10.12.13

Bolo Crocante de Avelãs com Cranberry e A lenda do "Gugelhupf"

Bolo Crocante de Avelãs com Cranberry

Oi pessoal!! Animados para as festas que já estão chegando?!! Eu estou enlouquecida com a arrumação das malas…aff...quinta feira estou partindo para o Rio...iuuuu!! Mas antes de viajar queria deixar uma receita de bolo bem gostosa e diferente para vocês, por isso trago hoje uma receita de bolo que encontrei em um livro que adquiri há alguns dias. O livro se chama "Erinnerungen in Kuchenform" (Memórias em forma de bolo), é super interessante, só de bolos típicos da Alemanha, entre eles o famoso "Gugelhupf", e o preço do livro estava ótimo, em liquidação por 5 Euros, não deu pra resistir!! Tudo bem que é em alemão e nem preciso dizer que o meu alemão ainda é péssimo, mas nada que o nosso querido amigo Google não possa resolver. O livro tem tantas receitas maravilhosas que foi super difícil escolher, acabei escolhendo esta, pois gostei do crocante que leva na massa, o que o torna bem diferente e extremamente delicioso!!

O livro também conta duas lendas que supostamente teriam dado origem ao surgimento do "Gugelhupf". Parece que pode ter sido tanto na França quanto na Áustria. De acordo com o livro,  uma das histórias seria sobre os três Reis Magos, que em seu caminho voltando de Belém, através da Alsácia, foram recebidos com tamanha hospitalidade, que para agradecer seus anfitriões, fizeram um bolo na forma de seus turbantes e assim nascia o "Gugelhupf", muito legal né gente, amei!!

A outra seria de que Maria Antonieta ao visitar a Áustria teria descoberto o bolo e trazido para a França...blá…blá…, umas coisas que não entendi direito, mas de qualquer forma como amei a história dos Reis Magos e do turbante, prefiro ficar com ela, até porque eu acho que esta tem tudo a ver com o Natal!!

Enfim, depois de ver tantos bolo divinos, me decidi por esta receita de bolo tipo "Gugelhupf" que seria o "Bundt Cake" alemão, devido ao formato das formas usadas para esse tipo de bolo. Na verdade, pelo que pude entender no livro, foi o "Gugelhupf" que deu origem ao "Bundt Cake". Mas como as histórias são inúmeras e não há como comprovar nenhuma delas, vamos preparar e saborear essa maravilha de bolo!! O crocante dentro da massa é um delírio minha gente, experimentem, tenho certeza que vocês vão amar!!

Bolo Crocante de Avelãs com Cranberry

Bolo Crocante de Avelãs com Cranberry
Ingredientes 

125g de cranberries secos
500g de farinha de trigo
250g de margarina
200g de açúcar
1 pitada de sal
4 ovos
15g de fermento em pó
125ml de leite
100g de crocante de avelãs




Nota: Os cranberries poderão ser substituídos por passas e as avelãs por amêndoas, nozes, castanha de caju ou castanha-do-brasil/pará.


Crocante de Avelãs
Preparando o crocante de avelãs

2/3 de xícara de açúcar
1 xícara de avelãs picadas

Leve ao fogo baixo, uma panela com o açúcar e deixe derreter até começar a formar o caramelo, adicione as avelãs e vá mexendo devagar com uma colher de pau, até que as avelãs sejam envolvidas pelo caramelo. Deixe esfriar sobre papel manteiga. Quebre em pequenos pedaços e reserve.



