27.2.13

Salada de Feijão Fradinho com Tomate e Aipo

Salada de Feijão Fradinho com Tomate e Aipo

Estava doida para fazer uma salada com feijão fradinho, pois gosto muito de saborear uma boa saladinha feita com esse tipo de feijão. E não é que encontrei feijão fradinho aqui na Alemanha, pois é, achei que não encontraria, mas encontrei :)) …em um dos vários mercados turcos que tem por aqui. São ótimos, repletos de produtos interessantes, inclusive eles tinham feijão preto também, ainda não experimentei, mas qualquer dia desses vou testar para ver se é como o nosso tradicional feijãozinho preto, tão gostoso!! Enfim, saiu a salada de feijão fradinho que eu tanto queria e estava tão boa, adoramos !! 

Salada de Feijão Fradinho com Tomate e Aipo


Ingredientes

250g de feijão fradinho cozido
2 tomates picados
1 talo de aipo picado
Suco de meio limão
Sal e pimenta a gosto
Azeite a gosto
Coentro ou salsinha picados a gosto


Preparação


O feijão: deixei o feijão de molho por uns 30 minutos em água morna, escorri essa água e levei ao fogo para cozinhar em uma panela com água e um pouco de sal, por uns 30/35 minutos. Não usei a panela de pressão, mas caso você prefira, pode utilizar, o tempo de cozimento será de mais ou menos metade do tempo. Cuidado para não cozinhar demais, o feijão deve ficar macio, porém firme. Espere esfriar. 

A salada: em uma saladeira coloque o feijão cozido, os tomates, o aipo e o coentro picado, ou salsinha, caso prefira. Tempere com o sal, a pimenta, o suco de limão e o azeite. Mantenha em geladeira até servir. 

Salada de Feijão Fradinho com Tomate e Aipo

26.2.13

Torta de Banana

Torta de Banana
Bananas amadurecendo na fruteira, o que fazer com elas? Gente, eu adoro bolo de banana, faço sempre, até já postei um bem gostoso aqui , mas buscava algo diferente, então lembrei que na minha querida revista Casa e Comida deste bimestre, havia uma ótima receita de torta de banana e foi para essa receita divina que as maduras bananas foram conduzidas. Acho que elas gostaram da novidade, estavam querendo ser usadas em uma nova receita…rsrs. A receita é mesmo muito boa, a torta fica uma delícia, com um cafezinho gostoso ou com um sorvetinho…humm…tudo de bom. Experimentem, tenho certeza que vocês vão gostar!!

Torta de Banana
Torta de Banana

Ingredientes
1 1/2 xícara de açúcar (usei somente 1 xícara)
100g de coco ralado seco
1 colher de sopa de canela
6 bananas nanicas em fatias (usei 5)
1 limão
1 ovo
1 xícara de leite
1/2 xícara de margarina derretida (usei óleo de girassol)
1 1/2 de farinha de trigo (usei 2 xícaras)
1 colher de sopa de fermento e pó

Preparação

Misture 1/2 xícara do açúcar, o coco ralado e a canela fazendo uma farofinha e reserve. Unte uma travessa refratária (usei uma forma quadrada de 23cm) com manteiga e distribua nela as fatias de banana. Esprema o limão sobre as bananas. Reserve. No liquidificador bata o ovo, o leite, a margarina derretida (no meu caso, usei o óleo), o restante do açúcar e a farinha de trigo - (bem, nessa parte eu preferi não bater a farinha de trigo no liquidificador, coloquei ela juntamente com o fermento em outro recipiente e depois misturei bem com os ingredientes batidos no liquidificador). Espalhe metade da farofinha sobre as bananas, cubra com a massa e sobre ela coloque a outra metade da farofinha. Asse em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos. Sirva morna ou fria. Mantenha em geladeira depois, para que as bananas se conservem por mais tempo e muito bom apetite !!

