30.10.13

Escondidinho de Batata com Atum

Escondidinho de Batata com Atum
Olá pessoal!! Hoje eu trago uma sugestão que veio do saboroso blog Sabor no Prato, da querida Fabiana, um blog cheio de receitas práticas e deliciosas, que adoro, e tenho certeza que quem já conhece também adora e quem ainda não conhece, não pode deixar de visitar, porque certamente vai adorar também e encontrará inúmeras receitas ótimas, como esta, de escondidinho de batata com atum, que é super fácil de fazer e fica uma delícia!! Assim que vi essa receita, não resisti, já parti para a cozinha para prepará-la. Prepare você também, é bom demais!!

UM EXCELENTE DIA PARA TODOS!! 

Escondidinho de Batata com Atum

















Escondidinho de Batata com Atum
Ingredientes
  • 1/2 colher de chá de manteiga
  • 3 batatas cozidas e amassadas
  • 3 colheres de sopa de leite (aprox.)
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 lata de atum (usei atum conservado em água, misturei com 3 colheres de sopa de pesto de pimentão vermelho, um pesto delicioso que costumo fazer com frequência, a receita você encontra aqui)
  • Requeijão cremoso a gosto (como não tinha requeijão, até porque aqui na Alemanha nunca encontrei, usei cream cheese)
  • Queijo muçarela ralado ou fatiado a gosto (também não tinha, então usei fatias de queijo de cabra)
  • Queijo parmesão a gosto (coloquei queijo parmesão ralado sobre o escondidinho antes de levar ao forno)

Preparação

Em uma frigideira, ao fogo baixo, coloque a manteiga e espere derreter. Acrescente a batata amassada, o leite e tempere com o sal e a pimenta. Misture bem até fique bem homogêneo e pastoso. Em um refratário pequeno, espalhe metade deste purê de batata, coloque o atum e o requeijão cremoso, cubra com o queijo muçarela e finalize com o restante do purê. Leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 15 minutos. Sirva em seguida.

Escondidinho de Batata com Atum

29.10.13

Salada Crocante com Presunto de Parma e Castanha do Brasil

Salada Crocante com Presunto de Parma e Castanha do Brasil

Olá minha gente querida!! Verão chegando no Brasil e logo, logo estarei partindo para uma temporada no Rio de Janeiro, aproveitar o sol, tomar muita água de coco e saborear muitas saladinhas gostosas!! Por essa razão me animei e fiquei muito feliz com o convite da Tiendeo para participar da 2ª edição do concurso de receitas Tiendeo, "Receitas de Temporada". Para conhecer a Tiendeo acesse este link: http://www.tiendeo.com.br/rio-de-janeiro. Preparei, para o concurso, esta salada super refrescante, crocante e deliciosa!! Espero que gostem!! Para votar na minha receitinha, na página do concurso, no facebook, é só clicar aqui. Conto com ajuda de vocês, minhas queridas e meus queridos!! Obrigada e um lindo dia a todos !!

Salada Crocante com Presunto de Parma e Castanha do Brasil

Ingredientes:

para a salada 
Folhas de alface americana
08 tomates uva (sweet grape) cortados ao meio
4 rabanetes cortados em fatias finas
1 cenoura grande ralada
100g de presunto de parma
Cebolinha picada a gosto
Lascas de queijo de cabra ou parmesão
 1/4 de xícara de castanha-do-brasil picada

para o molho
2 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de mel
suco de um limão
sal e pimenta a gosto

Salada Crocante com Presunto de Parma e Castanha do Brasil


Preparação:

Molho: misture muito bem todos os ingredientes.

Salada: aqueça um pouquinho de azeite em uma frigideira e adicione o presunto de parma, deixe grelhar até ficarem crocantes e reserve. Em um recipiente próprio para salada, disponha o alface, os tomatinhos, a cenoura e os rabanetes. Acrescente o presunto de parma grelhado, as lascas de queijo e por último jogue as castanhas sobre a salada.

Importante: não esqueça de higienizar a verdura e os legumes.

