqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma forma para rocambole, forre-a com papel manteiga e polvilhe com 3 colheres de sopa de parmesão ralado. Cozinhe rapidamente o espinafre no caldo de galinha, escorra-os bem. Derreta a manteiga em uma panela e refogue o espinafre com o sal, pimenta,  as 3 colheres de parmesão restantes e a noz moscada. Junte o iogurte e retire do fogo, acrescente as gemas e misture bem. Bata as claras em neve e acrescente à mistura de espinafre, mexendo delicadamente. Despeje essa massa na forma e leve ao forno por 20 minutos ou até ficar firme e fofa. Para o recheio, derreta a manteiga, acrescente a farinha de trigo mexendo sempre e vá adicionando o leite aos poucos sem parar de mexer. Junte o queijo brie, tire a panela do fogo e acrescente metade da castanha de caju. Estenda um pano de prato úmido sobre uma superfície lisa, cubra-o com papel manteiga e salpique no papel, o restante da castanha de caju. Desenforme a massa sobre esse papel, retire o outro devagar e o elimine. Espalhe o recheio sobre a massa, conforme demonstrado na foto ao lado, enrole-a com a ajuda do papel manteiga e está pronto um saboroso rocambole. Sirva com salada e Bom Apetite / Guten Appetit!!

Rocambole de Espinafre com Queijo Brie e Castanhas de Caju

19.11.12

Muffins de Tâmara

Muffins de Tâmara

Tinha algumas tâmaras em casa e não tinha a menor idéia do que fazer com elas, foi então que resolvi fazer muffins, mas por onde começar, nunca havia feito muffins antes, bem, o jeito foi procurar alguma inspiração, acabei encontrando uma ótima e inspiradora receita neste site aqui. Fiz pequenas alterações em relação a receita original e não é que ficou bom, realmente superou as minhas expectativas. Meu filho que nem gosta de tâmaras comeu vários. Pois é gente, o primeiro muffin a gente nunca esquece…rsrsrs!!

Muffins de Tâmara

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 meia xícara de açúcar
1 colher de sopa de canela
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de noz moscada
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de tâmaras picadas
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
1 ovo batido

Preparação

Em uma tigela misture a farinha de trigo, o açúcar, o fermento, o sal, a canela e a noz moscada, peneirados. Em outro recipiente misture o óleo, o leite, o ovo e as tâmaras. Despeje devagar esse creme sobre os ingredientes secos e mexa até formar uma massa, mas não mexa demais para que os muffins não fiquem pesados. Coloque em formas de muffins e asse em forno médio, preaquecido, por aproximadamente 20 minutos. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva. Bom apetite!!

Muffins de Tâmara
Essa receita rendeu 12 muffins.

18.11.12

E o Rio de Janeiro continua lindo...

Um domingo lindo de sol na cidade maravilhosa. 
Caminhando pela Lagoa com meu filho e minha nora aproveitando o dia e matando a saudade!!

Rio de Janeiro - Cristo
Rio de Janeiro - Lagoa
Rio de Janeiro - Lagoa

13.11.12

Pudim de Cenoura

Pudim de Cenoura 
Nunca havia feito pudim de cenoura antes e na verdade devo confessar pra vocês que tenho uma certa dificuldade com pudins, mas encontrei essa receita neste site aqui, achei interessante e resolvi tentar. O resultado foi bom !! Esse pudim fica bem gostoso !!

Pudim de Cenoura

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 e 1/2 lata de leite ( usando como medida a lata de leite condensado) - usei somente 1 lata de leite
3 ovos
2 cenouras raladas - usei duas cenouras grandes


Calda
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água


Preparação
Em uma panela, dissolva o açúcar na água e leve ao fogo baixo, sem mexer, até formar uma calda dourada. Espalhe em uma fôrma de buraco no meio de 20cm de diâmetro. No liquidificador, bata o leite condensado, o leite, os ovos e a cenoura até ficar homogêneo. Despeje na fôrma e cubra com papel alumínio. Leve para assar em banho-maria em forno médio, preaquecido, por 45 minutos ou até firmar. Deixe esfriar e leve para gelar por aproximadamente 4 horas. Desenforme e sirva.