Torta de Banana

25.2.13

Tag e Selinho

Recebi essa tag das amigas Sol do blog Sol Pâtisserie  e Ysandra do blog Virando Comida, dois blogs repletos de delícias que elas compartilham com muito talento e carinho, se vocês ainda não os visitaram, passem por lá para conhece-los, vale a pena, vocês vão adorar !!
A tag consiste em responder 10 perguntas e indicar 10 blogs com menos de 200 seguidores, então vamos às perguntas, ou melhor, às respostas, na verdade as duas coisas...rsrs

Como escolheu o nome do blog?
Tudo começou assim meio sem querer, comecei a me aventurar na cozinha, já que me encontro em um momento da minha vida em que disponho de mais tempo para me dedicar à culinária, que é uma coisa que sempre amei. Como queria manter um registro dessas experiências, que na verdade além de um grande prazer passaram a ser como uma terapia pra mim, resolvi criar um blog com o nome de terapia do sabor. Sendo que, no momento de decidir pelo título do blog, fui influenciada pelo enorme sentimento de saudade causado pela distância da minha família, dos meus amigos e da minha cidade amada, saudade que me remetia sempre às sensações, aromas e sabores que tanto amo, por esse motivo acabei escolhendo o título de "Sabores da Vida", conjugando assim as duas principais forças que naquele momento estavam me movendo a realizar essa aventura culinária.
Quanto tempo se dedica ao blog?
Difícil dizer, nunca calculei, mas de uma certa forma todos os dias dedico algum tempo, mesmo em um dia que não tenho nenhuma postagem, estou elaborando alguma receita ou baixando fotos, verificando as configurações, novas visitas ou comentários e por aí vai…rsrs.  
Já teve problemas com comentários anônimos no blog?
Felizmente até hoje não ocorreu nenhum problema, mas na verdade prefiro que se identifiquem ao comentar, até porque gosto de poder dar um retorno às pessoas que me visitam.
Você se inspira em outro blog?
A minha inspiração está mais ligada as minhas experiências, histórias, memórias, desejos...
Quanto tempo está na blogosfera?
Desde outubro/2012
Qual blog visita todos os dias?
Não existe nenhum específico, procuro visitar todos os blogs que sigo, que me seguem e por vezes outros novos que vou conhecendo. Tento acompanhar todas as postagens e na medida do possível, vou visitando. 
Quantos blogs visita todos os dias?
Depende muito, gostaria de visitar mais, mas as vezes o tempo é curto, mas geralmente  mais de 20.
Quantos livros lê por mês?
Pelo menos 1(um) é certo. 
Já ficou sem inspiração para postar? Como superou isso?
Não aconteceu ainda, por enquanto as razões que me levaram a não postar foram falta de tempo ou ausência por motivo de viagens ou férias.
Pretende mudar algo no blog em 2013?
Ainda não pensei nisso, estou engatinhando nesse universo, tenho ainda muito que aprender e evoluir, mas acho que nesse processo algumas mudanças acabam ocorrendo de forma natural.

Teria que indicar 10 blogs para receber essa tag, mas como verifiquei que vários blogs que conheço, dentro das condições estabelecidas, já foram indicados, deixo aqui para quem desejar levar !!
==========================================
Também fiquei muito feliz por ter recebido esse selinho de incentivo à leitura da talentosa Paula do blog Um Toque de Canela, um blog incrível, com receitas exóticas e deliciosas, do blog de artesanato, com lindos trabalhos artesanais, o Trapinhartes e do blog cheio de coisinhas adoráveis o Aim'Art. Não deixem de visitar esses cantinhos, pois encontrarão muitas maravilhas que com certeza irão adorar !!

Como já recebi um selinho de incentivo à leitura anteriormente e já havia feito as indicações, deixarei somente a indicação de um livro muito bom que adorei ler !!
 - A Elegância do Ouriço de Muriel Barbery.



Uma ótima semana à todos e muito obrigada a vocês, queridas amigas, Sol, Ysandra, Paula e Trapinhartes, que me indicaram, fiquei muito feliz!!

18.2.13

Frango Xadrez

frango xadrez
Oi amigas e amigos, como estão?! Espero que todos estejam bem e que tenham aproveitado bastante o carnaval, sambando muito ou descansando muito !! Eu aproveitei bastante com os meus amigos, aqueles que vieram do Brasil me visitar, lembram que comentei aqui no blog. Foi bom demais, viajamos, nos divertimos muito e matamos a saudade !! Agora imaginem vocês que voltei de viagem com uma vontade danada de comer frango xadrez. De vez em quando tenho esses desejos repentinos de comer uma certa comida e fico com isso na cabeça, bem, não sei se com vocês também, mas comigo acontece muito, vai entender…rsrs. Enfim, fui procurar uma receita e encontrei essa, que é ótima, do site Cozinha Japonesa. Estou colocando aqui exatamente da forma que fiz, pois não tinha todos os ingredientes da receita original e também porque adoro pimentões de todas as cores!!  Espero que gostem e tenham todos uma ótima semana!!


frango xadrez


Preparando o frango:
400g de peito de frango cortado em cubinhos
1 dente de alho espremido

1 colher de chá de gengibre ralado

1 colher de chá de molho shoyu
1 colher de sopa de vinho branco seco

sal e pimenta a gosto 
- Coloque o frango numa vasilha e adicione os demais ingredientes,  misturando tudo muito bem. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por uns 15 minutos.

