31.1.13

Maionese Caseira

Maionese Caseira
Essa receita maravilhosa de maionese caseira eu peguei no blog da minha querida amiga Isabel, o Brisa Marítima, se você ainda não conhece não perca tempo, vai lá e você vai ter o prazer de conhecer um blog repleto de receitas deliciosas!! Depois que experimentei essa maionese não pretendo mais comprar pronta, pois além de ser caseira, o que já a torna muito melhor, é uma receita super prática, fica tão cremosa e gostosa que dá vontade de comer pura mesmo…rsrs

Maionese Caseira
Ingredientes


250 ml de óleo vegetal
1 ovo
sal a gosto
pimenta a gosto
1 colher de chá de mostarda ou sumo de limão se preferirem  (eu usei limão)
1 dente de alho picado (opcional) 
ervas aromáticas a gosto (opcional) 


Preparação


Coloque o óleo, o ovo e o restante dos ingredientes num recipiente não muito largo, o suficiente para que a varinha mágica (no Brasil é mixer) possa caber. Encoste bem a varinha mágica/mixer no fundo do recipiente e ligue no máximo sem nunca levantar. Assim que a maionese começar a se formar levante ligeiramente a varinha mágica/mixer de forma a misturar bem os ingredientes e está pronta a maionese, boa demais !! Caso queiram ver a receita original da Isabel, com o pap, vejam aqui.


Maionese Caseira

30.1.13

Arroz ao Curry com Bananas, Abobrinhas e Amêndoas




Essa receita aprendi em um curso rápido de risotos, que fiz há algum tempo, no Café em Pauta, no Rio de Janeiro. O sabor do curry com as bananas e abobrinhas deixam esse arroz muito saboroso. Decidi substituir o creme de leite por leite de coco e ficou ainda melhor. A receita é feita com arroz basmati, que é um arroz de origem asiática, de grãos longos, aroma e textura delicados. Desde a primeira vez que fiz esse arroz me apaixonei e passei a usar com frequência, para acompanhar diversos pratos, pois adoro o aroma e como ele fica sempre tão branquinho e soltinho. Neste caso nem é possível ver a brancura pois está misturado com outros ingredientes…rsrs, mas com certeza esse é um arroz que vale a pena saborear várias vezes!!

Arroz ao Curry com Bananas, Abobrinhas e Amêndoas



Ingredientes
2 xícaras de arroz basmati (caso não tenha pode usar outro arroz de sua preferência)
2 abobrinhas cortadas em cubinhos
200ml de leite de coco (na receita original é creme de leite fresco)
4 xícaras de água fervente ou caldo de legumes para cozinhar o arroz
40g de amêndoas em lâminas tostadas
2 bananas firmes cortadas em rodelas
1 cebola picada
1 colher de sopa de salsinha (me perdoem, mas esqueci de colocar…rsrs)
2 colheres de café de curry em pó
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta a gosto

Preparação
Doure a cebola numa panela com uma colher de azeite até ficar macia. Acrescente o arroz e deixe-o fritar em fogo baixo, mexendo sempre. Adicione a água ou o caldo de legumes e tempere com o curry, sal e pimenta. Deixe cozinhar em fogo baixo por uns 20 minutos até que todo o líquido seja absorvido. Em uma frigideira salteie as abobrinhas com o azeite restante, adicione o leite de coco, a salsinha, sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 5 minutos. Em outra frigideira frite as bananas rapidamente na manteiga. Misture as abobrinhas e as bananas fritas delicadamente ao arroz com curry e espalhe por cima as amêndoas tostadas. Sirva em seguida e saboreie essa delícia de arroz !!

Arroz ao Curry com Bananas, Abobrinhas e Amêndoas

29.1.13

Bolo Doce de Couscous

Bolo Doce de Couscous
Essa receita eu tirei de uma revista inglesa chamada "Delicious". Achei esse doce super diferente, interessante e muito saboroso. Mas o melhor é que além de tudo isso, é fácil de fazer, que é o que eu mais adoro e procuro trazer para vocês, receitas práticas, saborosas e sobretudo que nos deem prazer em executar, experimentar e degustar!! 

Bolo Doce de Couscous

Vamos então a mais uma receitinha deliciosa !!