Salada Crocante com Presunto de Parma e Castanha do Brasil



24.10.13

Tacinha de Abacaxi com Gengibre e Chantilly de Canela

Tacinha de Abacaxi com Gengibre e Chantilly de Canela










Oi gente, o que acham de tornarmos nosso dia de hoje mais docinho e um pouco picante?!! Vocês já devem ter percebido que adoro usar gengibre nas minhas receitas, pois é, gosto muito mesmo, acho que o gengibre enriquece o sabor de qualquer prato, seja salgado ou doce, possui um sabor intenso é verdade, mas é bom demais!! Essa sobremesa surgiu completamente por acaso. Um abacaxi maduro, uma vontade de comer um docinho, alguns pacotinhos de paçoquinha, vindos do Brasil, já perto de vencer, fui juntando tudo e resultou nessa sobremesa divina!! Espero que gostem!!

Tacinha de Abacaxi com Gengibre e Chantilly de Canela






Para o doce de abacaxi com gengibre você vai precisar de:
1 abacaxi - corte em fatias e pique-as (retire o miolo)
50g de gengibre fresco picado
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
1 colher de café de canela

Para finalizar o doce você vai precisar de paçoquinha esfarelada

Preparando o doce: leve ao fogo baixo, o açúcar e a água e cozinhe até o açúcar se dissolver por completo. Aumente a temperatura para fogo médio, acrescente o abacaxi, o gengibre e a canela e deixe cozinhando, mexendo de vez em quando, até a calda engrossar mais um pouco. Deixe esfriar. 

Para o chantilly de canela você vai precisar:  
200ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de canela

Preparando o chantilly: em uma batedeira coloque o creme de leite, o açúcar e a canela e bata até que o creme comece a fazer ondas. Bata mais um pouquinho, com velocidade mais baixa até chegar ao ponto de chantilly (com ondas mais firmes). (Coloque primeiro 1 colher de açúcar e prove depois de ter batido um pouco, caso você ache que precisa de mais, coloque o restante).

Montando o doce: em tacinhas pequenas, coloque primeiro uma camada de chantilly, outra de doce, mais uma de chantilly e finalize com outra camada de doce. Polvilhe com a paçoquinha esfarelada e leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

Tacinha de Abacaxi com Gengibre e Chantilly de Canela

22.10.13

Salada de Abobrinha com Abóbora e Ricota

Salada de Abobrinha com Abóbora e Ricota








Oi minha gente!! Tudo bem com vocês?! Espero que todos estejam maravilhosos!! Hoje trago uma proposta de salada bem diferente e super saborosa. Adoro saladas e acho muito bom variar, estou sempre buscando receitas novas, e quando vi esta receita na revista "O Poder das Saladas"(nº16/2013), tive que fazer, alterei apenas umas coisinhas que já incluí na receita, mas só para incrementar um pouco mais o sabor. Pessoal, essa salada ficou uma delícia, gostei demais do resultado, ela é super fácil de fazer, fica com um belo colorido e muito gostosa, acabou rapidinho!! E então, vamos experimentar?! 

Um lindo dia para todos !!

Salada de Abobrinha com Abóbora e Ricota

Ingredientes

2 abobrinhas italianas cortadas em rodelas
3 colheres de sopa de azeite
1 xícara de abóbora em cubos
1 xícara de ricota
1/2 xícara de maionese
1 talo de cebolinha picada
1 pimenta dedo de moça pequena, bem picadinha
Sal, pimenta e páprica a gosto
1/2 xícara de nozes picadas

Preparação

Em uma frigideira aqueça o azeite e grelhe as abobrinhas, temperadas com sal e pimenta a gosto, reserve. Cozinhe a abóbora em água fervente até que fique macia, porém firme, escorra, tempere com a páprica e reserve. Em uma tigela, misture a ricota, a maionese, a cebolinha, a pimenta dedo de moça e sal a gosto até formar uma pasta. Monte a salada colocando uma camada da abobrinha grelhada, depois distribua a abóbora por cima e espalhe a ricota em pequenas colheradas. Decore com as nozes, leve à geladeira por 1 hora antes de servir e bom apetite!!

Salada de Abobrinha com Abóbora e Ricota

18.10.13

Caldinho de Feijão com Alho-Poró

Caldinho de Feijão com Alho-Poró















Oi minha gente querida!! Coisa boa né, fim de semana apontando novamente, para podermos dar aquela relaxada, ou não né, pois muitas vezes acabamos fazendo no fim de semana tudo que não tivemos tempo de fazer durante a semana, aí é mais trabalho…rsrs, mas é bom também, o importante é se manter sempre em movimento!! 