Corte em quadrados:
1 cebola grande

1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo

Para o molho:
150ml de água

1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/4 de xícara ou 60ml de molho shoyu
- Misture bem a farinha com a água, junte o shoyu e reserve.

Para finalizar
Castanhas de caju torradas e picadas grosseiramente

Preparação do prato: 
Aqueça uma frigideira grande com 2 colheres de sopa de óleo (usei de girassol). Adicione os pedaços de frango e deixe refogar até que fiquem sequinhos. Adicione a cebola e os pimentões. Continue mexendo até que fiquem macios mas ainda firmes.
 Junte o molho preparado com o shoyo, (antes de adicionar mexa o molho novamente, caso a farinha tenha se depositado no fundo) e misture, envolvendo bem todos os ingredientes com o molho, por último acrescente as castanhas de caju. Sirva com arroz branco e um bom apetite !! 

frango xadrez

8.2.13

Caipirinha e pausa para o Carnaval

Caipirinha tradicional
Estarei recebendo em minha casa um casal de amigos que está vindo passar o feriado do carnaval aqui e vamos aproveitar para viajar e conhecer um pouco do carnaval da Alemanha, que é bem diferente do carnaval do Brasil, depois conto tudinho para vocês sobre o carnaval daqui…rsrs. Estou tão feliz gente, porque ela é uma de minhas melhores amigas e desde que estou morando aqui é a primeira vez que ela vem me visitar, então já podem imaginar a minha alegria!! Por essa razão estarei ausente por alguns dias, mas claro que antes de ir quero oferecer para vocês um drink especial para o carnaval, a nossa tão famosa e deliciosa caipirinha, assim vocês já vão se preparando para cair no samba ou para ficar em casa relaxando, tomando esse drink e beliscando coisinhas gostosas !! 

Acho que todo brasileiro tem seu próprio jeito de fazer caipirinha e é claro que já existem diversas receitas por aí, essa que estou deixando aqui hoje é como que eu costumo fazer, é a quantidade suficiente para uma caipirinha e é com cachaça, porque caipirinha mesmo, brasileiríssima, tem que ser com cachaça né mesmo…rsrs 

Os ingredientes
1 limão taiti com casca e bem lavado
1 dose de cachaça (aprox. 50 ml) - eu usei Salinas que trouxe do Brasil
2 colheres de chá de açúcar
5 cubos de gelo

Caipirinha tradicional
Para preparar: corte o limão em quatro partes e retire a membrana branca de dentro (conforme demonstra a foto ao lado), para evitar que fique amarga. Coloque o limão no copo, acrescente o açúcar e soque com o socador próprio para caipirinha, evite socar demais para não amargar a bebida, adicione gelo e por último a cachaça, dê uma leve misturadinha com uma colher, de baixo pra cima e sirva com um canudo. Pronto, agora é só saborear. Saúde!! 


Tenham um ótimo carnaval !! 
imagem da internet

7.2.13

Mousse de Ricota com Cebolinha e Manjericão

Mousse de Ricota com Cebolinha e Manjericão
Hoje trouxe uma receita um pouco mais "light", já pensando nos dias de carnaval em que se costuma abusar mais de bebidinhas e comidinhas (petiscos e afins….rsrs). É uma mousse fácil de fazer, leve e gostosa e pode ser servida como entradinha ou aperitivo em qualquer ocasião.  


Mousse de Ricota com Cebolinha e Manjericão

Ingredientes

250g de ricota
200ml de creme de leite
Cebolinha verde picada a gosto
Manjericão fresco picado a gosto
Sal e pimenta a gosto
1 envelope de gelatina em pó incolor sem sabor



Preparação

No liquidificador bata a ricota, o creme de leite, a cebolinha, o manjericão, sal, pimenta e a gelatina hidratada conforme instruções da embalagem, até obter uma mistura homogênea. Unte com um pouquinho de óleo, uma forma ou refratário (eu usei forminhas de mini bolos de 10cm) e coloque a mistura de ricota. Conserve em geladeira por pelo menos 3 horas. Desenforme e sirva com pãezinhos ou biscoitinhos salgados. Bom demais!  



