29.5.13

Camarão com Legumes ao Curry de Coco

Camarão com Legumes ao Curry de Coco
Oi pessoal, espero que esteja tudo ótimo com todos vocês. Por aqui tudo tranquilo, se bem que essa semana começou um pouco mais agitada para mim, estou tentando retomar as minhas aulas de alemão, vocês não imaginam como está difícil aprender esse idioma, sei lá gente, acho que tenho um bloqueio, não sei se porque não é dos meus idiomas prediletos ou se pelo fato de que aqui na Alemanha como quase todo mundo fala inglês, acabo me acomodando, ficando no inglês e deixando o alemão de lado, mas infelizmente chega uma hora que não tem mais jeito e já que estou vivendo aqui, tenho mais é que aprender…aff !! Enfim, acho que daqui a uns 10 anos aprendo e aí quem sabe publico algumas receitas em alemão…kkk…será ?!! Bem minha gente, mas por enquanto vamos ficando no português mesmo, que também não é um idioma dos mais fáceis, não é mesmo?!!

A sugestão que trago hoje para vocês, é uma receita de camarão com legumes ao curry que vi na revista inglesa "Delicious", uma revista repleta de boas receitas, adoro!! O camarão ficou por minha conta, bem como outras coisinhas que acabei alterando, a receita original  leva somente legumes, mas é claro que sempre rola de dar aquela mudada básica né gente, senão não tem graça. Na culinária o gostoso é isso mesmo, poder soltar a imaginação, transformar, recriar, criar e colocar um pouquinho da gente em cada receita.

O interessante dessa receita é a preparação da pasta de curry de coco, que é super fácil, proporciona um sabor maravilhoso à comida e vocês poderão utilizar em outros pratos também. O curry é uma mistura de condimentos, muito utilizada na culinária asiática e cuja composição é muito variada, pode conter até mais de 30 tipos de temperos diferentes.

E agora chega de blá…blá…blá e vamos à receita…rsrs

Camarão com Legumes ao Curry de Coco

Para a pasta de curry de coco você vai precisar de:

3 colheres de sopa de coco desidratado
2 dentes de alho
1 cebola picada
2 talos de capim limão picados
1 a 3 pimentas dedo de moça sem as sementes (fica a seu gosto)
1 pedaço de gengibre (do tamanho de uma noz), ralado
1 colher de chá de curcuma em pó
1 colher de chá de açúcar 
1 colher de chá de sal 

Preparando a pasta:  em uma frigideira doure o coco em fogo médio, cuidado para não tostar demais, deve ficar com um tom dourado claro. Coloque o coco juntamente com todos os outros ingredientes no mixer e misture bem até ficar com uma consistência bem pastosa (como essa da foto abaixo). Viu como é fácil, rapidinho está pronta uma pasta de curry muito saborosa. Se quiser pode dobrar a receita e guardar na geladeira, em vidro devidamente esterilizado, por até uma semana e usar em outros pratos. 

pasta de curry

Para o camarão e legumes ao curry de coco você vai precisar de:

2 colheres de sopa de azeite
500g de camarões limpos
400ml de leite de coco
1 pau de canela
4 estrelas de anis
250g de cenoura picadas 
200g de chuchu 
100g de ervilhas congeladas
2 colheres de sopa de coentro
Suco de 1 limão  e amendoim picado para finalizar (opcional)

Preparando o prato: aqueça o azeite em uma frigideira grande e adicione a pasta de curry, cozinhe por alguns minutos e então adicione o leite de coco, as estrelas de anis e o pau de canela. Deixe levantar fervura, em seguida reduza o fogo, cozinhe por uns 5 minutinhos e adicione os legumes, primeiro a cenoura, depois o chuchu e cozinhe até que fiquem macios, acrescente as ervilhas e os camarões e cozinhe por mais ou menos uns 5 minutos, até os camarões ficarem macios e o molho mais espesso e brilhante, por último adicione o coentro picado. Na hora de servir finalize com um pouquinho de suco de limão e o amendoim picado (opcional). Sirva com arroz branco (eu servi com arroz basmati-bom demais) e Bom Apetite!!!