9.11.12

Docinho de Damasco com Avelãs

Docinho de Damasco com Avelãs
Por incrível que pareça o natal já está aí, as lojas já estão repletas de coisinhas lindas para decoração e daqui a pouco começa a loucura das compras. Esse docinho de damasco também é uma boa opção para presentear, fácil de fazer e fica super macio e gostosinho.

Docinho de Damasco com Avelãs

Ingredientes

1 xícara de damascos secos
100ml de leite ou leite de coco
1 lata de leite condensado
Avelãs moídas (pode usar amêndoas também)
Manteiga para untar

Preparação

Leve os damascos ao fogo com o leite ou o leite de coco e deixe ferver até ficarem bem macios, espere esfriar um pouco e bata no liquidificador. 
Misture os damascos batidos com o leite condensado e leve ao fogo, mexendo sempre até soltar do fundo da panela. Coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar bem. Modele as bolinhas e envolva-as nas avelãs ou amêndoas moídas. Nestes que eu fiz, passei metade dos docinhos nas avelãs e a outra metade nas amêndoas. Essa receita rendeu 35 docinhos.


 Uma boa opção é coloca-los em caixinhas e presentear!!

Docinho de Damasco com Avelãs
Docinho de Damasco com Avelãs

8.11.12

Sopa de Abóbora com Creme de Gorgonzola

Sopa de Abóbora com Creme de Gorgonzola
O frio realmente está chegando às terras germânicas e eu sofro, sendo movida a energia solar como sou, eu sofro…aff. De qualquer forma estou super feliz, estava super ocupada ontem e hoje, organizando tudo e fazendo minha mala, pois vou para o Brasil, duas semanas na minha amada cidade maravilhosa...uuhuhuuuhhh!!! Então pensei, nada melhor do que uma gostosa sopa de abóbora para o jantar de hoje para dar aquela boa esquentada e me despedir desse frio. Tudo bem que são apenas duas semanas e esse ainda nem é o frio mais frio...rsrsrs, mas o bom é que vou receber uma boa dose do sol carioca para me ajudar a segurar a onda, do frio que ainda está por vir…brrrrr !!
 abóbora hokkaido

Para essa sopa usei a abóbora hokkaido, que era a que tinha aqui em casa. Para quem não conhece, a apresento na foto ao lado, fofa né !? 

Essa sopa é muito prática de fazer, como já comentei aqui antes, sou super fã da praticidade. Bem vamos lá, à receita:

Cortei a abóbora, já descascada e limpa, em pequenos pedaços e levei à panela para cozinhar com todos os temperos; salsinha a gosto, 1 cebola picada,  2 dentes de alho, tomilho seco a gosto, alecrim em pó a gosto, sal a gosto, pimenta a gosto e um pouquinho de azeite, se quiser colocar outras ervas fique a vontade. Eu fui colocando o que tinha à mão. Tampe a panela e deixe cozinhar até que a abóbora fique bem molinha, se estiver na dúvida, espete com um garfo para se certificar. Estando no ponto desejado, coloque no liquidificador juntamente com a água temperada do cozimento, mas coloque a água aos poucos. Bata bem até virar um creme e está pronta sua sopinha. Fácil né, e gostosa também !! Agora vamos ao creme: Misture 100g de gorgonzola com 100ml de creme de leite fresco, leve ao fogo e mexa até obter uma consistência cremosa, se gostar pode acrescentar um pouco de noz moscada, fica bom. Acrescente esse creme à sopa, delicadamente, mexa com um palito para ficar com um efeito bonitinho e muito bom apetite !!