6.2.13

Peras em Calda de Laranja e Mel

Peras em Calda de Laranja e Mel

Tinha umas peras em casa, estavam na fruteira olhando pra mim e me diziam, nos use logo antes que seja tarde e acabemos maduras demais !! Não sabia bem o que fazer com elas, pois já havia comido algumas. Pensei em uma sobremesa, mas que fosse rápida, fácil e gostosa, foi então que decidi fazer as tais peras em calda de laranja com mel e para ficar ainda mais prático não as fiz inteiras, mas em fatias e assim foi, ficou muito bom!! A laranja deixou a pera com uma cor bem bonita e ficou um pouquinho azedinha do jeito que gosto, caso prefiram mais doce é só adicionar mais mel à calda. Pode ser saboreada com sorvete que também fica uma delícia !! 

Então vamos a receitinha que é super fácil e rapidinha.

Peras em Calda de Laranja e Mel

 Ingredientes 

4 peras descascadas e cortadas em fatias
Suco de 2 laranjas
2 colheres de sopa de mel
Canela em pó para polvilhar
Raspas de laranja para decorar

Preparação

Coloque o suco de laranja e o mel em uma panela e leve ao fogo médio até que se misturem bem, junte as peras e deixe cozinhar na calda por uns 20 minutos ou até que estejam macias, mas ainda firmes. Retire as peras e deixe ferver a calda para reduzir (aproximadamente à metade). Devolva as peras à calda, espere esfriar, coloque no recipiente em que pretende servi-las, polvilhe com a canela em pó e decore com as raspas de laranja. Mantenha em geladeira. Infelizmente eu não tinha um sorvetinho, mas da próxima vez vou saborear com uma bola de sorvete de creme, que fica ainda melhor!!

Peras em Calda de Laranja e Mel

5.2.13

Berinjela Caprese

Berinjela Caprese

Eu gosto muito da salada caprese, para quem não conhece, a salada caprese é de origem italiana e composta originalmente de tomates frescos, muçarela de búfala e manjericão fresco, por vezes servida com molho pesto e geralmente servida como entrada. Hoje eu trouxe uma variação da salada caprese que tirei de uma revista chamada "O Poder das Saladas"(nº12/2012). Nesta versão da caprese foi incluído um ingrediente que adoro, nada mais, nada menos que a minha queridíssima berinjela, e para acompanhar essa delícia de salada, um molho bem gostoso de alho e azeite. Espero que gostem !!

Berinjela Caprese

 A SALADA

Ingredientes

1 berinjela grande cortada em rodelas 
2 tomates italianos em rodelas 
200g de muçarela de búfala em rodelas
Flor de sal e azeite a gosto
Suco de 2 limões
Manjericão fresco a gosto

Preparação

Deixe a berinjela de molho em água fria com o suco do limão por 15 minutos, passe por água corrente e seque com papel toalha. Tempere a berinjela com flor de sal. Pincele ambos os lados de cada rodela de berinjela com azeite. Aqueça uma frigideira e grelhe as berinjelas. Retire do fogo e reserve. Na travessa onde você irá montar a salada, coloque uma rodela da berinjela grelhada, a seguir uma rodela de muçarela, cubra com a rodela de tomate e finalize com folhas de manjericão. 



Berinjela Caprese
O MOLHO

Ingredientes

2 dentes de alho espremidos
6 colheres de sopa de azeite
2 colheres de suco de limão
Óregano, sal e pimenta a gosto

Preparação

Misture todos os ingredientes numa tigela pequena e deixe descansar por uns 10 minutos.
 Regue a salada, sirva e bom apetite !!

Berinjela Caprese


E abaixo a imagem da salada na revista.

Berinjela Caprese

4.2.13

Bolo de Fubá com Coco e Sementes de Linhaça Dourada

Bolo de Fubá com Coco e Sementes de Linhaça Dourada

Andava com uma saudade de comer bolo de fubá, adoro bolo, principalmente os mais simples, sem recheio ou cobertura, aqueles que são ótimos para acompanhar um cafezinho ou um chazinho, que me remetem à minha infância, que lembram casa de vó e os bolos que minha mãe sempre fazia quando eu era criança. Ainda bem que tinha uma embalagem de fubá que trouxe do Brasil da última vez que estive lá (aliás da próxima vez terei que providenciar mais…o estoque já está acabando…hehe). Gosto de fazer bolo de fubá com coco, mas desta vez resolvi acrescentar um outro ingrediente que também gosto muito, a semente de linhaça dourada, adicionei uma colher de sopa porque não sabia se ficaria bom, mas acho que poderia ter colocado mais, porque além dos muitos benefícios que a semente de linhaça proporciona para o nosso organismo, ficou tão gostoso, que com certeza vou fazer outras vezes, afinal tenho que acabar com o meu pequeno estoque de fubá antes que perca a validade…rsrs