Camarão com Legumes ao Curry de Coco

24.5.13

Bolo de Azeite com Pistache e Cobertura de Chocolate Branco

Bolo de Azeite com Pistache e Cobertura de Chocolate Branco

E vamos para mais um bolo !! Adoro fazer bolo gente, me relaxa demais, também tem aquela coisa das fases e eu como sendo assumidamente uma mulher de fases, devo admitir que ando mesmo na fase dos bolos…rsrs…enfim, enquanto a fase não passa, lá vou eu fazendo meus bolinhos e ficando bem relaxada e feliz !!

A sugestão de hoje é um bolo de azeite com pistache que ficou muiiiito gostoso, meu marido adorou, tanto que até levou para o trabalho e os colegas dele também gostaram muito, então acho que o bolo agradou né, espero que vocês também gostem!!

UM FIM DE SEMANA MARAVILHOSO PARA TODOS !!!

Bolo de Azeite com Pistache e Cobertura de Chocolate Branco


Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 xícara de pistache torrado e moído
3 ovos levemente batidos
Raspas e suco de 1 laranja ou limão siciliano
1 xícara de azeite
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
Preparação

Misture a farinha, o açúcar, as raspas de laranja ou limão, o pistache, o sal e o fermento, reserve. Em outro recipiente misture o suco da laranja ou limão, o azeite e os ovos batidos. Junte essa mistura aos ingredientes secos e mexa até formar uma massa homogênea. Despeje a massa em uma forma untada  com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno preaquecido a 180ºC por aprox. 35 minutos ou até que perfurando o centro do bolo com um palito, o mesmo saia seco e limpo.

Bolo de Azeite com Pistache e Cobertura de Chocolate Branco



Para a cobertura de chocolate branco você vai precisar de  200g de chocolate branco picado e 100g de creme de leite. Aqueça o chocolate e o creme de leite em banho maria até obter um mistura cremosa. Espere esfriar e aplique no bolo.
Bolo de Azeite com Pistache e Cobertura de Chocolate Branco

22.5.13

Tartar de Atum com Pesto de Hortelã

Tartar de atum com pesto de hortelã

Olá minhas queridas e meus queridos, como foram de fim de semana e início de semana também né, afinal hoje já é quarta.…rsrs. Espero que muito bem, por aqui tudo bem também, ainda esperando o sol que não vem, mas não perco as esperanças !!

Durante o fim de semana, que foi prolongado aqui na Alemanha, na segunda foi feriado, um feriadinho assim no início da semana é sempre muito bem-vindo, meu marido adorou, claro!!

Pois bem, nas nossas andanças, por aí, meu marido e eu, procurando por coisinhas gostosas para saborear, encontramos esse atum super fresquinho, que estava lindo, chamando e pedindo, me compra…me compra…aí já viu, não deu para resistir aos apelos desse atum tão carente…rsrs

Chegando em casa, fiquei pensando, pensando, o que fazer com ele, acabei me decidindo por essa deliciosa receita de tartar de atum. Há quem não goste de peixe cru, eu adoooro...sushi, shashimi, quando sabemos que o peixe é de boa qualidade e bem preparado, gente, é gostoso demais !! E como esse atum estava mesmo muito bom, resolvi fazer essa receita que é simples, fácil de preparar e ficou simplesmente maravilhosa !!

Tartar de atum com pesto de hortelã
Quantidade de atum suficiente para uma porção.

