29.11.13

Abóbora Espaguete Gratinada com Molho Gorgonzola e Avelãs

Abóbora Espaguete Gratinada com Molho Gorgonzola e Avelãs











Olá pessoal, mais uma sexta feira chegou, prontos para curtir o fim de semana e saborear a vida?! Estar de bem com a vida e com as pessoas é o melhor que podemos fazer para nos sentirmos mais felizes, não é mesmo?!! Saborear tudo o que há que de bom ao nosso redor e comemorar o fato de estarmos vivos para assistir e participar de mais um dia, seja de sol, de chuva, de neve. O importante é aproveitar e agradecer tudo o que a vida nos oferece!! Bem, então vamos também saborear a receitinha de hoje. Acho que já comentei com vocês que meu marido é um pouquinho exagerado quando vai às compras, principalmente se tem algum produto em oferta, aí então ele compra vários, uma loucura...rsrs. Com as abóboras não foi diferente, em outubro ele começou a comprar abóboras, de todos os tipos…aff...e eu fui me virando, pensando nos pratos que eu poderia preparar para aproveitar as danadas das abóboras. Fiz aquele crumble que postei aqui, a salada de abobrinha com abóbora que postei aqui, fiz também uma sopa super gostosa que também já havia postado há algum tempo aqui e fiz outras receitinhas, que acabei não publicando por falta de fotos. Pois bem, depois de todas essas receitas, ainda restava uma abóbora, o que fazer com ela?? Lá fui eu, pensar em algum prato bem gostoso para aproveitar essa última abóbora, saiu esta receita que trago hoje para vocês. Minha gente, ficou uma delícia, certamente a farei muitas vezes mais, até porque além de ser uma abóbora muito leve e saborosa, é possível variar o tipo de molho, um molho de tomate com manjericão, por exemplo, fica ótimo também. Sem dúvida é um prato que merece ser repetido muitas e muitas vezes, porque é gostoso demais!! Espero que gostem tanto quanto nós gostamos!!

Abóbora Espaguete Gratinada com Molho Gorgonzola e Avelãs
























Abóbora Espaguete Gratinada com Molho Gorgonzola e Avelãs
Abóbora Espaguete





Ingredientes

1 abóbora espaguete
400g de queijo gorgonzola
200g de creme de leite
Sal e pimenta a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto
Avelãs picadas





Abóbora Espaguete Gratinada com Molho Gorgonzola e Avelãs
Retirando a polpa da abóbora

Preparando a abóbora

Aqueça o forno a 190ºC. Corte a abóbora pela metade no sentido do comprimento. Com uma colher grande, retire as sementes, limpando bem o interior da abóbora. Coloque em uma forma grande forrada com papel manteiga, ou caso não tenha, unte com óleo. Coloque a abóbora com o lado cortado virado para baixo e deixe assando por cerca de 50-55 minutos ou até quando estiver macia, verifique com o garfo, se o garfo penetrar sem resistência está pronta. Reserve.



Abóbora Espaguete Gratinada com Molho Gorgonzola e Avelãs

Preparando o molho

Em uma frigideira coloque o queijo gorgonzola e deixe derreter um pouco, junte o creme de leite, uma pitadinha sal e pimenta a gosto, sempre lembrando que o queijo gorgonzola tem um sabor bem intenso. 


Finalizando

Quando a abóbora estiver fria, retire toda a polpa com o auxilio de um garfo (fica parecida com fios de espaguete). Coloque em um recipiente refratário, cubra com o molho gorgonzola, polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Retire do forno, jogue por cima as avelãs picadas, sirva em seguida e bom apetite!! 




Nota importante: Como é muito difícil encontrar esse tipo de abóbora no Brasil, vocês podem usar outros tipos de abóbora. A diferença é que a polpa dessas não produzirá esse efeito de espaguete, pois devido as suas características, geralmente são assadas em pedaços. Mas garanto que a receita vai ficar deliciosa com qualquer tipo de abóbora assada e depois gratinada com esse molho tão gostoso. Experimentem tenho certeza que vão adorar!! Qualquer dúvida, estou sempre a inteira disposição para ajudá-los.