Ingredientes

500g de couscous
200g de damascos secos picados
200g de uvas passas
1 colher de chá de canela
1 colher de sopa de suco de limão
3 colheres de sopa de suco de laranja
450g de mel 
50g de amêndoas levemente tostadas
mel extra e iogurte grego a gosto para acompanhar

Preparação

Forre uma forma quadrada de 23cm com papel manteiga. Coloque o couscous em um recipiente para hidratar em 650ml de água fervente, por 10 minutos. Em uma panela grande junte todos os outros ingredientes, exceto o iogurte e as amêndoas, e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Retire do fogo e adicione o couscous, misturando tudo muito bem. Coloque a mistura de couscous na forma e pressione bastante usando uma espátula ou as costas de uma colher de pau. Regue com o mel extra e espalhe as amêndoas por cima. Deixe descansar em temperatura ambiente, por pelo menos uma hora, para firmar, retire da forma. Na hora de servir corte em quadradinhos, regue com mais um pouco de mel e acompanhe com o iogurte grego. Depois mantenha refrigerado. Gente, fica bom demais !!

Bolo Doce de Couscous
Bolo Doce de Couscous


Bolo Doce de Couscous






Essa é a foto da receita na revista. 
Ficou bem parecida né gente…rsrs!!

25.1.13

Croutons de Canela

Croutons de canela
Certa noite estava jantando em um restaurante com meu marido e pedi uma sopa (já notaram que estou na fase da sopa…rsrs). A sopa estava deliciosa e foi servida com croutons de canela, o que certamente deu um toque especial. Desde então não paro de pensar em fazer os danados dos croutons!! Enfim saíram, fiz para acompanhar uma sopa de cenoura com gengibre, qualquer dia desses publico aqui no blog (lá vem ela com sopa de novo!!). Esses croutons de canela são ótimos, pois podem acompanhar tanto pratos salgados quanto doces, ou até mesmo sozinhos, são bons demais !! Eu mesma fiquei beliscando vários enquanto preparava a sopa…rsrs

Croutons de canela
Ingredientes

4 fatias de pão de forma sem casca cortado em pequenos cubinhos
1 colher de sopa de canela em pó
2 colheres de sopa de manteiga

Preparação

Coloque os cubinhos de pão em uma tigela e polvilhe com a canela, sacuda um pouquinho o recipiente para que o pão seja bem envolvido pela canela. Em uma frigideira derreta a manteiga, junte os cubinhos de pão polvilhados com a canela e vá mexendo de vez em quando com uma espátula até que fiquem crocantes. Fácil né?!! 


Croutons de canela

23.1.13

Sopa Creme de Brócolis

Sopa creme de brocolis

Com o frio que anda fazendo por aqui eu sofro gente, definitivamente eu sou movida a energia solar, então como eu tinha esse maço de brócolis na geladeira, pensei, com esse frio danado, só mesmo uma sopinha, fácil de fazer, gostosa e quentinha pra reconfortar e dar aquela boa esquentada nos ossinhos, na verdade, atualmente, mais carninhas que ossinhos…rsrs
  
Ingredientes

1 maço de brócolis (reserve algumas flores para decorar)
1 batata grande cozida e amassada
3 xícaras de caldo de legumes caseiro ou 1 cubo em 3 xícaras de água fervente 
1 cebola picada
1 dente de alho picado
Folhas de alecrim e sálvia
Páprica a gosto
Sal e pimenta a gosto

Preparação

Coloque a água com o cubo de caldo de legumes para ferver juntamente com os temperos (cebola, alho, alecrim, sálvia, páprica, sal, pimenta ou outros que você aprecie). Retire as folhas e os talos das flores do brócolis (não jogue fora, podem ser aproveitados, p.ex.: as folhas podem ser refogadas com outras folhas, bem como os talos limpos, que podem ser utilizados em refogadinhos, numa farofinha etc.)  Cozinhe o brócolis no vapor, quando estiverem prontos, coloque-os no liquidificador juntamente com a batata e vá adicionando o caldo temperado aos poucos, batendo até ficar bem cremoso. Devolva o creme à panela para aquecer e está pronta uma sopa creme muito gostosa e nutritiva. Bom apetite !!

