28.6.13

Carpaccio de Salmão Defumado

carpaccio de salmão defumado

Fim de semana chegando, coisa boa né!! Então minha gente, minha proposta hoje é uma receita super  fácil de fazer, fica uma delícia e é uma entrada maravilhosa, que se sai muito bem em uma reuniãozinha ou jantar!! Um carpaccio de salmão defumado que pode ser servido junto com uma bela cestinha de torradas. Fiz também um creme rapidinho com mostarda e cream cheese para complementar e o resultado final ficou um luxo e muito gostoso!! Espero que gostem da sugestão!!

UM FIM DE SEMANA MARAVILHOSO PARA TODOS NÓS !!!

carpaccio de salmão defumado


Preparando o creme de mostarda com cream cheese: 1 colher de sopa de cream cheese, 1 colher de café de mostarda (eu usei Dijon, mas pode ser a que você tiver em casa, de preferência que seja picante), um pouquinho de azeite, sal a gosto. Misture tudo muito bem e reserve.


Ingredientes para o carpaccio: 

200g de salmão defumado (*)
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 talo de cebolinha picado 
Pimenta preta moída na hora a gosto
Sal a gosto 
Fatias de limão

Preparando o carpaccio: no prato em que pretende servir, arrume as fatias de salmão, que devem estar cortadas bem finas. Coloque por cima a cebolinha picada e tempere com o sal, a pimenta, o vinagre balsâmico e o azeite, é aconselhável temperar próximo ao momento de servir. Disponha o creme no centro do carpaccio, algumas fatias de limão na lateral do prato e muito bom apetite!!  

(* quantidade para duas pessoas)

carpaccio de salmão defumado

26.6.13

Baguete de Milho com Sementes de Chia

baguete de milho com sementes de chia

Olá minha gente querida!! A receita que trago para vocês hoje é uma daquelas que acabam acontecendo por acaso e nos surpreendem. Estava eu tentando fazer uma receita de pão que aprendi com minha mãe, quando de repente, no meio do caminho me dei conta de que não tinha em casa a quantidade de farinha de trigo necessária…aff…imaginem, naquela altura nem dava para parar, então pensei…e agora? O que faço? Já aconteceu com vocês? Pois é pessoal, diante da situação, resolvi mudar tudo, completei com farinha de milho, fiz outras alterações e acabou nascendo uma nova receita, que ficou divina!! Espero que gostem deste pão delicioso. Fez um sucesso tão grande que tive que fazer de novo, até para poder tirar as fotos que não havia tirado da primeira vez. 

baguete de milho com sementes de chia
baguete de milho com sementes de chia
baguete de milho com sementes de chia

Ingredientes

1 1/2 xícara de leite 
1/2 xícara de óleo 
4 ovos ligeiramente batidos
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de farinha de milho
20g de fermento biológico seco
1 gema de ovo batida para pincelar
Sementes de chia para polvilhar


Preparação

Em um recipiente coloque a farinha de trigo, a farinha de milho, o açúcar, o sal, o fermento seco e misture. À parte, misture o óleo e o leite aos ovos e bata com o batedor de arame. Adicione aos poucos o líquido batido aos ingredientes secos e misture bem. Quando os ingredientes estiverem bem misturados, coloque a massa em superfície lisa enfarinhada e trabalhe a massa até que fique lisa e homogênea (adicione mais farinha de trigo, caso necessário). Deixe descansar por meia hora. Modele os pães em forma de baguete e deixe descansar por mais uns vinte minutos. Faça pequenos cortes na massa, pincele com a gema de ovo batida, polvilhe com a chia e leve ao forno preaquecido à 180ºC por aprox. 20/25 minutos até dourar.


baguete de milho com sementes de chia

24.6.13

Bolo de Iogurte Grego com Damascos

bolo de iogurte grego com damascos










Olá minhas queridas e queridos, espero que o fim de semana tenha sido muito bom para todos vocês. Hoje é segunda feira e o tempo por aqui está nublado, realmente parece que o verão não está querendo chegar…snif…preciso de sol !!! Então, já que o sol não aparece, vamos saborear um bolinho bem fácil de fazer e super gostoso, que eu vi lá no blog  Eternos Prazeres, da minha querida amiga Renata e não resisti, tive que provar !! Ainda mais que, como a Renata disse muito bem, quando postou esse bolo tão gostoso aqui, um bolinho dá coragem, força e alegria para continuar a semana e neste momento preciso mesmo de força, ansiosa que estou com os resultados de todos os exames médicos que ando fazendo para identificar o que está acontecendo com meu corpinho…rsrs. E como ainda tenho que esperar pelo menos mais uma semana pelos resultados, vou me distraindo com coisinhas gostosas, como esse bolo super fofinho. 