Abóbora Espaguete Gratinada com Molho Gorgonzola e Avelãs

26.11.13

Batata Doce Crocante

Batata Doce Crocante
Olá minhas queridas e meus queridos, tudo tranquilo?! Por aqui tudo certinho, o frio continua firme e forte, e a previsão para os próximos dias é de que fique ainda mais frio….brrr…então já viu né, o negócio é manter o forno em atividade, assim fico mais aquecida e o melhor de tudo, fazendo duas coisas que eu adoro, cozinhar…e comer…rsrs. A minha sugestão de hoje é batata doce "frita" de forno, uma receita ótima; super fácil, deliciosa e crocante!! Uma excelente opção para um petisco, com a vantagem de não ter tantas calorias, bom demais né gente!! E então, que tal preparar esta delícia, partir para o sofá e assistir um bom filme ou então, levar com você, para beliscar quando bater aquela fominha básica!!    

Batata Doce Crocante

Ingredientes

2 batatas doces grandes, cortadas em palitos
1/4 xícara de farinha de milho
2 colheres de chá de azeite de oliva
1 colher de sopa de alho em pó
1 colher de sopa de cebola em pó
Sal a gosto

(receita daqui)


Batata Doce Crocante


Preparação

Coloque as batatas em uma tigela com água fria e mexa por cerca de um minuto. Deixe descansar por uns 10 minutos, escorra e seque com papel toalha. Forre uma assadeira grande com papel manteiga. Coloque as batatas em um saco, adicione o azeite e agite bem para untar todas as batatas. Adicione os ingredientes restantes e agite de novo. Espalhe as batatas uniformemente na assadeira, tomando cuidado para que não se sobreponham. Leve ao forno preaquecido a 200ºC. Cozinhe por cerca de 25-30 minutos, até que as batatas estejam douradas e crocantes. 

É importante ficar de olho para que não queimem, pois cada forno é um forno e o tempo pode ser diferente para cada um.


Batata Doce Crocante


22.11.13

Cinnamon Rolls (Enrolados de Canela) Bundt Cake

Cinnamon Rolls (Enrolados de Canela) Bundt Cake
Olá minha gente querida!! A minha sugestão de hoje trata-se de outro "bundt cake", ou melhor, um "bundt pão cake"…rsrs…sim, porque na verdade este bolo é feito com aqueles pãezinhos enrolados de canela, os famosos "cinnamon rolls" em uma bundt pan (forma). E é com imenso prazer que participo, com esta receita, da 3ª edição do Bundtmania, projeto lançado pelas meninas tão queridas, Lia e Mena. Trata-se de um desafio mensal e consiste em fazer um bundt cake, baseado em um tema e como nesta edição o tema é livre, resolvi trazer esta receita que encontrei nesse site e que achei super interessante, além de muito linda também. Gente, fica uma verdadeira delícia, a vontade é de comer inteirinho, mas eu me controlei, é claro, e comi só a metade…hehe. Minha participação na 1ª edição foi com um bolo delicioso e aromático de limão siciliano com gengibre e pimenta, que vocês encontram aqui. Infelizmente não pude participar da 2ª edição. Então vamos lá, para a receita desta maravilha !!

UM FIM DE SEMANA DOCE E FABULOSO PARA TODOS!!

Cinnamon Rolls (Enrolados de Canela) Bundt Cake


Ingredientes para a massa

2 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco
1/4 xícara de açúcar + 1 colher de chá para dissolver o fermento
1/4 de xícara de água quente
6 colheres de manteiga em temperatura ambiente
4 gemas
3/4 xícara de buttermilk
1 colher de chá de sal
3 1/2 a 4 xícaras de farinha de trigo
Farinha para polvilhar a superfície de trabalho




Cinnamon Rolls (Enrolados de Canela) Bundt Cake





Ingredientes para o recheio

3 colheres de sopa de manteiga derretida + 1 para untar a forma
2/3 xícara de açúcar mascavo + um pouco para untar a forma
1 colher de sopa de canela em pó
1 pitada de sal



Cinnamon Rolls (Enrolados de Canela) Bundt CakePreparando a massa

Em uma tigela pequena, dissolva o fermento e 1(uma) colher de chá de açúcar na água morna. Deixe repousar por 5 minutos, ou até espumar. Enquanto isso, em uma batedeira, utilizando o acessório para massa de pão, bata a manteiga e 1/ 4 de xícara de açúcar, até ficar homogêneo. Junte as gemas, o buttermilk e o sal até misturar bem. Junte a mistura de fermento e vá adicionando a farinha de trigo até atingir o ponto de uma massa mole, mas firme, de forma que possa pegar com as mãos. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e sove até ficar lisa e macia, acrescentando mais farinha, caso necessário. Transfira a massa para uma tigela levemente untada com óleo, cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume, cerca de 1 hora. 