Sopa creme de brocolis

22.1.13

Bolo de Laranja com Gengibre

bolo laranja com gengibre

Bolo de laranja é fácil de fazer e sempre uma boa pedida para acompanhar um cafezinho, um lanchinho da tarde ou qualquer momento que der vontade de comer um bolo gostoso, vontade que eu sempre tenho…rsrs. Gente, eu adoro um bolo de liquidificador, é tão prático. Esse eu fiz com gengibre, fica bom demais também, mas é opcional, pois nem todo mundo aprecia o sabor do gengibre.

bolo laranja com gengibre

Ingredientes

250ml de suco de laranja
2 colheres de sopa de gengibre ralado (opcional)
3/4 de xícara de óleo
2 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparação

No liquidificador, bata o suco de laranja, o gengibre, os ovos e vá acrescentando o óleo aos poucos. Em uma tigela misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Misture muito bem, o creme batido no liquidificador aos ingredientes secos e coloque em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno preaquecido a 180ºC, por cerca de 40-45 minutos ou até que perfurando com o palito no centro do bolo, o mesmo saia seco.

Sugestão de calda

Coloque em uma panela pequena o suco de 1 laranja com 1/2 xícara de açúcar. Leve ao fogo médio. Quando ferver, aguarde dois minutos, desligue o fogo e em seguida regue o bolo.

bolo laranja com gengibre
bolo laranja com gengibre


21.1.13

Salada de Beterraba com Cranberry e Manjericão

Salada de Beterraba com Cranberry

Para começar a semana mais leve, principalmente para quem gosta de beterraba, trago uma saladinha bem fácil e gostosa!! Além da bela cor, a beterraba é nutritiva, uma excelente fonte de vitaminas e proporciona muitos benefícios ao organismo. Eu gosto muito. Aqui na Alemanha a beterraba é consumida com maior frequência em conserva, eu prefiro consumi-la fresca, crua ou cozida, numa salada como essa ou mesmo numa deliciosa sopa, fica uma delícia. Espero que gostem dessa minha versão!!

Ingredientes

5 beterrabas médias cozidas cortadas em fatias pequenas
100g de cranberries secos hidratados em água morna
1 cebola roxa cortada em fatias
Manjericão fresco a gosto

Para temperar usei: sal, pimenta, vinagre de vinho branco e azeite.

Preparação

Em um recipiente próprio para saladas, coloque as beterrabas, a cebola, o cranberry e o manjericão fresco picado, tempere, decore com uma folha de manjericão e está pronta uma ótima salada.

Salada de Beterraba com Cranberry
Salada de Beterraba com Cranberry

17.1.13

Torta de Ricota com Geleia de Damasco

torta de ricota - sabores da vida

Gente, não posso dizer que essa torta é leve, porque com um ingrediente como o leite condensado (que é bom demais!!), não pode ser considerada leve, mas fica tão gostosa que podemos fazer de conta que a ricota é o ingrediente que dá a leveza calórica necessária para comermos com menos culpa…rsrsrs. Bem gente, brincadeiras a parte, o que eu mais adoro nessa torta é que ela é fácil de fazer e a cobertura pode ser bem variada, qualquer sabor de geléia combina e o visual fica bem legal também. 

Então vamos saborear essa gostosura !!

Torta de Ricota

Ingredientes

500g de ricota
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
1 lata de leite condensado
1 medida lata de leite
3 gemas (claras separadas)

Preparação

Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois acrescente as claras em neve. Leve ao forno em forma untada, de fundo removível (usei de 25cm), até dourar.  Na dúvida verifique com o palito, caso o mesmo saia seco, está pronto. No meu forno, que é elétrico, levou 45 minutos a 180ºC.  Deixe esfriar e depois coloque na geladeira por umas duas horas antes de servir. Mantenha refrigerada. Para a cobertura podem ser utilizadas geléias de vários sabores, por exemplo: morango, framboesa, amoras, laranja, maçã, enfim, uma infinidade.
Outra opção muito boa também é a calda de goiabada, que já postei aqui, fica uma delícia !!