bolo de iogurte grego com damascosbolo de iogurte grego com damascos

Ingredientes

1 xícara (chá) de óleo
2 potes de iogurte grego 
4 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara de damascos secos hidratados

Preparação

Em um recipiente, utilizando um batedor de arame, misture bem o óleo, o iogurte e os ovos. Adicione a farinha de trigo, o açúcar e o fermento em pó e misture bem. Por último acrescente os damascos picados passados levemente por farinha de trigo. Despeje em uma forma para bolo inglês pequena, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno preaquecido à 180°C, por cerca de 30 minutos ou até que perfurando com um palito, o mesmo saia limpo.

bolo de iogurte grego com damascos

21.6.13

Bolinhos de Arroz - Um petisco sempre bem-vindo!!

bolinho de arroz
Olá minha gente !!! Enfim chegou mais uma tão esperada sexta feira, iuuu!! A receita de hoje é um aproveitamento. Como sou completamente avessa a desperdícios e aproveito tudo o que posso na minha cozinha, é claro que adoro fazer bolinhos, de arroz, de feijão, de lentilha, de…de…, o importante é não jogar fora o que se pode reaproveitar e sabe que muitas vezes, a transformação supera a criação original…hehehe. Bem, esses bolinhos ficaram com um sabor bem diferente, digo isso porque acrescentei nesta receita uma sobra de farofa de dendê (receitinha neste post). Gente, esse bolinho ficou uma coisa de gostoso, experimentem, que garanto, vocês vão adorar! Então vamos à geladeira procurar por aquelas ótimas sobras e fazer petiscos bem gostosos!! 

bolinho de arroz


Para esta receita eu usei:

2 xícaras de arroz cozido
1 ovo
um pouco de leite (2 colheres aprox.)
1/2 xícara de cenoura ralada
1/2 xícara de abobrinha ralada
3 colheres de sopa de farofa de dendê
farinha de trigo para dar o ponto
sal e pimenta  a gosto
salsinha a gosto



E fiz assim:

No liquidificador bati metade do arroz com um pouco de leite e o ovo (dica da minha mãe). Misturei esse arroz batido com o restante do arroz e acrescentei os outros ingredientes, exceto a farinha de trigo que fui adicionando aos poucos até dar o ponto (o ponto é aquele que não fica nem líquido demais, nem seco demais, fica no meio…rsrs - um ponto que dê para ir moldando com duas colheres, passando de uma para a outra). Frite em óleo quente até dourar. E tenham todos um bom apetite !!

farofa de dendê

Uma receitinha fácil de farofa de dendê: 
2 colheres de sopa de azeite de dendê, 200g de farinha de mandioca, sal e pimenta a gosto. Em uma frigideira aqueça o dendê e adicione a farinha, o sal e pimenta e vá mexendo até que fique bem amarelinha.

UM FIM DE SEMANA DIVINO  PARA TODOS !!

bolinho de arroz

17.6.13

Torta de Chocolate com Banana em Camadas

torta de chocolate com banana em camadas
Olá minha gente !! Andei sumida né, na verdade as coisas estão um pouco complicadas no momento, estou com uns probleminhas de saúde e por isso estou um pouco afastada do blog. Tenho feito diversos exames para descobrir o que está acontecendo, mas por enquanto, o que sei, é que possivelmente estou com problemas na tireóide, mas como apareceram alterações em outros órgãos também, os médicos ainda estão analisando e por isso devo realizar novos exames nos próximos dias, se tudo der certo até o fim desta semana saberei o que está acontecendo. Enfim, tenho estado muito tensa com tudo isso e como cozinhar me relaxa bastante, tenho feito algumas coisinhas gostosas para tentar me acalmar. Essa torta foi uma delas. Encontrei essa receita ótima, na revista digital "Nestlé com Você"- nº58. Vocês não tem ideia de como é fácil de fazer e de como é deliciosa essa torta, fica um espetáculo !! Vamos à receitinha?!!

