29.8.13

Fettuccine ao Pesto de Pimentão Vermelho com Sardinha e Azeitonas e dicas de cozimento de massas

Fettuccine ao Pesto de Pimentão Vermelho com Sardinha e Azeitonas



























Olá minhas queridas e meus queridos!! Tudo bem ?!! A proposta de hoje é uma massinha, bem facinha e gostosa!! Gente, eu amo massas, por razões muito simples, porque além de muito saborosas, as variações são infinitas e é isso que eu acho ótimo, os variados tipos de massa e as inúmeras possibilidades de molhos que podemos inventar, transformar, inovar e saborear!! E se forem acompanhadas de um bom vinho e da companhia de amigos…aí é tudo de bom, né messsmo ?!!

Fettuccine ao Pesto de Pimentão Vermelho com Sardinha e Azeitonas

Não sei se é o caso de vocês, mas sempre me bate uma certa dúvida em relação a diferença entre esses tipos de massa; fettuccine, tagliatelle e pappardelle. Esse tipos de massa são aquelas cortadas em tiras achatadas, e depois das minhas andanças pela internet, descobri que a diferença entre elas estaria na largura, sendo esta diferença bem sutil, algo em torno de 2mm. De qualquer forma gente, como não medi antes de cozinhar…rsrsrs, decidi chamar a minha de fettuccine e seja qual for o nome correto, o importante é que com um gostoso molho, todas ficarão igualmente saborosas!!

Dicas para um bom cozimento: 
  • utilize 1 litro de água para cada 100g de massa;
  • acrescente o sal quando a água ferver, na proporção de 10g por litro;
  • após colocar o sal, acrescente a massa, sempre mexendo delicadamente com um garfo, colher de pau ou escumadeira, dependendo do formato da massa;
  • espere levantar fervura novamente (se preferir colocar a tampa, cuide para que não transborde) e continue o cozimento, mexendo de vez em quando, para evitar que a massa grude;
  • assim que a massa atingir o ponto desejado, "al dente" * (definição aqui), escorra e adicione o molho imediatamente (caso não vá utilizar imediatamente, interrompa o cozimento com água fria e regue com um pouquinho de azeite. Reserve até o momento de servir, mas o ideal mesmo é  que seja misturada ao molho assim que estiver pronta, e saboreada em seguida);
  • se for ao forno para gratinar, a massa deverá ser um pouquinho mais cozida para evitar que absorva tempero em excesso. Tempere imediatamente a massa e caso esteja ressecada, acrescente um pouco da própria água do cozimento.

Fettuccine ao Pesto de Pimentão Vermelho com Sardinha e Azeitonas

Ingredientes

500g de massa tipo fettuccine ou outra de sua preferência
350g de pesto de pimentão vermelho (a receita você encontra aqui)
1 lata de sardinha
Azeitonas pretas a gosto (em torno de 24)

Preparação

Cozinhe a massa conforme instruções da embalagem. Enquanto isso, em uma frigideira untada com um pouco de azeite, coloque o pesto de pimentão vermelho, a sardinha levemente amassada com um garfo e as azeitonas. Deixe refogando um pouquinho para pegar o gosto. Massa pronta, escorra, misture-a bem ao molho e sirva em seguida, com queijo parmesão ralado. 

Facinha, facinha né gente !! Tenham um bom apetite!!
Porção para 4 pessoas

Fettuccine ao Pesto de Pimentão Vermelho com Sardinha e Azeitonas

27.8.13

Biscoitos de Mel e Laranja

Biscoitos de Mel e Laranja

Olá minha gente querida!! Hoje é mais um dia de adoçar a vida, com esses biscoitinhos deliciosos de mel com laranja. Essa receita eu tirei de uma revistinha que comprei na banca, ano passado, quando estive no Rio, o nome da revista é Guia de Culinária (nº 10/12). Estes biscoitos ficam muito gostosos e super fofinhos, e a combinação do mel com a laranja faz com que fiquem com um sabor muito especial. Tenho certeza que vocês vão adorar !! Então, vamos lá, preparar essas delicinhas?!! 

UM EXCELENTE DIA PARA TODOS!!