Cinnamon Rolls (Enrolados de Canela) Bundt Cake
Preparando o recheio e finalizando

Decorrido o tempo de descanso, transfira a massa para uma superfície enfarinhada e com o rolo faça um retângulo de 30×45cm (aprox.). Pincele a massa com 3 colheres de sopa de manteiga derretida. Em uma tigela pequena, misture os 2/3 de xícara de açúcar mascavo, a canela, o sal e polvilhe sobre a massa. A partir de uma das extremidades laterais, enrole em um cilindro e corte em 8-10 pedaços iguais (vai depender do tamanho da forma). Unte uma forma de buraco no meio, com a manteiga derretida e polvilhe com açúcar mascavo. Coloque os pedaços de massa, lado a lado, com a emenda para baixo, em torno da forma, ajeitando-os, de modo que não sobre espaço entre eles. Cubra com filme plástico e deixe crescer por cerca de 45 minutos. Decorrido esse tempo, leve ao forno preaquecido a 180ºC, por 30-35 minutos ou até que os rolinhos estejam dourados. Retire do forno e deixe esfriar na forma por 10 minutos, desenforme e inverta sobre o prato do bolo.
Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Cinnamon Rolls (Enrolados de Canela) Bundt Cake

21.11.13

Medalhão de Filé Mignon Suíno com Ameixa e Presunto de Parma e Batata Sauté com Pimenta Rosa

Medalhão de Filé Mignon Suíno com Ameixa e Presunto de Parma e Batata Sauté com Pimenta Rosa



Oi pessoal, como estão todos?! Espero que super bem. Eu continuo sofrendo com o frio, 5º hoje….aff, ninguém merece!! E como sempre, em tempo frio, minhas alergias atacam, não tem jeito...mas tudo bem, porque logo…logo estarei no sol…iuuuuu!! 

Hoje trago para vocês uma sugestão de refeição com duas receitas muito gostosas e de fácil preparo, usando dois produtos muito consumidos aqui na Alemanha, a carne de porco e a batata. Confesso que nunca fui uma consumidora de carne suína, aliás eu não sou uma grande consumidora de carne no geral, mas a carne de porco é super consumida por aqui e descobri que o filé mignon suíno é uma carne leve e bem saborosa. Então, vamos a nossa receitinha de hoje, ou melhor, receitinhas!! Espero que gostem!!


As batatas

Ingredientes

500g de batatas cozidas com casca
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de páprica
Sal a gosto
Pimenta rosa a gosto
Salsinha picada a gosto

Preparação

Descasque as batatas cozidas, que deverão estar macias, porém firmes (cerca de 15 minutos de cozimento). Corte em rodelas. Em um recipiente pequeno, misture o azeite com a páprica e o sal e envolva as batatas nessa mistura. Em uma frigideira com um fio de azeite, grelhe levemente as batatas por alguns minutos, adicionando por último a pimenta rosa e a salsinha.  

Medalhão de Filé Mignon Suíno com Ameixa  e Presunto de Parma e Batata Sauté com Pimenta Rosa

Os medalhões

Ingredientes

400g de filé mignon suíno
Suco de meio limão
1 colher de sopa azeite
Sal e pimenta a gosto
5 ameixas secas
5 fatias de presunto de parma

Preparação

Tempere o filé com sal, pimenta, 1/2 colher de azeite e o suco de limão e deixe na geladeira por uns 15-20 minutos para pegar gosto. Corte o filé em rodelas grossas e envolva cada rodela com uma fatia de presunto de parma, prendendo com palito. Faça um buraco no centro do medalhão e coloque a ameixa. Coloque o restante do azeite em uma frigideira e grelhe os medalhões por cerca de 4 minutos cada lado. Sirva com as batatas e bom apetite!!
Nota: a peça de filé que usei rendeu 5 medalhões.


UM DIA MARAVILHOSO PARA TODOS!!

19.11.13

Salada de Rabanete ao Molho de Laranja com Curry

Salada de Rabanete ao Molho de Laranja com Curry

























Olá minha gente querida, os dias tem estado bem cinzentos por aqui, por isso mesmo resolvi saborear uma saladinha colorida com gosto de verão, pelo menos assim me sinto mais solar…rsrs. Mesmo nos dias mais frios, eu não dispenso uma boa saladinha, ainda mais sendo super fácil, leve, linda e gostosa como esta que trago para vocês hoje. Encontrei esta receita neste site aqui e achei muito interessante, principalmente pela combinação, tão diferente, e posso garantir que o sabor é bom demais, adorei!! Espero que também gostem!!