torta de chocolate com banana em camadas
Ingredientes

1 xícara e meia de açúcar (usei uma)
1 xícara e meia de farinha de trigo (usei uma)
6 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher e meia de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
8 castanhas-do-pará trituradas (usei o dobro)
4 colheres de sopa de manteiga
6 bananas maduras, cortadas em fatias no sentido do comprimento
4 colheres de leite
4 ovos
meia colher de essência de baunilha

Preparação

Em um recipiente misture o açúcar, a farinha de trigo, o chocolate em pó, 1 colher de sopa da canela em pó, o fermento e as castanhas. Em uma assadeira retangular pequena, untada com manteiga, coloque 1/3 desta mistura de ingredientes secos, espalhe pedacinhos da manteiga e cubra com uma parte das bananas, fazendo uma camada. Cubra as bananas com mais uma camada dos ingredientes secos, espalhe outros pedacinhos da manteiga e faça outra camada com o restante das bananas. Cubra com o restante dos ingredientes secos e coloque os pedacinhos de manteiga que restaram. Reserve. Em outro recipiente bata bem o leite, os ovos, a essência de baunilha e a canela em pó restante. Despeje esta mistura sobre a assadeira reservada, cuidando para que todo líquido seja absorvido. Leve para assar em forno preaquecido à 180ºC, por cerca de 35 minutos ou até que esteja dourada. Você pode saborear essa torta deliciosa morna ou gelada. Caso a torta não seja consumida totalmente, o que eu duvido, pois ela é boa demais da conta…rsrsrs, conserve em geladeira. 

torta de chocolate com banana em camadas

7.6.13

Ceviche de Polvo

Ceviche de polvo
E chegou a sexta feira pessoal, coisa boa né !! A receita de hoje aconteceu devido a um pedido de meu marido, que adora polvo e adora ceviche. Ele experimentou no Peru, em uma visita que fez ao país há alguns anos e adorou. Apesar de nunca ter feito esse prato, com o dia dos namorados chegando, resolvi tentar, afinal fico super feliz em poder agradar o maridão !! 
Esse prato é baseado geralmente em peixe branco cru, marinado em suco de limão ou outro cítrico, mas também pode ser feito com camarão ou polvo, ou mesmo misturar diferentes tipos de peixes. 
De qualquer forma, como eu nunca havia preparado antes, resolvi fazer um ceviche à minha moda. Ficou muito gostoso e foi aprovadíssimo pelo meu convidado especial…rsrs !! Espero que vocês também gostem!! 
UM FIM DE SEMANA MARAVILHOSO A TODOS !!

Ceviche de polvo
Ceviche de polvo

Ingredientes

1 polvo fresco devidamente limpo (o que usei tinha aprox.1kg)
Suco de dois limões
1 colher de sopa de gengibre ralado
2 dentes de alho espremidos
1 cebola roxa cortada bem fininha (não usei porque estava sem cebola em casa no momento)
1 colher de sopa de azeite
Pimenta dedo de moça a gosto
Sal e pimenta a gosto
Coentro a gosto

Como preparei: cozinhei o polvo na panela de pressão, por quinze minutos. Esperei o polvo esfriar e cortei em pedaços. Coloquei o polvo já cortado em um recipiente, acrescentei todos os outros ingredientes, exceto o coentro e misturei bem. Deixei na geladeira por algumas horas para pegar bem o gosto dos temperos e na hora de servir acrescentei o coentro picado. Servi em tigelinhas individuais.

Dica: deixe a cebola fatiada de molho em água gelada, por uns quinze minutos, para diminuir a acidez.

Ceviche de polvo

5.6.13

Pão Doce de Cardamomo e Passas

Pão Doce de Cardamomo e Passas
Oi minhas queridas e queridos, tudo bem com vocês?!! Espero que estejam todos óóótimos !!