Ingredientes

125g de atum fresco
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de sopa de azeite
Cebolinha picada (aprox. meio talo)
Sal e pimenta a gosto
Salsinha ou hortelã para decorar

Preparação

Pique o atum em pedaços bem pequenos, coloque em uma vasilha e tempere com os outros ingredientes. Para a montagem você vai precisar de pequeno aro de metal, coloque o atum temperado dentro do aro de metal, de preferência já no pratinho em que vai servir, dê uma leve apertadinha para moldar e retire com cuidado para não desmoronar. Decore com salsinha ou hortelã e sirva, fica lindo e delicioso, garanto que todos vão adorar!!

O pesto de hortelã você poderá preparar com essa receita que já postei aqui no blog, é só clicar aqui e você encontra uma receita de pesto muito boa e super prática !!

Tartar de atum com pesto de hortelã

17.5.13

Salada de Rúcula com Manga e Avelãs

Salada de rúcula com manga e avelãs

É gente, o sol se recusa a aparecer aqui na Alemanha, por essa razão resolvi trazer para vocês, hoje, uma saladinha bem simples e refrescante, vamos ver se desta forma eu chamo um pouquinho de sol aqui para essa terra, quem sabe ele se anima e vem nos alegrar com sua presença…rsrs
É uma receita bem fácil e fica muito saborosa!! Vamos a ela...

Ingredientes

100g de rúcula devidamente higienizada
1 manga grande cortada em cubos
Avelãs moídas a gosto
3 colheres de sopa de azeite 
Suco de um limão
Sal e pimenta a gosto

Preparação: em um recipiente próprio para saladas, coloque a rúcula, a manga e salpique por cima as avelãs moídas. Para o molho, é só misturar o azeite, o suco de limão, sal e pimenta, temperar e está pronta uma saladinha super fácil e deliciosa!! 

Salada de rúcula com manga e avelãs

Minhas queridas e meus queridos, aproveito para pedir a força de vocês, votando na minha receita e nas receitas de minhas queridas amigas, no facebook, pois estamos participando do Concurso Gourmet, promovido pelo CupoNation e o chef de cozinha Dalton Rangel. O seu voto é muito importante para nós e irá nos ajudar muito. Se desejarem, vocês também podem participar com suas receitas, é só entrar, ler o regulamento e participar também, mas não se esqueçam de votar na gente e também votamos em vocês e todos participam, a gente se diverte e fica feliz, seja quem for a grande  vencedora ou vencedor, afinal esse é o melhor sabor da vida !!

As participantes são: Andréa, Ana CláudiaJosyEuzinha, que estou participando com a minha receita de Cordeiro Assado com Alecrim,  Mel e Limão

Para participar e votar será necessário curtir a página e depois procurar pelas receitas e votar !!  
O link para o facebook é esse aqui.

Também tem outra querida amiga, a Sol, que está participando de um outro concurso e também precisa da força de vocês, o concurso vai somente até o dia 21 de maio, portanto vamos lá rapidinho, é fácil...fácil, só clicar neste link uma vez por dia e pronto, já computou !!     

Salada de rúcula com manga e avelãs

16.5.13

Bolo de Banana com Chocolate

bolo de banana com chocolate

Olá minhas queridas e meus queridos, para variar mais um bolinho fácil e saboroso para vocês. Gente, eu não sou viciada em bolos não…rsrs, mas posso dizer que adoro fazer e é lógico que também gosto de comer, mas sem exagerar é claro, só de vez em quando né… :)

Mais uma vez, com a intenção de salvar algumas bananas que estavam maduras demais para comer, mas ótimas para fazer um bolo, fiz esse de banana com chocolate, duas coisas que adoroooo e tenho que confessar minha gente, os pedacinhos da banana no interior do bolo quentinho junto com o gostinho de chocolate…humm...um espetáculo de gostosura !!

bolo de banana com chocolate
Ingredientes

3 bananas maduras amassadas
3 ovos batidos
2/3 de xícara de óleo
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de fermento
Raspas de chocolate branco e chocolate ao leite para decorar