Salada de Rabanete ao Molho de Laranja com CurryIngredientes

1 xícara de suco de laranja
1 colher de sopa de azeite
1/2 colher de chá de curry em pó
Sal a gosto (adicionei pimenta também)
2 xícaras de rabanetes lavados e picados
1 xícara de queijo feta esfarelado
2 colheres de sopa de folhas de hortelã fresca 
(como não tinha hortelã, usei salsinha)

Preparação

Leve ao fogo o suco de laranja, deixe ferver e cozinhe até reduzir, cerca de 1/4 de xícara (aprox. 20-25min-no meu fogão o tempo foi menor). Retire do fogo e misture ao suco reduzido, o azeite e o curry em pó. Adicione sal e pimenta a gosto. Coloque os rabanetes no prato de servir e despeje o molho sobre eles. Cubra com o queijo feta e a hortelã ou salsinha picada.

Salada de Rabanete ao Molho de Laranja com Curry










15.11.13

Bolo de Tâmaras e Gengibre com Calda de Caramelo

Bolo de Tâmaras e Gengibre com Calda de Caramelo




























Olá minha gente queridíssima!! Hoje é feriado no Brasil, coisa boa né?!! Aqui não é feriado, se bem que, com a chegada do frio, as ruas ficam mais vazias e até fica parecendo feriado, principalmente na cidade onde moro, que é bem pequena, sem tanto movimento, para mim, que venho de uma cidade grande, parece feriado todos os dias…hehehe. Sério gente, apesar de estar a apenas 20 minutos de Düsseldorf, a cidade onde moro é menor que o bairro onde eu morava no Rio…rsrs, mas é super fofa!!

Mas vamos a receita de hoje, para variar um pouco, hoje tem, adivinhem, isso mesmo, bolo…iuuu!! Eu realmente amo bolo minha gente, um bolinho fofinho e gostoso é bom demaaaaaisss, acompanhado de um cafezinho ou chocolate quente, em uma tarde fria e chuvosa ou de um espumante geladinho, em uma tarde ensolarada, tudo de bom em qualquer tempo ou situação!! 

Esta receita veio da revista inglesa "Delicious"(edição março 2013), um bolo diferente, que fica com cor e sabor únicos e a combinação das tâmaras com o gengibre o deixa muito especial!! Eu adorei, apesar de ser meio suspeita, diante da minha paixão declarada por bolos, acho que vocês também vão adorar!!  


Bolo de Tâmaras e Gengibre com Calda de Caramelo
Ingredientes

Para o bolo:

200g de tâmaras secas
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
75g de manteiga
175g de açúcar mascavo
2 colheres de chá de gengibre em pó
3 ovos
225g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de gengibre cristalizado para decorar
(não tinha, então usei nozes picadas)

Para o caramelo:

100g de açúcar
25g de manteiga
75ml de creme de leite




Bolo de Tâmaras e Gengibre com Calda de Caramelo
Preparação

Coloque as tâmaras em um recipiente e misture com o bicarbonato e 300ml de água fervida, reserve. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione o gengibre em pó e os ovos um a um (não se preocupe se a mistura parecer coalhada, vai normalizar). Acrescente a farinha e continue batendo, adicione as tâmaras juntamente com o líquido e misture muito bem. Despeje a massa em uma forma de pão (30cm), untada, e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 15 minutos, após os 15 minutos, diminua o forno para 170ºC e asse por cerca de 40-45 minutos ou até que perfurando o centro com um palito, o mesmo saia limpo.

Preparando o caramelo: Leve o açúcar para derreter em fogo baixo, depois de derretido aumente um pouquinho o fogo e deixe borbulhar por cerca de 5 minutos, até que fique dourado. Remova do fogo, adicione a manteiga e siga mexendo até que estejam bem misturados. Adicione o creme de leite e mexa até que fique bem cremoso e brilhante. Transfira para um recipiente e deixe esfriando até que fique com uma consistência mais cremosa e densa. Aplique sobre o bolo e decore com gengibre cristalizado ou nozes picadas.