Notas: 

  • Esse tipo de abóbora não necessita ser descascada, portanto se quiserem manter a casca não tem problema, sempre lembrando de higienizá-la antes de usar;
  • Nessa receita usei uma abóbora pequena que rendeu o suficiente para duas pessoas.
Sopa de Abóbora com Creme de Gorgonzola

6.11.12

Creme de Manga com Coco e Gengibre

Creme de Manga com Coco e Gengibre


Pensando no verão e nas duas semanas que em breve vou passar na minha amada cidade, o Rio de Janeiro, resolvi fazer essa sobremesa, mesmo porque hoje, aqui na Alemanha, fez 10º, claro que nem sombra do sol, já que sol é artigo raro por aqui, mas com o frio que tem feito ultimamente, eu diria que 10º está bom demais minha gente !! Dá até pra saborear um creme de manga geladinho…rsrsrs 

Creme de Manga com Coco e Gengibre

Ingredientes

2 mangas picadas
200ml de leite de coco
1/2 xícara de coco ralado
2 colheres de sopa de gengibre ralado
250ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de açúcar
Coco ralado e lascas de gengibre para decorar

Preparação

Bata no liquidificador as mangas, o leite de coco, o coco ralado e o gengibre até ficar bem cremoso, reserve. Em uma batedeira bata o creme de leite com o açúcar até o ponto de chantilly. Misture o creme batido no liquidificador ao chantilly, coloque em taças e leve a geladeira por no mínimo 2 horas. Essa receita rendeu 6 taças. Sirva gelada e Bom Apetite/Guten Appetit!!

5.11.12

Antepasto de Pimentões

Antepasto de Pimentões













Esse antepasto é fácil e rapidinho. Ótimo para saborear com um belo pão italiano. Há quem prefira os    pimentões sem pele, mas eu faço diretamente na frigideira, sem tirar a pele e também fica muito bom !Excelente opção para saborear antes do jantar e abrir o apetite!!

Antepasto de Pimentões
Ingredientes

1 cebola roxa cortada em tiras 
1 dente de alho
1 pimentão verde 
1 pimentão vermelho  
1 pimentão amarelo 
4 colheres de sopa de de Azeite
2 colheres de sopa de shoyu 
Uvas-passas a gosto
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Salsinha picada a gosto


Preparação

Em uma frigideira coloque o azeite para aquecer, acrescente o alho, a cebola roxa e deixe dourar. A seguir coloque os pimentões cortados em tiras finas, adicione o molho de soja, o sal, a pimenta  e deixe refogar um pouco. O ideal é não deixar muito tempo para os pimentões não murcharem demais, por último acrescente as passas e salpique a salsinha picada. Leve à geladeira por umas duas horas e sirva acompanhado de pães diversos.

Antepasto de Pimentões


4.11.12

Pãezinhos Recheados










Incrível como a saudade de algumas comidinhas chega de mansinho e de repente não consigo parar de pensar, aí tenho que dar um jeito de matar a vontade, como aconteceu com a Tapioca,  que eu postei a cerca de duas semanas, lembram? Comi até não poder mais....rsrs

Desta vez foi enroladinho de presunto e queijo, não sei se em outros lugares, mas no Rio de Janeiro também é conhecido como joelho…rsrsrs, não simpatizo muito com esse nome, acho enroladinho mais bonitinho!! Mas decidi que ao invés de fazer os pãezinhos com presunto e queijo, faria com presunto de parma e muçarela de búfala. Ficou gostoso que só!!



Ingredientes
42g ou 45g de fermento para pão (biológico fresco) - rsrsrs….deixa eu explicar, no Brasil a gente encontra tabletes de 15g, aqui, pelo menos até agora, só encontrei esses de 42g, (Aff...vai entender), você pode usar 3 tabletes de 15g.
1 xícara de leite morno
1 xícara de óleo
1 colher de chá de sal 
Farinha de trigo - aprox. 600g, poderá ser mais ou menos, a quantidade deve ser o suficiente para a massa desgrudar das mãos.
2 gemas para pincelar
Recheio a seu gosto - para esses pãezinhos eu piquei o presunto de parma, ralei a muçarela e misturei os dois com um pouco de sal e pimenta, mas você pode usar presunto e queijo, peito de peru e ricota, enfim o que você gostar ou tiver disponível em casa.

