31.7.13

Geleia de Frutas Vermelhas

geleia de frutas vermelhas


Olá minha gente querida, tudo bem ?!! Espero que todos estejam super bem!! Pessoal, aqui na Alemanha estamos na época dos morangos lindos, bem como das cerejas divinas e outras magníficas frutas vermelhas, que eu amoooo !! Por isso resolvi fazer geleia (ando na fase das geleias…rsrs). Fiz uma geleia com essas frutas maravilhosas que ficou um espetáculo e hoje trago a receita para vocês. Fica com uma cor tão incrível e é uma verdadeira delícia, que pode ser saboreada com torradinhas, com queijo, panquecas, saladas, pratos salgados, pratos doces, enfim, com uma infinidade de outros sabores que você pode combinar da forma que o seu paladar desejar !!

geleia de frutas vermelhas
geleia de frutas vermelhas


Ingredientes

1kg de morangos picados
500g de cerejas, sem caroços, picadas
250g de amora
400g de açúcar
1 pau de canela
Suco de 1 limão siciliano

Preparação

Enquanto estiver picando e retirando caroços, vá deixando as frutas, já devidamente higienizadas, um pouquinho de molho na água. Escorra-as e coloque na panela juntamente com o açúcar, o suco de limão e o pau de canela. Leve ao fogo baixo, retirando a espuma que se formar na superfície. Deixe cozinhando em fogo baixo até o ponto de geleia.

Uma forma de verificar o ponto: retire da panela uma colher de sopa de geleia, coloque em um pratinho e divida ao meio, separando-a em duas partes, se não se espalhar ou unir-se novamente, está no ponto. 

Eu gosto dela mais rústica, com pedacinhos da fruta, mas caso prefiram mais homogênea, podem usar um amassador de batatas (ainda assim poderá ficar com alguns pedacinhos) ou ainda um mixer ou liquidificador (apenas por poucos minutos). Coloque em vidros devidamente esterilizados e conserve em geladeira.

geleia de frutas vermelhas

25.7.13

Salada de Melancia com Rabanete

Salada de Melancia com Rabanete
Olá pessoal !! Tudo bem com vocês?!! Com o calor que anda fazendo por aqui, e que eu particularmente, adoooorooo, a sugestão de hoje tinha que ser uma saborosa saladinha!! Gente, vocês não tem ideia de como essa salada é especial !! Trata-se de uma receita que vi na revista "Food&Wine"(edição de agosto). É uma salada muito refrescante e com sabor levemente doce e picante ao mesmo tempo, experimentem, vocês não vão se arrepender, garanto que fica maravilhosa !! Então, vamos à receita dessa delícia!!

Salada de Melancia com Rabanete
Salada de Melancia com Rabanete

Ingredientes 

4 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de chá de sambal oelek* (ou outra pasta cremosa à base de pimenta vermelha)
2 colheres de chá de gengibre ralado
12 rabanetes cortados em fatias bem finas
Metade de uma melancia média, sem sementes, cortada em pequenos pedaços ou faça bolinhas, com um boleador, como eu fiz, fica um charme!!
 2 talos de cebolinha picados
Hortelã picada a gosto
Manjericão picado a gosto
Sal e pimenta a gosto
1 pimenta chili ou dedo de moça picada (opcional)

*sambal oelek - condimento de pimenta, cremoso, de picância acentuada, tradicional na Indonesia, feito basicamente de pimenta vermelha fresca moída.

Preparação

Em um recipiente próprio para saladas, misture o suco de limão, o sambal oelek* (ou outra pasta cremosa de pimenta) e o gengibre. Tempere com sal e pimenta. Adicione a melancia, o rabanete, a cebolinha e a pimenta (opcional) e misture delicadamente. Acerte o sal e pimenta, caso necessário, e para finalizar, salpique com a hortelã e o manjericão. Sirva em seguida e bom apetite !!

Salada de Melancia com Rabanete

17.7.13

Palitos Crocantes de Pão de Forma

Palitos crocantes de pão de forma
Olá minhas queridas e queridos, tudo tranquilo?!! A sugestão que trago hoje trata-se de um aproveitamento. Sabem aquelas sobras de cascas de pão de forma, que vocês não iriam utilizar, então, vocês podem fazer esses deliciosos palitos crocantes!! Super fácil de preparar pessoal!! Ficam bons demais, ótimos para serem servidos como petisco, acompanhando pastinhas diversas, saladinhas ou até mesmo puros, pois realmente ficam muito saborosos!! 