Preparação

Em um recipiente misture as farinhas, o açúcar, o cacau e o fermento. Misture as bananas amassadas com os ovos batidos e o óleo. Junte a mistura das bananas aos ingredientes secos e misture bem. Despeje a massa em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno preaquecido a 180ºC por aprox. 40 minutos ou até que perfurando o centro do bolo com um palito, o mesmo saia limpo. 

bolo de banana com chocolate

13.5.13

Mix de Arroz Selvagem e Branco com Brócolis e Camarão

Mix de arroz com brócolis e camarão

Essa receita surgiu meio que sem querer, pois tinha alguns brócolis cozidos que haviam sobrado e queria aproveitá-los, então pensei em fazer um arroz de brócolis que gosto muito, mas aí teria que preparar algo para acompanhar e a intenção era algo mais rapidinho. Como já tinha em casa uma caixa com esse duo de arroz branco com arroz selvagem e também alguns camarões, foi só juntar tudo e saiu esse prato super fácil e gostoso !! Essa mistura de dois tipos diferentes de arroz além de ter ficado muito bom, deu um certo charme ao prato não é mesmo?!! Garanto a vocês que vale a pena experimentar!!

Mix de arroz com brócolis e camarão

Os ingredientes são:

1 xícara de mix de arroz selvagem e branco cozido (se você não tiver ou não encontrar você pode cozinhar separadamente os dois tipos de arroz ou fazer com o tipo de arroz que preferir) 
1 1/2 xícara de brócolis cozido e picado
250g de camarões 
Sal e pimenta a gosto
1 dente de alho picadinho
Suco de 1/2 limão
1 colher de sopa de azeite

Para preparar:

O arroz: aqueça um pouco de azeite em uma panela e adicione o dente de alho bem picadinho, adicione o arroz e deixe refogar um pouquinho, mexendo sempre, junte as duas xícaras de água fervente, coloque sal a gosto e deixe cozinhando com a panela semi tampada até que a água seque e o arroz fique macio e soltinho.
O brócolis: cozinhe-o de preferência no vapor, mas caso não seja possível, leve ao fogo uma panela com água suficiente para cobri-los, adicionando sal a gosto, assim que a água ferver coloque o brócolis e deixe cozinhar por uns por 5 minutos aprox., verifique com um garfo, estarão bons quando macios. 
O camarão
Tempere os camarões já devidamente limpos, com sal, pimenta e suco de limão e deixe na geladeira uns 10 minutinhos. Aqueça o azeite em uma frigideira e refogue os camarões por uns 4 minutos. 
Juntando tudo
Depois que todos esses ingredientes estiverem prontos é só mistura-los delicadamente e servir !!

Mix de arroz com brócolis e camarão
Mix de arroz com brócolis e camarão

10.5.13

Bolos de Coração para as Mamães

Bolos de coração

O dia das mães está chegando, mas hoje ao invés de uma nova receita, trago uma sugestão que você pode fazer com receitas que já foram publicadas aqui no blog. É bem bonita e saborosa, um belo  presente para essa pessoa que é tão especial e importante em nossas vidas, nossa querida e amada mãe. 

Bolos de coração

A sugestão é a seguinte; fazer um bolinho simples, prático e saboroso, em formato de coração e saborea-lo em companhia de sua querida mamãe, com um gostoso cafezinho ou um delicioso chá, não é uma boa ideia, desfrutar da companhia da mãe, saboreando algo que você preparou para ela com todo o seu amor e carinho!!

Infelizmente estou muito longe da minha mãe e apesar de ter aproveitado bastante esse mês que passei junto dela, posso afirmar que a saudade nunca me deixa, por isso aproveito para dar parabéns pelo seu dia, minha linda mãezinha do meu coração, você é muito especial para mim e está diariamente em meus pensamentos cheios de muita, muita e muita saudade !!