Preparando o bolo

Hidrate os cranberries em água bem quente por alguns minutos, escorra e passe na farinha de trigo, reserve. Bata na batedeira, a margarina com o açúcar, até ficar bem cremoso. Acrescente os ovos um a um. Diminua a velocidade da batedeira e adicione aos poucos, alternando com o leite, a farinha peneirada com o fermento e a pitada de sal, até que a massa fique bem homogênea. Caso a massa fique muito espessa adicione um pouco mais de leite. Desligue a batedeira e acrescente os cranberries, misturando delicadamente. Coloque metade da massa em uma forma untada e polvilhada e adicione o crocante, misturando levemente, com a ajuda de um garfo ou faca. Despeje o restante da massa sobre o crocante e leve ao forno preaquecido a 180ºC, por cerca de 50-55 minutos. Deixe descansar por pelo menos 10 minutos na forma. Desenforme e cubra com a calda de sua preferência ou polvilhe com açúcar de confeiteiro. Para este bolo, usei uma calda rala de chocolate branco.

Bolo Crocante de Avelãs com CranberryBolo Crocante de Avelãs com Cranberry

Bolo Crocante de Avelãs com Cranberry

29 comentários:

  1. Que belo bolo Marisa!
    Adorei o aspecto.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Marisa ficou tão lindo e tem interior maravilhoso
    Para mim pode ser uma fatia bem generosa
    Adorei
    bj

    ResponderExcluir
  3. Tem um aspecto fantástico, adorei o formato e o interior bem guloso

    ResponderExcluir
  4. É demais...kkkkkk!!!!

    Minha amiga, não posso crer! Contando ninguém acredita...gente, o que é isso?
    Se tivéssemos combinado não ia dar tão certo.rssss
    Minha amiga, depois dessa acho que preciso te conhecer de verdade, menina,devo estar pelo Rio no fim do ano, quem sabe até rola hein?
    Brincadeiras à parte, seu bolo ficou divino, se eu ainda tiver umas cramberries de bobeira por aqui vou querer fazer, ah se vou!
    Um abraço muito grande, tudo de bom, faça uma ótima viagem,

    Renata

    ResponderExcluir
  5. Nossa Marisa que bolo maravilhoso! E que forma incrível!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Renata e você publicaram o mesmo bolo, que ando de olho faz tempo!!!!
    Adorei a história dos Reis Magos. Verdadeira ou lenda, o que importa é ter uma tradição. Se o bolo se mantém até hoje, é porque é bom mesmo.
    Tomara que consigamos nos encontrar nesse período que estiver no Rio.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. que bonito esta mt fofinho bjs bs

    ResponderExcluir
  8. Prima querida vc fechou com chave de ouro seu post de hoje. Que lindo ficou seu bolo, que delicia que ficou por dentro, o crocante ate imagino quanto ficou bom. A massa ficou linda, perfeito. Gostei muito da lenda do turbante dos reis magos, parece mesmo um turbante. Belo post prima. Se não nos falarmos mais, boa viagem viu? Mas antes do Natal nos falamos Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Marisa querida,
    adorei saber sobre o bolo, eu não conhecia.
    Pela receita e pelas fotos, é difícil recusar uma fatia, ficou maravilhoso!

    Desejo-lhe uma ótima viagem e feliz festas, junto a sua família ♥

    ResponderExcluir
  10. Que bolo lindo, Marisa! Ficou fantástico, esse crocante no interior só pode ser uma delícia :)
    Gostei muito da história sobre o bolo :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  11. Olá, minha amiga,

    Menina, estamos todas em sintonia, pois eu já tinha marcado a página de um livro com uma receita desse bolo! rsrs. Mas, o seu ficou tão maravilhoso que só não o farei se não encontrar os cranberries, rsrs.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Marisa,
    uau... que bolo mais lindo, o formato da forma ficou maravilhoso, sem falar nesta mistura de sabores que voce usou, simplesmente divina, bela receita... arrasou!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Uauuu que lindo! Um arraso. Amei o formato dessa fôrma =)
    O coisa boa viajar né? Aproveite muuuito =)
    Beijãooo

    ResponderExcluir
  14. Maravilha de bolo Marisa, nao conhecia essa lenda e achei bem legal ,viu?Tenho que experimentar essa sua receita, estou com água na boca!Boas fériias lá no Rio, aproveite bastante! bEIJOKAS DOCES

    ResponderExcluir
  15. Olá Marisa,
    mas que bolo este, está mesmo perfeito e o interior fofo e guloso é uma tentação que delicia não há como resistir a esta maravilha adorei.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. maravilhoso ..amei bjus doces

    ResponderExcluir
  17. Querida eu comi Kouglof apenas uma vez e foi o tradicional com frutas secas, eu adorei esta sua receita e fiquei doidinha pra provar, eu também prefiro a versão dos reis magos que alias é a versão que os franceses dizem ser a verdadeira hehe, querida faça uma otima viagem, aproveite bastante beijos !!!