Biscoitos de Mel e Laranja


Biscoitos de Mel e Laranja



















Ingredientes para o biscoito
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho
1 colher de chá de sal
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó químico
1/2 xícara de chá de manteiga (temperatura ambiente)
2 gemas
4 colheres de sopa de suco de laranja
1/2 xícara de mel

Ingredientes para a calda 
1 e 1/2 xícara de suco de laranja
2 colheres de sopa de mel 

Preparação: em uma tigela peneire a farinha, o amido de milho, o sal, o açúcar e o fermento. Em outro recipiente, misture bem a manteiga, as gemas, o suco e o mel. Junte, aos poucos, os ingredientes secos aos líquidos, mexendo até que se forme uma massa homogênea (use as mãos se desejar). Embrulhe a massa em filme plástico e leve a geladeira por 30 minutos. Retire da geladeira e faça bolinhas, amassando levemente, formando discos e transfira para uma forma com papel manteiga. Leve ao forno preaquecido à 150ºC por 15/20 minutos aproximadamente ou até ficarem levemente dourados.
A calda: em uma panela misture o suco e o mel e leve ao fogo baixo até levantar fervura. Reserve.
Para polvilhar: açúcar de confeiteiro e 1 colher de sopa de raspas de laranja (opcional). Em um prato fundo misture o açúcar e as raspas de laranja. 
Finalizando: regue os biscoitos mornos com a calda e em seguida polvilhe com a mistura de açúcar.

Biscoitos de Mel e Laranja

26.8.13

Massa de Pizza Caseira

pizza meia portuguesa meia pepperoni
Olá pessoal!! Como estão todos?!! Espero que tenham tido um super fim de semana!! Pizza aos domingos não é uma regra aqui em casa, até porque, para certas receitas, é preciso estar com disposição e principalmente, inspirada, mas geralmente, coincidência ou não, costumo estar inspirada para fazer pizza aos domingos…rsrs...ainda mais em um domingo chuvoso como o de ontem. Maridão adora pizza, principalmente a portuguesa. Desde que ele conheceu a pizza portuguesa, quando morava no Brasil, sempre me pede pra fazer e como eu também adoro, tanto fazer quanto comer…rsrs, fiz essa gostosa pizza meia portuguesa, meia pepperoni, que ficou tão boa, mas tão boa que não sobrou nenhum pedaço para comer hoje, no café da manhã, fria mesmo (adoro….hehehe). Essa massa é diferente da outra pizza que já postei aqui, que também é muito boa !! Espero que gostem!!

QUE TENHAMOS TODOS UMA SEMANA MARAVILHOSA!!

pizza meia portuguesa meia pepperoni
pizza meia portuguesa meia pepperoni

Ingredientes para a massa
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá fermento biológico seco
3/4 de xícara de água morna
2 colheres de chá de azeite

Preparando a massa: peneire a farinha e o sal em uma vasilha, misture o fermento e adicione a água morna e o azeite. Misture até virar massa. Ponha em uma superfície enfarinhada e sove por uns 5 minutos, até que a massa esteja macia e elástica. Ponha a massa em uma vasilha polvilhada com um pouquinho de farinha, cubra com filme plástico e deixe descansar por 45 minutos, até dobrar de volume. Massa suficiente para 1(uma) pizza.

Ingredientes para o molho
4 tomates picados, sem pele e sem sementes
2 colheres de sopa de purê de tomate
cheiro verde (salsa e cebolinha) picado a gosto (opcional)
um pouquinho de azeite
1 pitada de açúcar
sal e pimenta a gosto

Preparando o molho: refogue todos os ingredientes do molho com um pouquinho (bem pouquinho mesmo) de água por uns 15 minutos. Reserve.

Ingredientes para a cobertura 
200g de muçarela (para essa pizza eu usei queijo de cabra, ficou muito bom)
2 ovos cozidos
meia cebola cortada em rodelas 
3 fatias de presunto cortadas em tiras pequenas
azeitonas pretas a gosto
rodelas finas de pepperoni a gosto
orégano a gosto
um pouco de azeite

Preparando a pizza: abra a massa em superficie levemente enfarinhada e modele o disco. Coloque o disco na forma, espalhe o molho, em seguida as fatias de muçarela e sobre esta, disponha os outros ingredientes da cobertura. Regue com um pouquinho de azeite e polvilhe com orégano a gosto. Leve ao forno preaquecido (uns 10 minutinhos antes) a 220ºC por 20 minutos.