Palitos crocantes  de pão de forma

Ingredientes 

  • sobras de casca de pão de forma (também podem usar fatias de pão de forma, cortadas em tiras) 
  • maionese - que você mesmo pode preparar, conforme essa receita super fácil que já postei e você encontra clicando aqui
  • queijo parmesão ralado a gosto

Nota: a quantidade de maionese dependerá da quantidade de pão (aprox. 1 colher de sopa para cada duas fatias de pão de forma)

Preparação

Em um recipiente coloque a maionese e adicione as cascas de pão, misture-as delicadamente na maionese (eu misturei com as mãos mesmo), depois transfira as cascas para uma forma forrada com papel manteiga e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido a 180ºC até ficarem dourados, o tempo vai depender do forno, no meu ficou torradinho e crocante em aprox. 15 minutinhos.

Uma outra dica muito saborosa é usar pesto ao invés da maionese. É só passar as tiras de pão no pesto e levar ao forno. Ficam deliciosos e são ótimos petiscos também !! Você encontra aqui mesmo no blog uma receita super prática de molho pesto, é só clicar aqui.

Palitos crocantes de pão de forma

16.7.13

Sabores da Vida em Outros Sabores

Oi minha gente querida, como estão?! Espero que todos muito bem!! Hoje estou trazendo para vocês uma postagem diferente. Na verdade, já fazia algum tempo que eu queria fazer isso e agora finalmente consegui um tempinho para agrupar as receitas daqui do blog que foram testadas, saboreadas e aprovadas pelos meus queridos e deliciosos blogs amigos, os quais muito me honraram experimentando os meus sabores em seus próprios sabores e me deixando imensamente feliz ao publicarem em seus cantinhos tão saborosos. Muito obrigada minhas queridas amigas, pelo carinho, adoro vocês!! 

Andréa - Quitutes da Andréa
Rosinha - Cozinhaterapia Vovoszinha
bolo de laranja com gengibre



Renata - Eternos Prazeres
bolo de chocolate branco





Kati - Ajustando as Velas
torta de ricota






berinjela caprese











Lourdes - Coisas Cá de Casa

12.7.13

Geleia de Pimenta

geleia de pimenta
E de novo chegou a sexta feira, ô coisa boa !! Então minhas queridas e queridos, preparados para o fim de semana?!! Claro né, fim de semana é sempre muito bom. A sugestão que trago hoje é maravilhosa, deliciosa, fácil de fazer e garanto que depois de preparar a primeira vez, vocês não vão conseguir parar de fazer e de comer e de fazer e de comer….rsrs, de tão boa que é a danada !! É uma receita de geleia de pimenta que eu já estava de olho há bastante tempo. A primeira vez que vi foi na cozinha divina da Carla Colombo - Brisando na Cozinha, depois vi novamente em outra cozinha divina, da Fê Dayrell - Na Cozinha Lá de Casa e por fim em mais outra cozinha divina, da Rachel Azevedo - Na Biroskinha. Aí eu pensei, agora não tem mais jeito, tenho que fazer, e fiz gente, e amei, e vou fazer muitas e muitas vezes mais!! E vocês também podem fazer, garanto que não vão se arrepender, já podem começar preparando para o fim de semana, o que acham, eu acho que vale a pena, pois além de ser uma receita bem tranquila de fazer, pode ser saboreada com carnes, peixes, queijos variados, saladas, torradinhas, enfim com o que vocês desejarem !! Então vamos à receita !!

pimentaIngredientes:

4 pimentas dedo de moça sem sementes, bem picadinhas 
1 maçã ralada (sem casca e sem sementes) 
1 xícara de açúcar
200ml de suco de laranja
2 dentes de alho
1 pitada de sal

Nota 1: como aqui não encontro dedo de moça, usei pimenta chili,  que é bem semelhante, conforme vocês podem ver na foto (talvez sejam iguais, apenas com nome diferentes, nem sei...rsrs).

Preparação

Em uma panela coloque todos os ingredientes e leve ao fogo médio por 20 minutos sem mexer. Após 20 minutos desligue o fogo, coloque em um vidro esterilizado e deixe esfriando de cabeça para baixo. Depois de fria mantenha em geladeira.