Não sei se estou saindo da fase dos bolos e entrando na fase dos pães, mas a verdade é que tem me batido uma vontade de fazer pão e claro, de comer também…hehe. Adoro sentir aquele aroma gostoso de pão caseiro por toda a casa, é bom demais!! Pois bem, cismei que tinha que fazer um pão com sementes de cardamomo*, uma especiaria muito usada na culinária indiana e que eu adoro. 
A primeira vez que experimentei foi num restaurante indiano, há muitos anos, me apaixonei pelo sabor intenso e levemente picante dessa semente. Então, como tinha cardamomo em casa, resolvi que usaria no meu pão, acabei encontrando uma receita muito boa em um livro digital que adquiri há algum tempo, o nome do livro é "Sabores da Cozinha Contemporânea"(ISBN: 978-85-06-06239-5-digital). Na receita original tinha também açafrão, mas resolvi não usar, pois queria mesmo era sentir o gosto do cardamomo. Eu também aumentei a quantidade de cardamomo, mas como o sabor é bem intenso, se vocês preferem um pouco mais suave, eu sugiro colocarem menos, mas garanto que o sabor fica muito bom e deixa o pão bem diferente, doce e picante, muito gostoso !! Eu e maridão comemos muuuito, ai…ai…ai...assim fica difícil manter qualquer dieta minha gente…hehe   

*Para quem não conhece o cardamomo, encontrei na internet, aqui e aqui, algumas informações sobre esta semente maravilhosa.

Pão Doce de Cardamomo e Passas

Então vamos à  receita:

Ingredientes

3 xícaras de leite morno
2 colheres de sopa de manteiga
1kg de farinha de trigo
2 envelopes de fermento biológico seco
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sementes de cardamomo, sem casca (ou 1 colher de chá, caso prefira um sabor menos intenso no pão)
3/4 de xícara de uvas passas
2 colheres de sopa de mel, mais o suficiente para pincelar o pão
2 ovos batidos ( um para a massa e outro para pincelar o pão)

Preparação

Numa tigela grande, junte a manteiga com a farinha e misture bem. Acrescente o fermento, o açúcar, as sementes de cardamomo e as uvas passas. Bata o leite morno com o mel e o ovo e despeje sobre a mistura de farinha. Misture bem e trabalhe com as mãos até obter uma massa firme. Vire-a sobre uma superfície levemente enfarinhada e sove por uns 5 minutos. Transfira a massa para a tigela, cubra-a com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume. Vire novamente a massa sobre a superfície enfarinhada, sove por uns 3 minutos e molde em rolos grossos do tamanho que desejar. Unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha (nessa receita usei três formas, uma de 30cm e duas de 20cm). Arrume a massa nas formas, cubra novamente com filme plástico e deixe descansar. Quando a massa tiver crescido, pincele com o ovo misturado com um pouco de mel, leve para assar em forno preaquecido à 200ºC até que a superfície fique dourada e firme (no meu forno assou em aprox.20 minutos). Desenforme sobre uma grelha, deixe esfriar um pouco e sirva-se dessa delícia de pão!!

Pão Doce de Cardamomo e Passas

3.6.13

Sopa de Espinafre

Sopa de espinafre
Oi minhas queridas e meus queridos, como foram de feriado, espero que muito bem!! Aqui aproveitamos para descansar, quatro dias de folga, bom demais!! E como o sol não se decide,  às vezes aparece, mas de repente some de novo trazendo o friozinho de volta, vou aproveitando para saborear umas sopinhas que adoro. A receita de hoje é de uma sopa de espinafre que ficou muito boa e deu uma gostosa esquentada no corpinho e na alma também !! rsrsrs

Os ingredientes
1 maço de espinafre devidamente higienizado e cozido
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
2 xícaras de caldo de legumes
1 xícara de leite
Sal e pimenta a gosto

Para finalizar
Misture bem 100g de creme de leite com 100g de cream cheese. Reserve.

Preparando a sopa
Em uma panela ou frigideira grande, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até amolecerem. Adicione o espinafre e mexa bem. Acrescente o caldo de legumes, o leite, o sal e a pimenta e deixe levantar fervura. Cozinhe em fogo brando por uns 10 minutos. Tire do fogo e deixe esfriar um pouco. Ponha a sopa no processador ou liquidificador e bata até que vire uma pasta cremosa. Se ficar muito espessa acrescente um pouco mais de leite. Leve a sopa para aquecer, acertando os temperos, caso necessário. Sirva em tigelinhas individuais, decore com o creme de queijo e bom apetite!!

Sopa de espinafre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Printfriendly