pizza meia portuguesa meia pepperoni

23.8.13

Antepasto de Abobrinha com Hortelã e Azeitonas

Antepasto de Abobrinha com Hortelã e Azeitonas
Oieee minha gente super querida !! E mais uma semana já passou, incrível !! O tempo voa cada vez mais depressa e a gente desejando que o dia tenha mais algumas horas, para dar conta de todas as nossas atividades. Mas como não é possível lutar contra o tempo ou recuperar o tempo que já se foi, o melhor a fazer é administra-lo da melhor maneira possível, nunca esquecendo que, o tempo que passamos com as pessoas que amamos é e sempre deverá ser o mais importante e prioritário em nossas vidas, não é mesmo?!! Então que tal desfrutar desse tempo com pessoas queridas, saboreando esse delicioso antepasto de abobrinha. Não gente, não sou viciada em abobrinha, ou será que sou…rsrs, mas que eu amo abobrinha ahh…isso eu posso afirmar, amoooo, e se vocês são fãs de abobrinha como eu, vão adorar esse antepasto, que além de ser um petisco maravilhoso para saborear com pãezinhos e torradinhas, pode ser servido como salada, sendo também uma ótima opção como entrada ou acompanhamento. Espero que gostem!!

UM FIM DE SEMANA MARAVILHOSO PARA TODOS NÓS !!

Antepasto de Abobrinha com Hortelã e Azeitonas

Ingredientes

3 abobrinhas italianas higienizadas
1 xícara de água
1 xícara de vinagre branco
100g de azeitonas pretas picadas
2 dentes de alho picados
1/2 xícara de folhas de hortelã picadas
Pimenta dedo de moça picada a gosto 
Azeite a gosto
Sal e pimenta a gosto


Antepasto de Abobrinha com Hortelã e Azeitonas



Preparação

Rale as abobrinhas com casca e escalde* durante 3 minutos na água misturada com o vinagre e um pouco de sal. Escorra e esprema bem até sair o excesso de líquido. Coloque em uma tigela de vidro, soltando bem com o garfo. Adicione os demais ingredientes e temperos, envolva tudo com azeite a seu gosto, misture bem, vede a tigela e deixe curtir na geladeira. O ideal é saborear no dia seguinte ou dois dias depois, pois vai pegando o gosto dos temperos e fica ainda mais gostoso.

 *Escaldar– Colocar água fervente nos alimentos, sem deixá-los cozinhar. Caso queira consultar mais definições culinárias, entre na minha página Dicionário Culinário aqui no blog.

Antepasto de Abobrinha com Hortelã e Azeitonas

21.8.13

Sonhos Assados

sonhos assados








Olá pessoas tão queridas!! Que tenhamos todos um dia magnífico e uma semana maravilhosa e que seja muito doce, tão doce quanto esses maravilhosos sonhos que trago para vocês hoje, literalmente verdadeiros sonhos!! Encontrei essa excelente receita na revista digital "Nestlé com você nº 51" e fiquei louca para experimentar. A receita original é de mini sonhos, mas eu decidi fazer um pouco maior e o resultado foi uma loucuuuraaaa...gente, vocês não tem ideia da maravilha que são esses sonhos, uma perdição, difícil parar de comer, tanto que falei para o maridão levar alguns para o trabalho dele, senão teria sido um estrago, acho que eu teria traçado todos…rsrsrs!! Eu tenho certeza que vocês vão adorar, e garanto que não será fácil controlar o impulso de saborear todos, pois esses sonhos são irresistíveis!! Mas vocês podem convidar seus familiares e amigos para compartilhar dessas tentações, assim vocês poderão dividir essas calorias tão deliciosas e farão outras pessoas muito felizes, adoçando suas vidas!! Que tal?!!

sonhos assados



Ingredientes

Massa
3 tabletes de fermento biológico fresco (45 g)
1 xícara de leite morno
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de manteiga (cerca de 200 g)
3 gemas
1 pitada de sal
5 xícaras de farinha de trigo

Recheio
1 lata de leite condensado
1 medida (lata) de leite
1 colher de sopa de amido de milho
1 gema
200g de creme de leite

Para polvilhar
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de canela em pó

Preparação

Massa
Em um recipiente, dissolva o fermento no leite morno e depois misture bem o açúcar, a manteiga, as gemas e o sal. Junte a farinha de trigo, aos poucos, mexendo até obter uma massa lisa que solte das mãos. Modele os sonhos e disponha-os em assadeiras. Deixe crescer por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume. Leve ao forno preaquecido a 180ºC, por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Recheio
Em uma panela, misture o leite condensado com o leite, o amido de milho e a gema. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 10 minutos, até obter um creme. Retire do fogo, misture o creme de leite e deixe esfriar. Recheie os sonhos, já mornos, com o creme. Polvilhe com o açúcar misturado com a canela em pó e sirva.
sonhos assados