Nota 2: Fiz uma alteração na receita, em relação a maçã (dar uma mudadinha faz parte nérsrs). Então, o que fiz foi o seguinte: para evitar que ficassem pedacinhos de maçã na geleia, misturei a maçã com uma parte do suco de laranja, no mixer, e fiz um purê. O resultado foi excelente!!

geleia de pimenta
geleia de pimenta

10.7.13

Bolo Formigueiro com Ganache de Doce de Leite

Bolo Formigueiro com Ganache de Doce de Leite
Olá minhas queridas e queridos, hoje trago uma sugestão de um bolo já bem conhecido, o bolo formigueiro, que é um clássico delicioso que eu adoro e sempre vale a pena lembrar dele não é mesmo?!! Só que desta vez ao invés de fazer uma cobertura de chocolate, como de hábito, decidi variar e fazer uma cobertura diferente, então fiz uma ganache de doce de leite. Gente, vocês nem imaginam, ficou bom demais, a combinação do sabor do bolo com o doce de leite, ficou perfeita!! Espero que apreciem. Uma ótima quarta feira a todos !!

Bolo Formigueiro com Ganache de Doce de Leite
O Bolo

Ingredientes

2 colheres de sopa de manteiga 
1 xícara de açúcar
4 ovos (claras em neve)
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
100g de chocolate granulado
50g de coco ralado
1 colher de sopa de fermento em pó



Bolo Formigueiro com Ganache de Doce de Leite
Preparação

Na batedeira, bata as gemas, a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Acrescente aos poucos o leite, a farinha, o coco e o fermento, batendo em velocidade mais baixa. Retire da batedeira e misture delicadamente, as claras em neve e o chocolate granulado. Despeje em forma untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido a 180ºC, por uns 30/35 minutos ou até que ao perfurar a massa com um palito, o mesmo saia seco.


ganache de doce de leite

A Ganache: misture bem 200g de creme de leite com 200g de doce de leite pastoso e leve ao fogo, mexendo sempre, assim que começar a ferver, desligue. Espere esfriar, espalhe sobre o bolo e sirva. 

Com essa receita participo do concurso "Sublimar o Doce de Leite" do Blog Sol Pâtisserie, da minha querida amiga Sol, se vocês ainda não conhecem visitem o blog aqui, vocês vão adorar!!

Bolo Formigueiro com Ganache de Doce de Leite

8.7.13

Suco de Melancia com Limão Siciliano e Manjericão

suco de melancia com limão siciliano e manjericão

Oi minhas queridas e queridos, espero que que o fim de semana de vocês tenha sido maravilhoso!! Finalmente por aqui o verão chegou…iuuuu…o fim de semana foi de muito sol e calor, bom demais, amooooo!! Portanto em comemoração ao fim de semana ensolarado e desejando que continue assim, trago uma sugestão de um suco muito saboroso, bem fácil de fazer e super refrescante !! 

Que tenhamos todos uma semana esplêndida!!

suco de melancia com limão siciliano e manjericão

Ingredientes1/2 melancia cortada em pedaços, de preferência gelada (sem sementes), suco de 1 limão siciliano, manjericão picado a gosto.

Preparação: Bata no liquidificador os pedaços de melancia com o suco de limão e o manjericão e pronto, você já pode saborear um suco delicioso e refrescante. O ideal é fazer com a melancia gelada, mas caso não seja possível, acrescente gelo. 

Rendimento : 4 copos

suco de melancia com limão siciliano e manjericão

5.7.13

Pimentões Recheados com Arroz e Lentilhas

Olá minhas queridas e queridos, que tenhamos todos uma ótima sexta feira!! Para fechar a semana trago uma receita diferente de pimentões recheados, uma versão sem carne moída. Para quem não come carne pode ser saboreado como prato principal, acompanhado de uma rica saladinha e para quem não dispensa uma carninha, pode ser saboreado como um belo acompanhamento. Eu adoro pimentões em todas as suas cores e também gosto muito de incluí-los em minhas receitas, ainda mais quando eles são o destaque do prato !! Gente, fica bonito, nutritivo, gostoso e com um sabor super especial!! Espero que gostem da minha sugestão!!

UM FIM DE SEMANA MARAVILHOSO PARA TODOS!!   







Ingredientes

3 pimentões (amarelo, vermelho e verde), cortados ao meio, sem as sementes e higienizados
1/2 xícara de arroz
1 colher de chá de cúrcuma (açafrão-da-terra)
1 xícara de lentilha cozida
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1/4 de xícara de manteiga
50g de pinolis
1/2 xícara de tâmaras secas picadas
1 colher de chá de cominho em pó
Sal e pimenta a gosto

Cobertura:  Azeite; 3 pimentas chili (verde, amarela e vermelha) e 200g de creme de leite azedo.