E o frio, que já anda rondando…aff…vocês sabem que não sou muito chegada a frio, mas não tem jeito, ele está chegando e nos últimos dias não esteve sozinho, veio acompanhado de chuva, o danado. Pois bem, como tenho que encarar esse friozinho (por enquanto é friozinho, o pior ainda está por vir…rsrs) nada melhor que um caldinho de feijão bem quentinho para aquecer o corpo, a alma e o coração. E foi exatamente assim, tomamos esse caldinho delicioso, assistindo um bom filme e tudo ficou mais quentinho e gostoso!! 

DESEJO A TODOS UM FIM DE SEMANA REPLETO DE ALEGRIA!!

Caldinho de Feijão com Alho-Poró

Ingredientes

500g de feijão cozido* 
1 colher de sopa de azeite
1/2 xícara de bacon cortado em cubinhos
1 xícara de alho-poró cortado em rodelas finas
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
Molho inglês a gosto
Sal e pimenta a gosto
Folhas de manjericão ou salsinha para decorar

*pode ser feijão preto, branco, rosinha, carioquinha, mulatinho...

Caldinho de Feijão com Alho-Poró
Preparação

Bata o feijão no liquidificador até ficar cremoso. Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure o bacon. Adicione a cebola e o alho e refogue por 3-4 minutos. Acrescente o alho-poró e refogue por mais uns 2 minutos. Junte o feijão batido e tempere com o molho inglês, o sal e pimenta a gosto. Cozinhe em fogo baixo por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando. Caso fique muito espesso, vá acrescentando água quente aos pouquinhos até atingir a consistência desejada. Decore com as folhinhas de manjericão e sirva bem quente, acompanhado de torradas. É bom demais!! 

Caldinho de Feijão com Alho-Poró



16.10.13

Pão de Ameixa com Nozes para o World Bread Day

Pão de Ameixa com Nozes































Olá minha gente querida!! Hoje é dia de fazer pão!! Este é o primeiro ano que estou participando do World Bread Day - Dia Mundial do Pão. Estou muito feliz em participar, gosto muito da ideia de homenagear e ser grata pelo pão de todo dia, pois nem todos tem a sorte de ter alimento diariamente em suas mesas. Portanto, nesta data, centenas de bloggers, do mundo todo, põem a mão na massa e participam deste evento, que vem sendo realizado desde 2006, por iniciativa do blog Kochtopf.


Depois de muita dúvida sobre qual pão faria para participar, acabei escolhendo esta receita de pão de ameixa com nozes que encontrei no livro "Sabores da Cozinha Contemporânea"(versão digital). Este pão fica com um sabor bem diferente, pois leva um pouco de pimenta do reino na massa (estou na fase de colocar pimenta em tudo, bolos, pães…hehe) e como eu adoro um sabor meio picante, achei super interessante e muito gostoso!! Caso não sejam muito fãs do sabor apimentado como eu, podem diminuir a quantidade. Espero que gostem da sugestão!! Um lindo dia para todos!!

Pão de Ameixa com Nozes

Ingredientes

1 xícara de ameixa preta seca
1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
2/3 de xícara de farinha de trigo integral
3-4 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino
2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
2/3 de xícara de chá de leite
1/2 xícara de chá de nozes picadas
Leite para pincelar

Preparação

Afervente as ameixas em fogo baixo até que estejam macias, ou deixe-as de molho de um dia para o outro. Coe (reserve 4 colheres de sopa do líquido), elimine o caroço e pique-as (ao invés de usá-las picadas, fiz um purê no mixer/varinha mágica). Misture o fermento com o líquido reservado e deixe dissolver por 15 minutos. Em uma tigela grande misture as farinhas, o bicarbonato, o sal e a pimenta. Abra uma cova no centro e adicione a ameixa, a manteiga e o leite. Despeje por cima o fermento dissolvido. Com uma colher de pau, vá mexendo a partir do centro, misturando mais farinha a cada mexida, até obter uma massa grossa. Transfira-a para uma superfície enfarinhada e sove-a até deixá-la lisa e elástica. Coloque em um recipiente, cubra com filme plástico e deixe-a crescer em um local aquecido até que dobre de volume (1h e 30 min). Passado o tempo indicado, torne a sovar a massa acrescentando as nozes picadas. Molde um pão cilíndrico e arrume-o em uma forma para pão untada, cubra e deixe crescer novamente por 45 minutos. Com uma faca faça cortes na superfície do pão, pincele-o com leite e leve para assar em forno preaquecido à 220ºC por 15 minutos, abaixe a temperatura do forno para 190ºC e asse por cerca de 35 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Muito importante: No meu forno o pão assou bem mais rápido que o tempo especificado nesta receita, portanto prestem muita atenção!! 