20.8.13

Salada Cobb

Salada Cobb
Olá minha gente, tudo bem com vocês?!! Espero que tudo esteja maravilhooooso !!! No fim de semana recebi alguns amigos aqui em casa e preparei, entre outras coisas, essa super salada, que além de muito gostosa e variada é super completa e colorida, e vale muito a pena experimentar !! Essa salada é de origem americana e acredita-se que foi criada nos anos 30, no restaurante Brown Derby, em Los Angeles e recebeu o nome de Cobb salad em homenagem ao dono do restaurante, Robert Howard Cobb, que ao que tudo indica foi o criador da salada, se bem que não se sabe se foi ele mesmo ou chef do seu restaurante. Enfim, minha gente, de qualquer forma, seja quem for que a tenha criado, uma coisa posso afirmar para vocês com toda a certeza, é uma combinação de sabores muito legal e a salada fica uma delícia !! Não deixem de preparar, tenho certeza que vai ser um sucesso !!

Ingredientes para a salada

  • Mix de folhas de sua preferência (alface lisa, crespa, americana ou roxa, agrião, rúcula…etc.)
  • 1 abacate grande cortado em cubos (salpique gotas de limão, para preservar a cor)
  • 4 ovos cozidos cortados em rodelas
  • 2 peitos de frango, cortados em cubos, cozidos e temperados (usei sal e pimenta) 
  • 120g de queijo tipo gorgonzola ou roquefort, cortado em cubos
  • 3/4 de xícara de bacon frito e escorrido em papel toalha (para retirar o excesso de gordura)
  • 12 tomates cereja cortados ao meio
  • Ingredientes para o molho
  • 1/2 xícara de água
  • 1/2 xícara de vinagre balsâmico
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 colher de sopa rasa de molho inglês
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1/2 xícara de azeite
  • Sal e pimenta a gosto
Preparando a salada: disponha o mix de folhas em um prato próprio para salada e acomode sobre as folhas, alinhados, os outros ingredientes: abacate, tomate, frango, bacon, queijo e ovos. (não necessariamente nesta ordem…rsrsrs)
Preparando o molho: em uma vasilha misture muito bem todos os ingredientes e coloque sobre a salada ou sirva à parte. Bom apetite!! 
Porção para 4 pessoas

Salada Cobb

16.8.13

Pesto de Pimentão Vermelho

Pesto de Pimentão Vermelho
Olá minha gente tão querida!! Hoje é dia de começar a relaxar e se preparar para aproveitar muito o fim de semana. Sexta feira pode ser dia de happy hour, de chopinho, vinho, caipirinha, sucos, água de coco, etc. ...acompanhados de petiscos ou comida boa e saborosa!! Mas também pode ser de ficar em casa, tranquilamente, assistindo a um bom filme ou lendo um bom livro, degustando aquela bebidinha refrescante com uma gostosa comidinha caseira. O mais importante de tudo, estando em sua própria companhia ou da família ou dos amigos, é fazer o que te deixa feliz!! A minha sugestão de hoje é um molho pesto de pimentão vermelho, delicioso e super útil, pois pode ficar na geladeira por alguns dias e você vai saboreando da maneira que quiser; com pratos de massa, carnes, pãezinhos diversos ou torradinhas e até mesmo como molho para pizza!! A receita é da Annabel Langbein e a original você pode encontrar aqui no site dela. É uma receita ótima e tenho certeza que vocês vão adorar!!

Desejo a todos um fim de semana maravilhoso !!

Pesto de Pimentão Vermelho

Ingredientes

6 pimentões vermelhos 
1/4 de xícara de azeite
2 dentes de alho amassados
1 colher de chá de páprica 
1 colher de chá de páprica defumada
1/4 de xícara de amêndoas torradas
1/4 xícara de coentro fresco picado
Sal e pimenta a gosto



Preparação

Forre uma assadeira com papel manteiga, disponha os pimentões higienizados e secos e leve-os ao forno a 240ºC por cerca de 15-20 minutos, até que a pele fique enrugada e um pouco queimada. Retire do forno e coloque os pimentões em um saco plástico para suar. Isto vai facilitar a remoção das peles posteriormente. Deixe esfriar por aproximadamente 20 minutos. Enquanto isso, aqueça o azeite em uma frigideira, acrescente os dois tipos de páprica e o alho e refogue por alguns minutos. Desligue o fogo e coloque essa mistura em um processador ou liquidificador. Retire a pele e as sementes dos pimentões. Coloque-os no processador/liquidificador juntamente com a mistura de páprica, acrescente as amêndoas e o coentro. Tempere com sal e pimenta e bata até obter um creme liso. O pesto poderá ser mantido em um recipiente coberto na geladeira por até uma semana.