Bolos de coraçãoBolos de coração














Abaixo algumas sugestões de bolos que já postei aqui no blog e que vocês podem fazer nessas forminhas de coração, ou em outra forma que vocês tenham em casa, até porque os ingredientes mais importantes são o carinho e o amor depositados nas receitas. 




UM FELIZ DIA DAS MÃES !!

8.5.13

Uma limonada incrementada e sugestão de um excelente livro sobre ervas culinárias

limonada incrementada

Gente, a sugestão de hoje é em homenagem a primavera que finalmente chegou, os termômetros estão marcando temperaturas bem melhores do que aquele frio insuportável, pelo menos para mim que necessito muito de sol...rsrs. Na verdade hoje está meio nubladinho por aqui, mas ela está por aí e se não chega completamente, que a tenhamos em nossos corações sempre!! Portanto, em homenagem a primavera que sempre tem espaço para habitar meu coração e meu pensamento, fiz essa limonada incrementada, que fica com um sabor muito refrescante!! Vamos experimentar ?!! 

limonada incrementadaIngredientes

200ml de suco de limão gelado
400ml de leite de coco gelado
1 colher de sopa de gengibre ralado
4 colheres de sopa de mel
Hortelã fresca picada a gosto
Fatias de limão para decorar

Preparação

Bata no liquidificador o suco de limão com o restante dos ingredientes, coloque em taças ou copos, enfeite com as fatias de limão e está pronta uma limonada super gostosa e diferente!! 

Ela fica um pouquinho azedinha, o que muito me agrada, mas se você prefere mais doce, pode colocar mais mel ou substituir o mel por açúcar ou adoçante a seu gosto.

Caso você não tenha tempo de colocar o suco de limão e o leite de coco para gelar, adicione algumas pedrinhas de gelo no liquidificador, pois essa bebida é gostosa bem geladinha!!

A quantidade da receita rendeu duas taças como essas das fotos.

limonada incrementada

O livro que estou sugerindo para vocês hoje, trata-se de um excelente guia sobre ervas culinárias. Na verdade, me interessei pelo assunto pois estou tentando cultivar uma horta aqui no meu jardim e devo confessar, nunca fui muito boa com plantas, mas estou pretendendo superar isso gente e aprender a cultivar ervas em casa e utilizar na minha cozinha. Vamos torcer para dar certo e quando a minha singela horta começar a crescer bem linda (assim eu espero…rsrs) publico umas fotos aqui para vocês verem.
Bem, voltando ao livro, para mim foi uma ótima aquisição e posso dizer que está me ajudando bastante. Caso vocês tenham interesse em cultivar ervas em casa, sugiro esse, pois além de ser um ótimo guia de como cultivar, cuidar e utilizar ervas em sua cozinha, é muito bem ilustrado, bem explicativo e tem também algumas receitas bem legais, estou adorando !! 

livro  de ervas culinárias
Autores: Jeff Cox & Marie-Pierre Moine - Publifolha, 2011
ISBN 978-85-7914-220-8
(Título original : The Cook's Herb Garden)

7.5.13

Bolo de Cenoura com Cobertura de Cream Cheese

Bolo de cenoura com cobertura de cream cheese
Olá, minhas queridas e meus queridos, preciso contar para vocês que eu amo bolo, se bem que eu acho que vocês já sabem disso…rsrs. Também amo fazer bolos, principalmente os mais simples, de liquidificador então, adooooro, costumo fazer com frequência, pois gosto muito de saborear com um cafezinho, um capuccino, um chá ou purinho mesmo.

Hoje eu trago para vocês um delicioso bolo de cenoura, mas não aquele, tradicional, com cobertura de chocolate, desta vez resolvi fazer com cobertura de cream cheese, fica bom minha gente, não, na verdade fica óóótimo, podem acreditar !! Então vamos preparar essa delícia !!