Torta de Ricota
Torta de Ricota

14.1.13

Pizza Caseira

Pizza Caseira - meia presunto, meia marguerita

Ontem aqui em casa foi dia de pizza, ou melhor, noite, porque no início da noite bateu aquela fome e uma boa pizza num finalzinho de um domingo é sempre muito bem-vinda, principalmente para mim que sou fã de todas as massas. Eu particularmente acho que pizza é bem-vinda em diversos momentos, no verão, acompanhada de um chopinho gelado, no inverno, acompanhada de um bom vinho…hummm…tudo de bom!! Calórica com certeza é, mas nesses meses de festas e férias, a dieta pode esperar mais um pouquinho né mesmo?!! Essa receita é ótima porque além de fácil pode ser feita tranquilamente com fermento em pó, o que é bom porque nem sempre temos o biológico em casa. Essa eu fiz meia presunto, meia marguerita, ficou uma delícia !!

Então vamos a receita e Bom Apetite!!

Pizza Caseira - meia presunto, meia marguerita

A massa 

Ingredientes

1/2 xícara de leite
200 gramas de farinha de trigo peneirada (aprox)
1 ovo inteiro
1 colher de sopa de manteiga 
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar

Preparação

Numa vasilha misture todos os ingredientes e trabalhe a massa até que ela desgrude das mãos, caso necessário acrescente mais farinha. Deixe descansar por meia hora. Faça o disco com o rolo em superfície lisa e polvilhada com farinha de trigo, coloque em forma própria para pizza, leve a massa ao forno para pré-assar por uns 3 minutos, a seguir coloque o molho e a cobertura de sua preferência e asse por aproximadamente 20/25 minutos. Essa massa é suficiente para uma pizza.

Sugestão de molho

Ingredientes
4 tomates picados, sem pele e sem sementes
Cheiro verde (salsa e cebolinha) picado a gosto
Sal e pimenta a gosto

Preparação
Refogue todos os ingredientes do molho com um pouquinho de água por uns 15 minutos. Depois de pronto espalhe por toda a massa, cubra com muçarela e salpique orégano a seu gosto. Você também pode cobrir com rodelas de linguiça calabresa, tomates, presunto, aliche, champignons, enfim, o que o seu apetite ou imaginação desejarem !! 

Pizza Caseira - meia presunto, meia marguerita

13.1.13

Todo dia é dia de ler - Selo Literário

         Selo criado por Erica Bosi 

A leitura nos proporciona inúmeras possibilidades, de ingressarmos em um mundo de conhecimentos, fantasias, viagens, sonhos e tantas outras… Estimula o raciocínio e a imaginação, beneficiando não somente ao intelecto, mas também ao nosso espírito, aperfeiçoando o nosso ser e consequentemente o universo que nos cerca. 
Eu adoro ler e por essa razão fiquei muito feliz quando recebi esse selo da minha querida Josy do maravilhoso blog  Cozinhando com Josy

Como vocês sabem o selo vem acompanhado de algumas regrinhas, que nesse caso são bem fáceis e prazerosas, até porque é uma ótima oportunidade de compartilharmos nossas experiências literárias. 

Aí vão elas :

- Citar o nome e o link de quem te indicou;
- Indicar no mínimo 02 livros que gostou de ler em 2012;
- Listar no mínimo 3 livros que deseja ler em 2013;
- Oferecer esse selo para 10 pessoas.
Nota : não há limite de livros para serem indicados

Então vamos as minhas indicações:

Quem me indicou : Josy

Livros que gostei de ler em 2012
  • A Queda - Diogo Mainardi
  • A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak
  • A Elegância do Ouriço - Muriel Barbery
  • Meditando na Cozinha - Sonia Hirsch
Livros que gostaria de ler esse ano
  • 1808 - Laurentino Gomes
  • Gênesis - Bernard Beckett
  • Mentes Ansiosas - Ana Beatriz Barbosa Silva
  • O Menino do Pijama Listrado - John Boyne
De acordo com a regra, ofereço esse selo para as 10 amigas abaixo, espero que gostem e que se sintam perfeitamente a vontade, caso não desejem aceitar.  Beijinhos a todas !! 

Ana Claudia - Ana Claudia na Cozinha

11.1.13

Salada de Coração de Alcachofra com Queijo Branco

Salada de Alcachofra

Tenho em casa algumas latas de coração de alcachofra em conserva, aí vocês vão me perguntar, algumas??, pois é gente, deixa eu explicar, há um tempinho atrás, estavam em oferta no famoso "Aldi". O"Aldi"é um supermercado aqui da Alemanha que tem produtos ótimos a preços muito bons, o negócio é que as ofertas costumam durar pouco e meu marido adora aproveitar essas ofertas, só que ele é um pouco exagerado e acaba comprando demais para não perder a promoção. Enfim, agora eu tenho que ser muito criativa e começar a preparar pratos com esses belos e saborosos corações antes que eles percam a validade, mas isso não é problema, vamos usando a imaginação…rsrs. Resolvi começar com uma saladinha fácil e saborosa. Também sugeri ótimas substituições de ingredientes,  para que vocês possam variar. Então vamos lá!!