Pesto de Pimentão Vermelho

15.8.13

Bolo de Pera e uma entrevista muito especial

Bolo de Pera
Olá pessoal, como estão?!! Espero que todos estejam super bem !! Hoje é mais um dia de adoçar a vida, por essa razão trago para vocês um bolo muito leve, muito fofo e muuuuuito gostoso !! Há tempos que estou com uma vontade danada de fazer um bolo de pera. Eu gosto muito de pera, acho uma fruta tão leve e delicada e também adoro sentir o aroma e o sabor das frutas nos bolos e um bolo assim, tranquilo de fazer e delicioso, é sempre muito bem-vindo não é mesmo?!! Pois então vamos à receita de mais um bolinho para alegrar o nosso dia !! Vejam também, no final desta postagem, alguns detalhes e o link da minha entrevista, no site de uma amiga muito especial.

Bolo de Pera
Ingredientes

2 peras, sem casca e sem sementes, picadas
Suco de 1 limão siciliano
1/2 xícara de óleo
2 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento




Bolo de Pera


Preparação

Bata no liquidificador o suco de limão, 1 pera picada, os ovos e o óleo. Em um recipiente misture a farinha de trigo peneirada, o açúcar e o fermento. Junte os ingredientes batidos no liquidificador aos ingredientes secos e misture bem, por último acrescente a outra pera picada, mexendo delicadamente. Despeje em forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180ºC por aprox. 35/40 minutos ou até que perfurando com o palito, o mesmo saia limpo.
Bolo de Pera










Hoje, no site Projetando Pessoas, da minha querida amiga Sandra Portugal, foi publicada uma entrevista, onde eu falo um pouquinho de mim e também sobre projetar pessoas. Não deixem de visitar o site, é um espaço repleto de informações relevantes, importantes e interessantes e a Sandra é uma pessoa muito especial e talentosa!! Este mês também é aniversário do site, portanto mais uma razão para vocês visitarem e participarem da festa !! Para ler a minha entrevista é só clicar aqui, depois me digam o que acharam, espero que gostem !! Beijos a todos!!

banner projetando pessoas





14.8.13

Carpaccio de Abobrinha

Carpaccio de Abobrinha


Olá queridonas e queridões!! Hoje trago outra sugestão bem fácil de fazer e super gostosa, principalmente para quem gosta de abobrinha, eu particularmente adoro!! É uma ótima opção para ser servida como entrada, como acompanhamento ou até mesmo para saborear com torradinhas. Essa receita é super prática, leve, saudável e fica com um visual bem legal !! Espero que gostem da ideia!!

Carpaccio de Abobrinha

Ingredientes

Para o carpaccio
1 abobrinha italiana
1 talo de cebolinha picada
1 pimenta dedo de moça, sem sementes, picada
Queijo parmesão a gosto

Para o molho
Suco de 1 limão siciliano
2 colheres de azeite
2 colheres de mel
Sal e pimenta a gosto

Preparando o molho: em um vidrinho com tampa coloque os ingredientes e balance até que se misturem bem. 

Montando o carpaccio: corte a abobrinha em rodelas bem finas e disponha-as em um prato, conforme demonstrado nas fotos. Jogue por cima a cebolinha e a pimenta bem picadinhas, regue com o molho preparado e polvilhe com queijo parmesão ralado. Sirva em seguida. Fácil demais né gente, e fica uma delícia !!  

Carpaccio de Abobrinha

9.8.13

Carne Seca Acebolada com Aipim Frito e Queijo

Carne Seca Acebolada com Aipim Frito e Queijo

Olá minha gente querida !! Bem, como hoje é sexta feira, nada como um bom petisco para saborear com aquela cervejinha gelada, em companhia dos familiares, das(os) companheiras(os), dos amigos ou todos juntos, o importante mesmo é celebrar a vida, pois ela é preciosa !! A minha sugestão para hoje é um petisco muito gostoso e como aqui na Alemanha não tem carne seca, fiz com carne seca caseira (prometo postar aqui, assim que possível, essa minha experiência de fazer carne seca em casa). Então vamos à receita né messsmoo, assim vocês podem preparar ainda mais rápido essa delícia…rsrs. Espero que gostem !!