Bolo de Fubá com Coco e Sementes de Linhaça Dourada
Ingredientes

2 xícaras de fubá
3 ovos (claras separadas)
1 xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 xícara de leite
50g de coco ralado
1 colher de sopa de fermento
*1 colher de sopa de semente de linhaça dourada (opcional) - *coloquei somente 1 colher, mas acho que da próxima vez vou colocar 2 colheres, experimentem com duas. 

Preparação

Em uma tigela misture o fubá, a farinha de trigo, o açúcar, o coco e as sementes de linhaça. Bata as claras em neve, reserve. Em outro recipiente bata bem as gemas, em seguida adicione o leite, o óleo e continue batendo até que estejam bem misturados (eu bati à mão mesmo). Junte essa mistura aos ingredientes secos e por último acrescente delicadamente as claras em neve e o fermento. Coloque em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, leve ao forno preaquecido a 180ºC por uns 35 minutos ou quando perfurando o centro do bolo com um palito, o mesmo saia seco. Retire do forno, espere esfriar um pouco, desenforme, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva. Fica muito bom e com aquele gostoso cheirinho de infância…hummm 

Bolo de Fubá com Coco e Sementes de Linhaça DouradaBolo de Fubá com Coco e Sementes de Linhaça Dourada

1.2.13

Cordeiro Assado com Alecrim, Mel e Limão

Cordeiro Assado com Alecrim, Mel e Limão

Para encerrar a semana, já que o fim de semana se aproxima…uhuhuh, trouxe uma receita de carne de cordeiro. Não fiz para nenhuma ocasião especial, ou melhor, fiz sim, porque acho que todos os dias são especiais, se estamos todos vivos e saudáveis, bem como aqueles que amamos, então já é um dia mais que especial, pelo menos é assim que penso e sinto!!

Na verdade eu e maridão queríamos comemorar o fim da obra aqui em casa. Não foi nenhuma grande reforma, demos uma renovada na pintura e trocamos o carpete de todos os quartos. Não gosto de carpete gente, quando cheguei aqui há pouco mais de um ano e meio, o carpete já existia e era muito antigo…arrghh…felizmente foi-se, que alívio!! Agora a Alemanha está com um problema, milhões de ácaros desabrigados e neste frio, coitados…hehehe, mas o novo piso ficou um espetáculo, de madeira clarinha…lindooooo demais!!

Bem, mas voltando a receita de hoje, resolvi fazer esse pernil de cordeiro porque meu marido adooooraaa e ele aprovou viu, até pediu mais, sinal que estava bom, né mesmo?!! Eu fiz assim:    

Ingredientes

1 pernil de cordeiro de 1,2k
2 colheres de sopa de mel
suco de 2 limões
4 dentes de alho espremidos
sal e pimenta a gosto
folhinhas de alecrim fresco a gosto + alguns raminhos

Preparação

Faça alguns cortes na carne com uma faca, tempere com sal e pimenta a gosto e passe o alho  na carne, inclusive introduzindo nos cortes. Misture o mel com o limão e espalhe por toda a carne. Coloque raminhos de alecrim nos cortes e também coloque algumas folhas soltas pela superfície da carne. Acomode a carne, de preferência no refratário ou assadeira que irá ao forno, e deixe na geladeira por algumas horas, eu deixei por mais ou menos 8 horas. Após esse período coloque o cordeiro no forno preaquecido a 220ºC, asse nesta temperatura por 15 minutos, passados os 15 minutos, diminua para 175ºC e deixe assar por uma hora (no meu caso foi suficiente), lembrando que o tempo varia de forno para forno e que geralmente se considera em torno de uma hora para cada quilo de carne. Depois de assada, retire do forno, cubra com papel alumínio, deixe a carne descansando por 10(dez) minutos dentro ou fora do forno e sirva, acompanhada de uma salada ou legumes cozidos ou…ou...o que desejar. Eu servi com uma saladinha e um purê de abóbora. Espero que gostem. Bom apetite !! 

Cordeiro Assado com Alecrim, Mel e Limão
Cordeiro Assado com Alecrim, Mel e Limão
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Printfriendly