Ingredientes

400g de coração de alcachofra em conserva
1 maço de alface americana 
200g de queijo feta cortado em cubos 
1 cenoura grande ralada 
1 xícara de castanha-do-pará picada (que eu esqueci de colocar, desculpem)
Parmesão ralado para decorar

Preparação

Em uma travessa grande, faça uma camada com a alface e espalhe por cima os corações de alcachofra, o queijo branco, a cenoura, as castanhas picadas (aquelas que esqueci de colocar…rsrs) e por último o queijo parmesão ralado. Sirva acompanhada de azeite, vinagre balsâmico, sal e pimenta a gosto e está pronta !! Simples demais né e fica bem legal. Rende o suficiente para 6 pessoas ou 4 muito famintas !!

Agora vamos as substituições:
  • Os corações de alcachofra podem ser substituídos por palmitos
  • Você pode usar alface crespa ou lisa que também fica ótimo
  • O queijo feta pode ser substituído por queijo minas ou ricota
  • A cenoura pode ser substituída por 1 xícara de tomates cerejas
  • E por fim, as castanhas podem ser substituídas por nozes

Aí temos uma nova receita de salada …hehehe

Sugestão de molho:

1 xícara de maionese light
2 colheres de azeite
3 colheres de sopa de  mostarda
Suco de 1 limão
Sal e pimenta a gosto
Misture todos os ingredientes em uma tigela até que fique homogêneo e sirva com a salada

Salada de Alcachofra

10.1.13

Sorvete de Queijo com Calda de Goiabada

Sorvete de queijo com goiabada
No Rio tem um restaurante que eu adoro que serve um sorvete de queijo com calda de goiabada que é divino!! Costumava ir muito lá com minhas amigas, só para saborear essa delícia. Mas já há alguns dias vem me batendo uma saudade tão grande do danado do sorvete. Na verdade acho que a saudade é mesmo dos encontros com minhas amigas e o sabor do sorvete me remete a esses encontros, tanto que resolvi tentar fazer, e fiz gente, e o melhor, pude usar os ingredientes que tinha disponíveis em casa, ou seja, sem emulsificante ou gelatina, como normalmente se encontra em receitas de sorvetes caseiros. Enfim, me aventurei, inspirada por uma receita que tirei daquio resultado me surpreendeu gente, ficou muito gostoso, comi tanto que a saudade já ficou satisfeita por um bom tempo, do sorvete é claro, porque das amigas…bem, aí já fica mais difícil…rsrsrs 


Sorvete de queijo com goiabadaO sorvete

500ml de creme de leite fresco
200g de queijo parmesão ralado

Coloque o creme de leite e o queijo em uma tigela grande de aço inoxidável ou de vidro resistente ao calor, e leve ao fogo sobre uma panela de água fervente. Bata esta mistura, com o "fouet" (imagem 1, no final da postagem), até que o queijo parmesão derreta bem e se forme um creme liso e homogêneo (leva de 4 a 5 minutos), retire do fogo e deixe esfriar. Depois de frio, coloque em um recipiente, deixe na geladeira por 10 horas e depois no freezer por pelo menos 2 horas. Quando a mistura estiver se solidificado, molde as bolas e sirva em taças com a calda de goiabada já fria. Eu usei um boleador pequeno, daqueles que usamos em melões (imagem 2, no final da postagem) para moldar o sorvete no formato de bolinhas pequenas, ficaram tão bonitinhos… 


Sorvete de queijo com goiabada


A calda de goiabada 

6 colheres de sopa de goiabada
1 xícara de água 
(esta  medida é aproximada, adicione a água até atingir a consistência desejada, mais rala ou mais grossa)

Leve ao fogo baixo, a goiabada juntamente com a água e mexa bem até que a goiabada derreta. Deixe esfriar e sirva sobre o sorvete.

"Fouet" (imagem da internet)
Boleador (imagem da internet)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Printfriendly