Carne Seca Acebolada com Aipim Frito e Queijo
Ingredientes

500g de aipim cozido cortado em pedaços médios
500g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
1 cebola cortada em rodelas
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta a gosto 
250g de muçarela ralada (se gostar com mais queijo, coloque mais)
Queijo parmesão a gosto

Carne Seca Acebolada com Aipim Frito e Queijo
Preparação

Em uma frigideira aqueça o azeite e refogue a cebola com sal e pimenta, até que fique transparente, acrescente a carne e deixe refogando mais um pouco até pegar o gosto dos temperos, reserve. Frite o aipim, reserve. 

Montando o prato: em um recipiente que pode ser levado ao forno, coloque uma camada da carne refogada, uma camada do aipim frito, a muçarela ralada por cima e polvilhe com queijo parmesão. Leve ao forno preaquecido a 180ºC, até que o queijo derreta. Sirva em seguida e bom apetite !!

Carne Seca Acebolada com Aipim Frito e Queijo

7.8.13

Panna Cotta de Queijo e Coco com Calda de Goiabada

Panna Cotta de Queijo e Coco com Calda de Goiabada
Olá minhas queridas e meus queridos, vamos adoçar a vida !! A minha sugestão para hoje é uma receita de panna cotta de queijo branco e coco, com calda grossa de goiabada, que é extraordinariamente deliciosa, e o melhor de tudo, fácil de fazer, afinal a proposta desse meu cantinho é exatamente a de tentar trazer para vocês receitas práticas e muito saborosas. A minha intenção é que as receitas publicadas aqui sejam simples, porém charmosas e elegantes…rsrs (gostaram do charmosas e elegantes, hehe), que possam alegrar os seus dias, tornando o ato de cozinhar algo prazeroso e relaxante, sem grandes complicações, afinal já temos muitas outras complicações para nos ocupar no nosso dia a dia, não é mesmo?!! Então vamos a mais uma receita, que como todas as que trago aqui para vocês, foi feita com muito amor, pois além de amar cozinhar,  amo poder agradar vocês e espero de todo coração que estejam apreciando esse cantinho !! 

Panna Cotta de Queijo e Coco com Calda de Goiabada
 Ingredientes

100ml de leite de coco
150ml de leite
50g de açúcar
10g de gelatina em pó sem sabor
200ml de creme de leite fresco
50g de coco ralado desidratado
250g de queijo branco (pode ser minas ou ricota)


Preparação

Leve ao fogo médio o leite de coco, o leite e o açúcar até levantar fervura e reserve. Hidrate a gelatina conforme instruções da embalagem. No liquidificador coloque os leites fervidos, a gelatina e o restante dos ingredientes, bata até que fique homogêneo. Despeje em ramequins ou forminhas untadas com manteiga. Respingue um pouco de água gelada nas forminhas untadas para facilitar no momento de desenformar. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas, até que esteja bem consistente. Sirva com a calda de goiabada ou com a geleia de frutas vermelhas que postei aqui, ou mesmo com outra geleia ou calda de sua preferência. O bom desta panna cotta é que combina com diversos sabores.

Para a calda de goiabada você vai precisar de: 6 colheres de sopa de goiabada e aproximadamente 1 xícara de água (caso prefira a calda um pouco mais rala, vá adicionando mais água até atingir o ponto desejado).

Preparando a calda de goiabada: leve ao fogo baixo, a goiabada juntamente com a água e mexa até que a goiabada derreta completamente. 