Pão de Ameixa com Nozes

11.10.13

Bundt Cake de Limão Siciliano com Gengibre e Pimenta

Bundt Cake de Limão Siciliano com Gengibre e Pimenta


Olá minha gente querida!! Acho que vocês já perceberam que sou louca por bolos, adoro fazer, adoro comer, adoro inventar e também adoro descobrir novas receitas de bolo. E vocês já devem ter visto que alguns dos bolos que publiquei aqui são feitos em bundt formas, pois me encantam seu formato. Portanto, sendo doida por bolos do jeito que sou, não poderia ficar de fora da Bundtmaniaprojeto lançado pelas meninas tão queridas, Lia e Mena. Trata-se de um desafio mensal e consiste em fazer um bundt cake, baseado em um tema. O tema escolhido para esta 1ª edição é o outono e devo confessar que não estava conseguindo ter nenhuma ideia que me remetesse a este tema, afinal sou uma pessoa solar né gentersrs. Foi então que me lembrei que quando adquiri a minha maravilhosa forma de bolo Nordic Ware, neste formato tão lindo que vocês estão vendo nas fotos, havia uma receita muito interessante na embalagem e foi esta a escolhida. Sinceramente, nem saberia dizer qual seria a conexão deste sabor cítrico e picante que escolhi para o meu bolo, com o tema desta edição, mas com esta combinação incrível do limão com o gengibre e a pimenta, para mim, já está valendo. E também quando me deparei com esta receita não resisti pessoal, tive que fazer. O aroma fantástico que se espalhou pela casa e o delicioso sabor desse magnífico bolo, me deram a certeza de que havia feito a escolha certa e que este bolo me conquistaria para sempre!! Espero que conquiste vocês também!! 

Bundt Cake de Limão Siciliano com Gengibre e Pimenta

Ingredientes 

2 colheres de sopa de raspas de 2 limões sicilianos
2 colheres de sopa de suco dos limões (reserve o restante para a calda)
2 colheres de chá de gengibre ralado
3 xícaras de farinha de trigo
3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
3/4 de colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de pimenta branca em pó
1 xícara de manteiga 
1 3/4 de xícara de açúcar
3 ovos
1 xícara de buttermilk 
Manteiga e farinha de rosca para untar e polvilhar a forma
Açúcar de confeiteiro para polvilhar o bolo

Para a calda1/2 xícara de açúcar e o restante do suco de limão que deverá ser suficiente para 1/3 de xícara. Em um recipiente misture bem o açúcar e o suco de limão até dissolver bem o açúcar.

Bundt Cake de Limão Siciliano com Gengibre e Pimenta

Preparação

Em um recipiente misture as raspas de limão, o suco de limão e o gengibre, reserve. Em outro recipiente misture farinha de trigo, bicarbonato de sódio, fermento em pó e a pimenta, reserve. Bata na batedeira a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo e claro. Adicione os ovos um a um, batendo bem após cada adição. Diminua a velocidade da batedeira e adicione os ingredientes secos, aos poucos, alternando com o buttermilk, finalizando com os secos. Acrescente a mistura de limão e gengibre, bata mais um pouco e despeje em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca. Asse em forno preaquecido a 180ºC por 40-45 minutos ou até que perfurando com o palito, o mesmo saia limpo. Deixe esfriando por 15 minutos. Desenforme e transfira para uma grade para que continue esfriando por mais alguns minutos, aplique a calda sobre o bolo, com um pincel, polvilhe com açúcar de confeiteiro e depois é só saborear esta delícia!! 