    ResponderExcluir
  18. Marisa, do céu, quando entrei aqui
    achei que estava vendo miragens kkkkk
    Que qué isso amiga? kkkk
    Delícia!
    Parabéns, parece foto de revista culinária.

    Amiga, te passei um e-mail

    Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  19. Marisa,vi uma receita deste bolo mas de chocolate e tinha um aspecto delicioso.O seu ficou 10 vezes mais apetitoso e com esse crocante de avelã acredito que é un delírio.
    bjns e boa viagem à sua terra

    ResponderExcluir
  20. Querida Marisa: que maravilha de bolo!! Adorei o crocante de avelãs! A sua história dos reis magos é muito interessante e o "blá,blá" sobre a Maria Antonieta então...hilariante!!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  21. Olá Marisa,
    Adorei a história que envolve o bolo, os ingredientes e a maravilhosa receita, ótimo post, parabéns.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  22. Olá Marisa!

    Parabéns pelo seu blog! É ótimo! As suas fotos são maravilhosas e tudo parece delicioso!

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tuasreceitas.com.br, um site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção Top blogs de receitas www.tuasreceitas.com.br/top-blogs-de-receitas , um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog.

    Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs do nossos blogueiros.

    E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros.

    Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook( www.facebook.com/Tuasreceitas)

    Estamos à sua disposição!

    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir
  23. Marisa, que tudo esse bolo! Esse crocante de amêndoas no meio dele, gente... o que é isso? E a linda história de gratidão dos Reis Magos? Sem dúvida minha favorita também! Parabéns, viu? Bolo lindo e uma postagem deliciosa de ler! Nos vemos no Brasil, hein? Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  24. Querida Marisa
    Que bom saber que está indo para o Rio! Estou muito feliz por ti e desejo que você faça uma linda viagem!
    Penso que escolheu a receita certa, pois o aspecto desse bolo me fez salivar!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  25. Querida Marisa,
    Eu nunca fiz nem provei nenhum, nem mesmo o tradicional, mas esta tua receita, parece ainda mais rica e melhor que o que sempre se v6e por aí e fiquei com água na boca amiga!!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderExcluir
  26. QUerida Marisa,
    Seus bolos são sempre
    fantásticos. Esse aqui já me chamou a atenção. Já tinha visto também no blog da Renata e pelo que percebo, vou ter que fazer também.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  27. Ola Marisa!
    O interior do teu bolo está perfeito e guloso!É um bolo bem saboroso para a época natalicia.
    beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  28. Bom Dia Marisa. Tambem vivo na Alemanha e finalmente encontrei um site com receitas daqui tb e para uma principiante como eu saber como encontrar os produtos aqui na Alemanha e complicado, mas vi que seu blog vem com receitas e dica do produto, isso ajuda muito ne. Suculento seu bolo adorei. Querida tb sou carioca e ando louca para comer cuzcuz de tapioca, mas n sei fazer e n sei onde encontrar a Tapioca em Graos( E essa q chamam de Tapioka-Sagu?) Sera q vc pode me ajudar nessa? Bjus e ate mais.

    ResponderExcluir
  29. Oi Marisa, gostei muito de conhecer vc esse ano.
    Quero agradecer seu carinho e lhe desejar um bom natal e um maravilhoso ano novo!
    Beijos
    http://criandoartescarla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, sua visita e comentário me deixam muito feliz e é sempre um prazer te receber aqui!!
Volte sempre!!
Beijos,
Marisa Vlasic

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Printfriendly