Preparação

Em uma vasilha grande, dissolva o fermento no leite morno, depois de bem dissolvido, acrescente os outros ingredientes, sendo que a farinha você vai acrescentando aos poucos, trabalhando a massa até desgrudar das mãos. Deixe descansar por 30 minutos. Decorrido esse tempo, você pode ir cortando a massa em pequenos pedaços, abrir com o rolo, formando pequenos retângulos, colocar o recheio a seu gosto e enrolar formando um mini envelope ou se preferir, dividir a massa em pedaços maiores, abrir com o rolo, formando um retângulo grande, colocar o recheio em toda a extensão da massa, enrolar formando um cilindro e depois corta-lo em pequenos pedaços. Pincele com as gemas e leve ao forno preaquecido a 180ºC, em forma untada com óleo, por aproximadamente 20 minutos ou até que fiquem douradinhos. Sirva em seguida e Bom Apetite !! 

Com essa receita fiz 25 pãezinhos.





1.11.12

Bolo de Ameixa Seca Pistache e Queijo de Cabra


Bolo de Ameixa Seca Pistache e Queijo de Cabra
O nome original dessa receita é "Cheese, Pistachio and Prune Cake", da Rachel Khoo. Eu assisti essa receita sendo feita em um programa que eu amo, se chama "The Little Paris Kitchen: Cooking with Rachel Khoo", passa na BBC. Você pode acessar o site aqui mesmo pelo blog, na minha página de links. Assisto o programa em alemão, porque aqui na Alemanha, salvo algumas exceções, é tudo dublado, imaginem a situação, com o meu péssimo alemão, aff...não consigo aprender (ô idioma difícil). Enfim, em alemão ou não, eu adoro o programa, sempre que posso assisto. E depois que assisti esse episódio, decidi na hora que queria experimentar esse bolo. Aí vou no site da BBC e pego a receita.  Mas não para por aí, ainda tem a etapa da tradução da receita para o português, porque no site todas as receitas estão em inglês, aff...dá um trabalhinho, mas vale a pena, como no caso dessa, que de acordo com a receita trata-se de um bolo, mas que fica parecendo um pão e é bom demais !!!

Ingredientes

250g de farinha de trigo
15g de fermento em pó
150g de queijo de cabra macio e cortado em pedaços pequenos
80g de pistaches picados grosseiramente
100g de ameixas secas picadas grosseiramente
4 ovos
150ml azeite
100ml de leite
50g iogurte natural
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta do reino 

Preparação

Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma de pão pequena, de 20cm, com papel manteiga. Eu juro pra vocês que tentei usar o papel manteiga, como está na receita, mas não sei porque, dificuldade minha, admito, o danado não ficava direito na forma de jeito nenhum, brigamos muito, eu e o papel, mas não deu, me rendi e untei com manteiga e farinha de trigo mesmo.

Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o queijo de cabra, os pistaches e as ameixas. Em outro recipiente, bata bem os ovos até que a mistura fique leve e esbranquiçada (pode ser na batedeira). Depois, sem parar de bater, gradualmente, adicione o óleo, o leite e o iogurte. Tempere com o sal e pimenta. Misture delicadamente os ingredientes secos aos batidos até que fique uma massa bem homogênea. Despeje a massa na forma com papel manteiga ou untada com manteiga e farinha. Asse no forno a 180ºC durante 30-40 minutos ou até que um palito introduzido no centro do bolo saia limpo. Deixe esfriar na forma. Desenforme e se delicie!!!

Bolo de Ameixa Seca Pistache e Queijo de Cabra
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Printfriendly