Bundt Cake de Limão Siciliano com Gengibre e Pimenta

10.10.13

Sabores da Vida em Outros Sabores - 2ª Edição

Olá queridíssimas e queridíssimos!! Conforme fiz na 1ª edição aqui, repito a dose e trago hoje para vocês, com imenso prazer, a 2ª edição do "Sabores da Vida em Outros Sabores", mostrando as receitas daqui do blog que foram testadas, saboreadas e aprovadas pelas minhas queridas amigas blogueiras, as quais muito me honraram e me deixaram extremamente feliz, experimentando os meus sabores em seus próprios sabores e publicando em seus cantinhos tão maravilhosos!! Minhas queridas amigas, agradeço de todo o coração por todo esse carinho, vocês são demais, adoro vocês!!

Sol - Sol Pâtisserie





Bolo de Azeite com Pistache e Cobertura de Chocolate Branco


Gina  -  Naco Zinha













Renata - Eternos Prazeres






Bolo Doce de Couscous









Sileni - Vivendo e Aprendendo





Bolinho de Arroz Assado


9.10.13

Risoto de Beterraba com Queijo Brie e Nozes

Risoto de Beterraba com Queijo Brie e Nozes

Olá pessoal!! Vamos para mais uma receita super gostosa?!! Hoje a estrela é a beterraba, atuando soberana neste risoto delicioso!! Esta receita veio do livrinho digital "200 Veggie Feasts (All Colour Cookbook) por Louise Pickford", o mesmo onde achei aquela receita maravilhosa de figos assados
A beterraba é poderosa né gente, sempre reina absoluta em qualquer prato, sai colorindo tudo sem nem pedir licença, com aquela cor belíssima que ela tem, além dos inúmeros benefícios que ela proporciona à nossa saúde. Eu adoro saboreá-la em sucos, saladas, sopas e também em risotos, como este que apresento para vocês hoje, que fica um espetáculo, realmente lindo e saboroso!! 

Risoto de Beterraba com Queijo Brie e Nozes

Ingredientes 

1.2 litros de caldo de legumes fervendo
350g de beterraba cozida e cortada em cubos
4 colheres de sopa de azeite
1 cebola roxa picada
2 dentes de alho amassados
2 colheres de chá de tomilho fresco
300g de arroz arbóreo
125ml de vinho tinto
100g de queijo brie cortado em cubos
100g de nozes torradas e picadas
sal e pimenta a gosto

Risoto de Beterraba com Queijo Brie e Nozes
Preparação

Aqueça o azeite em uma panela larga e baixa, adicione a cebola, o alho, o tomilho, sal e pimenta, e refogue em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que a cebola fique transparente e amolecida. Adicione o arroz e misture bem, depois acrescente o vinho, mexendo por uns 2 minutos até que ele evapore. Adicione a beterraba. Em seguida, regue com uma concha do caldo e siga mexendo, em fogo médio, até que o arroz absorva o caldo por completo, depois adicione outra concha e assim sucessivamente, sempre mexendo, aprox. 20 minutos, até que o arroz esteja "al dente"*Quando estiver pronto, retire a panela do fogo, acrescente o queijo e as nozes, tampe a panela e deixe por 2-3 minutos até que o queijo derreta. Sirva em seguida e bom apetite!!

* al dente  termo italiano que define o ponto de cozimento de massas, arroz ou legumes, quando estes ainda oferecem uma certa resistência ao dente, apesar de já estarem macias.

Risoto de Beterraba com Queijo Brie e Nozes

7.10.13

Bolo Mármore Delicioso e Duas Comemorações!!

Bolo Mármore

Oi minhas queridas e meus queridos!! Como estão todos?!! Espero que espetacularmente bem!! Hoje é um dia muito especial para este blog, ou melhor, outubro é um mês muito especial para este cantinho que tanto adoro e vou contar para vocês a razão.  

Quando comecei este blog eu não fazia ideia do que seria. Inicialmente meu objetivo era o de registrar minhas aventuras na cozinha, assim como um diário virtual, já que sempre curti muito cozinhar e nos últimos tempos ainda mais. Cozinhar para mim, além de me deixar muito feliz é como uma terapia, me relaxa e me ajuda a aliviar um pouco a saudade imensa da família, dos amigos, da cidade maravilhosa, enfim, de tudo que deixei quando me mudei para a Alemanha.