Preparação

Cozinhe o arroz com a cúrcuma, depois de pronto misture com a lentilha, reserve. Doure a cebola e o alho na manteiga. Acrescente os pinolis e as tâmaras, tempere com o cominho, sal e pimenta. Cozinhe por uns minutos (3 a 4 aprox.) até que peguem o gosto dos temperos e junte ao arroz com lentilha, misturando tudo muito bem. Disponha os pimentões em uma assadeira e recheie com a mistura preparada. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 190ºC por 25 minutos ou até os pimentões ficarem macios.

Preparando a cobertura: corte os cabinhos das pimentas, retire as sementes e pique-as em rodelas. Aqueça o azeite em uma frigideira e frite-as por uns minutinhos. Escorra e reserve. Arrume os pimentões em uma travessa, despeje o creme de leite azedo sobre eles, salpique com a pimenta, sirva e muito bom apetite!!


3.7.13

Bolo de Maçã com Cobertura Crocante

Bolo de maçã com cobertura crocante




Olá minha gente querida, espero que esteja tudo maravilhoso com todos vocês!! Para quem vem acompanhando a minha expectativa em relação aos exames de saúde que venho fazendo, já posso dizer que uma parte do quebra-cabeça foi resolvida, um problema já foi identificado, encontra-se na tireóide, pois é, ela mesma, a danadinha está com defeito…rsrs…O diagnóstico já foi confirmado e o que tenho chama-se Tireoidite de Hashimoto, trata-se de uma doença autoimune, um erro no sistema imunológico, o organismo passa a "atacar" a tireóide, fabricando anticorpos contra a mesma, já comecei o tratamento e pelo visto terei que tomar a medicação para o resto da vida ou pelo menos por muitos anos, realizando exames periódicos para controlar a dosagem do medicamento. Bem, com relação a tireóide é basicamente isso minha gente, agora tenho que aguardar o resultado dos outros exames que fiz para verificar outras alterações no sangue, mas estes somente semana que vem, enquanto isso vou preparando coisinhas gostosas, pois cozinhar me relaxa e eu adoro !! Por essa razão, para variar, hoje trouxe um bolo…hehehe...um bolo de maçã muito saboroso. Então, estava eu a procura de um bolo de maçã (queria um que fosse um pouco diferente daquele que costumo fazer), eis que encontro essa receita aqui, achei muito interessante, principalmente pela cobertura, que fica super gostosa e crocante. Fiz algumas alterações na receita (faz parte né gente…rsrs), que já estão incluídas neste post e o resultado final foi fabuloso, ficou delicioso e diferente!! Eu adorei, espero que vocês também gostem !!

Bolo de maçã com cobertura crocante

Ingredientes

Massa 
4 colheres de sopa de margarina 
1 xícara de açúcar
3 ovos
1 xícara de farinha de trigo 
1 xícara de farinha de trigo integral 
1 colher  de sopa de fermento em pó 
1/2 xícara de leite
1 maçã sem casca picada
 1 colher de sobremesa de canela em pó

Cobertura
4 maçãs descascadas e raladas
1 colher de sopa de suco de limão
4 colheres de sopa de açúcar mascavo
4 barrinhas de cereais picadas ou 1/2 xícara de mix de castanhas moídas*
1 colher de sopa de margarina
1 colher de chá de canela em pó

Preparação

Massa: Na batedeira, bata a margarina com o açúcar até formar um creme claro. Continue batendo, adicione os ovos um a um e bata mais um pouco, até misturar bem. Acrescente as farinhas, a canela e o fermento, bata rapidamente na velocidade baixa e junte o leite, desligue a batedeira e incorpore à massa, as maçãs picadas. Espalhe a massa em forma untada com margarina e polvilhada com farinha. Reserve.

Cobertura: Em uma tigela, coloque a maçã ralada e regue com o suco de limão. Coloque em uma peneira e aperte com uma colher para sair todo o suco. Retorne a maçã para a tigela, misture o açúcar mascavo, as barrinhas de cereais picadas ou o mix de castanhas* moídas e a margarina. Espalhe sobre a massa do bolo e polvilhe com a canela. Asse em forno preaquecido a 180°C, por aproximadamente 40 minutos ou até que espetando um palito, o mesmo saia limpo. 

*o mix de castanhas moídas fica a seu gosto, para essa receita eu usei amêndoas e castanha-do-brasil(pará) moídas, mas podem usar castanha de caju, nozes, avelãs, amendoim, etc.

Bolo de maçã com cobertura crocante
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Printfriendly