Panna Cotta de Queijo e Coco com Calda de Goiabada

2.8.13

Salada de Melão com Tomate Cereja e Hortelã

Salada de Melão com Tomate Cereja e Hortelã









Olá minha gente querida!! E eis que chega a sexta feira novamente, fim de semana apontando com promessa de muito sol e calor por aqui, bom demais !! O sol me dá energia e me deixa feliz, o que nesse momento é muito importante para mim, pois o resultado dos meus últimos exames de sangue e da ressonância magnética não foram dos mais animadores, mas não quero falar disso agora, hoje é dia de sol e de alegria e de receitinha fácil, gostosa e refrescante, afinal para encarar esse calor, nada melhor que uma saladinha bem gostosa!! Inspirada naquela salada de melancia que postei recentemente aqui, já que tinha um melão em casa pronto para ser degustado, procurei por uma receita de salada que tivesse melão e encontrei essa muito boa, na revista "O Poder das Saladas"(nº12). Nem pensei duas vezes, receita fácil, tinha praticamente tudo em casa e com os quase 35ºC de ontem, acompanhada de um franguinho grelhado foi a refeição ideal !! Espero que gostem!!

UM FIM DE SEMANA MARAVILHOSO PARA TODOS NÓS!!

Salada de Melão com Tomate Cereja e Hortelã
Ingredientes para a salada
1 melão de polpa verde
1 melão de polpa amarela  (como só tinha o de polpa verde não usei, mas usarei na próxima vez)
300g de tomate cereja (usei 12 tomatinhos)
1 talo de cebolinha picada
Hortelã picada a gosto e algumas folhas para decorar

Preparando a salada: Corte os melões ao meio, retire as sementes, faça bolinhas com a polpa e coloque em um recipiente próprio para saladas. Adicione os tomates cortados ao meio, a cebolinha picada e a hortelã picada. Misture tudo delicadamente e decore com as folhinhas de hortelã. 

Ingredientes para o molho
1/3 de xícara de vinho tinto (usei vinagre balsâmico)
Suco de 2 limões
2 colheres de sopa de mel
Sal e pimenta a gosto

Preparando o molho: Coloque todos os ingredientes em um vidrinho, tampe e agite para que os ingredientes se misturem bem. Coloque em uma molheira, sirva juntamente com a salada e tenha um ótimo e refrescante apetite!!

Salada de Melão com Tomate Cereja e Hortelã

1.8.13

Pão Petrópolis Fofíssimo !!

pão petrópolis
Olá minhas queridas e queridos!! Quem mora longe de sua terra natal sabe o quanto é difícil, a saudade da família e dos amigos é muito grande, e eu morro de saudade deles, se bem que com a internet ficou um pouquinho mais fácil suportar a distância. Por outro lado também sinto saudades de lugares, lugares especiais que adoro, um desses lugares é a Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, um lugar belíssimo e tradicional, que serve uma infinidade de delícias, doces e salgados da melhor qualidade e muito saborosos. Mas ultimamente estava mesmo com saudade da torrada petrópolis…humm…gente, é uma delícia, quentinha, no café da manhã ou no chá da tarde (chique né), é boa demais!! Bem, mas para poder matar a minha vontade da torrada, tinha que fazer o pão não é mesmo…hehe, então fiz essa receita aqui (divulgada pela Ana Maria Braga), receita essa que, pelo que pude observar, já foi elaborada e aprovada por diversos blogs de culinária. A receita é mesmo muito boa, o pão fica super fofinho e gostoso e eu finalmente pude degustar as minhas deliciosas torradas e matar um pouquinho da saudade desse sabor tão bom, fiquei tão feliz !! 

pão petrópolis
pão petrópolis

Ingredientes

50g de açúcar (¼ xícara)
400g de farinha de trigo (2 ½ xícaras)

1 pitada de sal

30g de fermento fresco (2 tabletes)

1 colher (sopa) de manteiga 

180 ml de leite (¾ xícara)

1 ovo

1 gema misturada com 1 colher de chá de café pronto

Preparação

Numa tigela coloque o açúcar, farinha de trigo e a pitada de sal e misture. Reserve. Coloque numa outra tigela o fermento fresco, a manteiga, o leite e o ovo e misture bem. Adicione a mistura de farinha (reservada acima) e sove bem até ficar uma massa homogênea. Dica: Polvilhe um pouco de farinha de trigo nas mãos para desgrudar a massa que fica entre os dedos. Deixe a massa descansar por 20 minutos. Modele a massa dando formato do pão, polvilhe com farinha de trigo e transfira massa para uma forma de bolo inglês (25 cm por 10 cm e 6 cm de altura) forrada com papel manteiga nas laterais deixando 10 cm de papel para o lado de fora da forma. Pincele a massa de pão com a gema misturada com café pronto e deixe crescer até a massa dobrar de tamanho. Leve o pão ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno, desenforme, retire o papel manteiga e sirva em seguida.

pão petrópolispão petrópolis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Printfriendly