Na verdade, comecei escrevendo algumas receitinhas em agosto de 2012, mas mantive o blog fechado para o público, pois ainda não me sentia preparada para receber visitas…rsrs, afinal a gente gosta de deixar tudo arrumadinho e bonitinho para receber não é mesmo?!! Então em outubro de 2012, não me lembro exatamente a data, criei coragem e decidi abrir o blog para visitantes, portanto, minha gente, como não sei ao certo o dia, instituí o mês de outubro como sendo o mês de aniversário do meu cantinho.

Eu não fazia ideia do que era ter um blog, nem passava pela minha cabeça quão trabalhoso é manter um blog de culinária. Pensar nas receitas, testar as receitas, que de vez em quando não funcionam como esperávamos e então temos que começar tudo de novo, depois tirar fotos, baixar fotos, escolher fotos, preparar os textos, verificar ortografia, revisar tudo mais de uma vez, uma infinidade de detalhes…aff…dá trabalho, mas da mesma forma, nem passava pela minha cabeça o quanto tudo isso também proporciona um imenso prazer!!

E como passou rápido pessoal, de repente quando me dei conta, um ano havia se passado, nem acredito!! Nesse período, descobri um universo totalmente diferente, interessante, desafiador, às vezes desanimador, por conta de plágios e outras coisinhas um pouco desagradáveis, mas de forma geral, maravilhoso!! Também aprendi muito, me diverti muito e o melhor de tudo, conheci pessoas muito especiais, que já moram no meu coração!!

Aproveito a ocasião para comemorar também o fato da página do blog, no facebook, ter passado das 500 curtidas, o que é mais um motivo de muita alegria para mim!!

Sendo assim, minha gente querida, para celebrar 1 ano de blog e as 500 curtidas no face, resolvi fazer o bolo que é um dos mais tradicionais e famosos por aqui, o bolo mármore. Adoro o efeito mesclado que esse bolo tem, é tão bonito!! Nessa receita, como eu estava sem chocolate em pó para adicionar à massa de chocolate, acabei substituindo por creme de avelãs (nutella) e o resultado foi surpreendente, ficou com um sabor divino!! Então, o que acham de comemorar comigo este momento tão especial?!!

Gostaria de agradecer imensamente a todos os que me seguem, visitam e que dedicam um pouco de seu tempo passando por aqui, participando, comentando, sempre atenciosos, carinhosos e respeitosos, o que além de ser uma grande honra, me deixa muito feliz!!

MUITÍSSIMO OBRIGADA A TODOS!! É UM ENORME PRAZER RECEBÊ-LOS!!
 VOCÊS SÃO O MEU ESTÍMULO PARA SEGUIR EM FRENTE E NÃO DESANIMAR!!

Bolo Mármore

Ingredientes

200g de manteiga
1 xícara de açúcar
4 ovos (gemas separadas)
1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
90g de chocolate em pó ou 4 colheres de sopa de creme de avelãs (nutella)

Bolo Mármore

Preparação

Bata as claras em neve. Reserve. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro. A seguir, sem parar de bater, adicione as gemas uma a uma. Quando estiver bem misturado, diminua a velocidade da batedeira e junte aos poucos a farinha, alternando com o leite, até que fique bem homogêneo. Acrescente as claras em neve e o fermento e misture delicadamente. Coloque metade da massa em uma forma de buraco no meio, untada e enfarinhada e reserve. Acrescente o chocolate em pó ou o creme de avelãs ao restante da massa, misture bem, despeje sobre a outra massa e com a ajuda de um garfo, faça alguns movimentos circulares, de forma bem delicada, para misturar levemente as duas massas. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 30-35 minutos ou até que perfurando o bolo com um palito o mesmo saia limpo.

Bolo Mármore

2.10.13

Figos Assados com Queijo e Hortelã


Figos Assados com Queijo e Hortelã

Olá pessoas queridas, que estão sempre aqui a me prestigiar!! Quero dizer a todos vocês da alegria que tenho em recebe-los aqui nesse espaço que é tão especial para mim e o quanto me faz bem proporcionar momentos saborosos para todos!! Que tenhamos todos um lindo dia!!