Bolo de cenoura com cobertura de cream cheese

Ingredientes

4 cenouras pequenas raladas
4 ovos
2/3 de xícara de óleo (usei de girassol)
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo 
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparação

No liquidificador junte o óleo, os ovos e a cenoura ralada. Bata bem. Em um recipiente, misture a farinha, o açúcar e o fermento. Misture bem o creme batido no liquidificador aos ingredientes secos. Despeje essa massa em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno preaquecido à 180ºC, por cerca de 35 minutos ou até que perfurando com um palito o centro da massa, o mesmo saia limpo. Retire do forno, espere esfriar um pouco e coloque a cobertura.

Para a cobertura você vai precisar de 1 embalagem de cream cheese em temperatura ambiente (acho que a embalagem contém 150g), 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro peneirado, 2 colheres de chá suco de limão e 1 colher de sopa de iogurte grego.

Bata bem todos os ingredientes com uma colher de pau, até que a mistura fique homogênea e fofinha. Espalhe sobre o bolo.

Bolo de cenoura com cobertura de cream cheese

3.5.13

Bolinhas de Ricota com Chia em uma salada saudável e meu retorno das férias

Bolinhas de Ricota com Chia

Olá minhas queridas e meus queridos, que saudade de vocês!! 

Minha estadia na cidade maravilhosa infelizmente terminou, mas somente por enquanto, início do ano que vem tem mais!! Bem, mas agora que estou de volta, estou aos poucos recomeçando as atividades, do meu dia a dia, do meu querido blog e das minhas visitinhas aos deliciosos e lindos cantinhos que tanto adoro !!

E para o meu retorno, minha primeira postagem é uma receitinha fácil, deliciosa, saudável e que pode ser usada em várias versões e ocasiões.

Assim que cheguei no Rio fui logo tratando de comprar um produto que aqui na Alemanha é muito difícil de encontrar, a chia, adoooro, não somente por ser ela uma boa coadjuvante na perda de peso, mas principalmente por ser uma grande campeã em ômega 3, indispensável para a nossa saúde. Portanto vocês podem imaginar o quanto fiquei feliz ao me deparar com essa receita, na revista "O poder das Saladas"(nº 16/13). Espero que vocês gostem da sugestão tanto quanto eu e apreciem essa salada, pois a chia faz muito bem a saúde!!

Bolinhas de Ricota com ChiaIngredientes das bolinhas de ricota

300g de ricota
3 colheres de sopa de queijo cottage
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
Sal e pimenta a gosto
3 colheres de sopa de chia

Preparando as bolinhas

Em uma tigela junte todos os ingredientes, exceto a chia. Misture bem, formando uma massa homogênea. Faça as bolinhas e passe na chia. Reserve. Em uma travessa, você pode preparar a salada sugerida abaixo e distribuir por cima, as bolinhas de ricota com chia ou preparar outra salada de sua preferência, pois essas bolinhas combinam muito bem com diversos tipos de salada.


Sugestão de salada para acompanhar as bolinhas de ricota com chia

1/3 de maço de alface crespa
1/3 de alface roxa
1/3 de rúcula (não usei porque não tinha em casa)
2 mangas fatiadas em meia lua
2 tomates cortados em tiras
Folhas de manjericão fresco para decorar

Para o molho da salada: misture 2 colheres de azeite, 2 colheres de sopa de suco de limão e sal e pimenta a gosto. Regue a salada com esse molho e finalize decorando com o manjericão.

Importante: lembre-se sempre de higienizar bem, verduras e legumes utilizados em suas saladas.

Bolinhas de Ricota com Chia

===============================================================

Cristo Redentor

E aqui está o nosso querido e maravilhoso Cristo Redentor, sempre de braços abertos para todos nós !! Essa foto eu tirei da janela da casa da minha mãe. Infelizmente esse dia estava meio nublado, mas a beleza do Cristo é completamente independente do clima não é mesmo ?!!

Um fim de semana maravilhoso para todos !!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Printfriendly