Com a chegada do outono algumas frutas tem estado tão bonitas, que fica difícil resistir, então acabo comprando, mas depois vem o dilema, o que fazer com elas?!! É claro que adoro saborear apenas as frutas fresquinhas, mas também é muito bom poder utilizar essas magníficas frutas em receitas que possam nos remeter a sabores e aromas diferentes e nos deixar ainda mais felizes, não é mesmo?!! Pois foi o que aconteceu com estes belos figos, procurei por uma receita para deixá-los ainda mais deliciosos e achei esta excelente e super interessante, que trago hoje para vocês. Encontrei em um livro digital, que adquiri na Amazon, chamado "200 Veggie Feasts (All Colour Cookbook) por Louise Pickford" e simplesmente não resisti gente, tive que fazer, pois a receita é super simples e o resultado é maravilhoso!! 
Figos Assados com Queijo e Hortelã


Ingredientes

8 figos frescos maduros, porém firmes
75g de queijo de cabra (ou qualquer outro queijo que derreta com facilidade)
8 folhas de hortelã (usei 16, coloquei duas em cada figo)
2 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta a gosto
Mel a gosto
Vinagre balsâmico cremoso a gosto

Figos Assados com Queijo e Hortelã

Preparação

Faça um corte em cruz nos figos, mas sem ir até o final para não atingir a base, abrindo-os em quatro partes. Disponha os figos em um refratário. Corte o queijo em oito pequenos pedaços, coloque juntamente com as duas folhas de hortelã, no meio de cada figo e tempere cada um deles com sal, pimenta e um fio de azeite. Leve para assar em forno preaquecido a 190ºC por 10-12 minutos, até que os figos estejam macios e o queijo derretido. Para finalizar, (isso foi por minha conta, pois não estava na receita original) coloque um pouco de mel e de vinagre balsâmico cremoso sobre cada figo, fica muito bom!! É uma ótima sugestão para servir como entrada, pois além de bonitos, ficam deliciosos!!

Figos Assados com Queijo e Hortelã

1.10.13

Frittata de Tomate Cereja, Cenoura e Manjericão - Dia Um…Na Cozinha!

Frittata de Tomate Cereja com Cenoura e Manjericão

Como o tempo passa rápido não é mesmo minha gente?!! Já chegamos novamente em mais uma edição do Dia Um…Na Cozinha. Trata-se de um evento que ocorre todo dia primeiro de cada mês e que se estende a todos na blogosfera que desejem participar. Aderindo ao Grupo Dia Um…Na Cozinha! no facebook, já poderão participar da próxima edição, que se realizará em 01 de novembro, é só visitar a página aqui e vocês ficarão por dentro de tudo!!

Dia Um…Na Cozinha

Adorei ter participado da edição anterior. Desta vez o tema é Frittata de Legumes e estou participando com esta frittata de tomate cereja, cenoura e manjericão, fácil de fazer e muito gostosa!! Gosto muito da ideia de serem feitas diretamente no forno, acho que assim fica mais saudável e mais saborosa também. Espero que gostem!!

Frittata de Tomate Cereja com Cenoura e Manjericão

Ingredientes

2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho espremidos
1 cebola roxa pequena cortada em fatias finas
1 cenoura ralada
6 ovos
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
12 tomates cereja cortados ao meio
Manjericão fresco picado a gosto
Parmesão ralado para polvilhar
Sal e pimenta a gosto

Frittata de Tomate Cereja com Cenoura e Manjericão

Preparação

Em uma frigideira aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola por alguns minutos, acrescente a cenoura e refogue mais um pouco, somente para amolecê-la. Adicione o manjericão picado e refogue por mais 1 minuto. Deixe esfriar. Com a ajuda de um pincel unte, com óleo, uma forma refratária quadrada ou retangular de 20-23cm, e forre a base com papel manteiga. Em uma vasilha bata os ovos e adicione o refogado com a cenoura, o parmesão ralado e tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque a mistura na forma e disponha sobre ela os tomatinhos. Polvilhe com parmesão ralado e leve ao forno preaquecido a 190ºC, por aproximadamente 25-30 minutos, até que esteja firme e dourada. Sirva em seguida. 

Frittata de Tomate Cereja com Cenoura e Manjericão
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Printfriendly