Bolo de Tâmaras e Gengibre com Calda de Caramelo

14.11.13

Mix Caseiro para Chocolate Quente

Mix Caseiro para Chocolate Quente
Eu sei…eu sei que no Brasil está um calor danado e eu aqui sugerindo uma receita de mix para chocolate quente!! Não fiquem bravas(os) comigo, mas é que aqui na Alemanha o frio já está chegando com força total e eu preciso me aquecer né pessoal, não somente o corpo mas também a alma, que é totalmente chocólatra…rsrs. Eu sou mesmo movida a energia solar, não tem jeito, não gosto do frio de jeito nenhum, e meu corpo sente, incrível, é só começar a esfriar que a alergia já começa e chegam as crises de rinite, sinusite e tudo que é "ite"…aff. Mas ainda bem que é por pouco tempo, porque vou fugir do inverno…hehe…este ano ele não me pega, em breve estarei chegando à minha amada cidade e vou ficar dois meses, matando a saudade da família, dos amigos, aproveitando o sol e tomando muuuuuita água de coco!! Mas enquanto isso não acontece, vou tomando o meu chocolate quente, que é bom demais para aquecer e é delicioso, afinal  minha gente querida, chocolate é chocolate e é sempre muito bem-vindo!! 
Mix Caseiro para Chocolate Quente





Esta receita também é ótima para presentear. Coloque o mix em um vidro, devidamente esterilizado, enfeite com belas fitas e está prontinho, um lindo presente feito por você com todo o carinho, não é uma boa ideia?!!

Mix Caseiro para Chocolate Quente
Ingredientes

2 1/2 xícaras de leite em pó
1 xícara de açúcar
1 xícara de cacau em pó
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
75g de chocolate meio amargo 
75g de chocolate branco
2 colheres de chá de amido de milho
1/2 colher de chá de canela
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta caiena em pó (opcional)

Preparação

Pique os chocolates (usei o processador). Coloque todos os ingredientes em um recipiente grande e misture tudo muito bem. Guarde a mistura em vidros esterilizados e na hora de servir (conforme o seu gosto, mais ou menos forte), misture a quantidade desejada com água quente. 
(receita adaptada daqui)

Mix Caseiro para Chocolate Quente

8.11.13

Salada de Couscous com Legumes, Ameixa e Amendoim

Salada de Couscous com Legumes, Ameixa e Amendoim
Olá pessoal, tudo bem com vocês?!! A minha sugestão para hoje é um pouco mais "light", uma saladinha de couscous, assim já vamos preparando nosso corpinho para receber as calorias que geralmente costumam aparecer no fim de semana…rsrs
O que mais gosto em receitas com couscous é a versatilidade, além de ter a possibilidade de ser servido quente ou frio, podemos usar nossa criatividade e acrescentar o que desejarmos ou o que tivermos disponível em casa; legumes, frutas frescas, frutas secas, castanhas, nozes, temperos diversos, etc., enfim, tudo é possível, é só deixar a imaginação fluir!!

Então minha gente, vamos soltar a imaginação e preparar uma saborosa salada?!

E QUE TENHAMOS TODOS UM FIM DE SEMANA DIVINO!!

Salada de Couscous com Legumes, Ameixa e Amendoim




Ingredientes

1 xícara de couscous
1 xícara de água fervente
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola roxa média em rodelas
1 dente de alho picado
1 cenoura média ralada
1 abobrinha italiana pequena ralada
5 rabanetes fatiados
1/2 xícara de ameixas secas picadas
1/3 de xícara de amendoim torrado
Sal e pimenta a gosto
Orégano a gosto
Preparação

Coloque o couscous com um pouco de sal em um recipiente refratário e adicione a água fervente, tampe e deixe hidratar por uns 5 minutos. Decorrido esse tempo, adicione uma colher de sopa de azeite, mexa com um garfo para deixá-lo soltinho e reserve. Com o azeite restante, refogue primeiro a cebola e o alho, depois acrescente a cenoura, a abobrinha, os rabanetes e as ameixas, tempere com sal e pimenta a gosto e misture tudo, refogando por apenas alguns minutos. Retire do fogo, misture muito bem com o couscous, coloque em uma travessa, despeje por cima o amendoim e orégano a gosto. 

Salada de Couscous com Legumes, Ameixa e Amendoim

6.11.13

Chutney de Figo

chutney de figo






Olá pessoal!! Como estão?! Espero que esteja tudo maravilhoso com todos!! A minha sugestão de hoje é um chutney feito com figos secos que fica fantástico!! Encontrei essa receita super interessante e fácil, no livro digital "Tart It Up!: Sweet and Savory Tarts and Pies", do Eric Lanlard, um livro muito bom!! Este chutney fica com uma textura excelente, com aquele sabor doce e salgado ao mesmo tempo, enfim uma delícia!! E com a chegada das festas de fim de ano, estando os figos secos presentes nestas festividades, esta é uma ótima opção para usar os figos em algo diferente, para acompanhar as gostosuras servidas em sua ceia. Mas é claro que esta receita pode ser feita em qualquer ocasião, que será sempre um acompanhamento muito especial!! Então minha gente querida, vamos à nossa dica de hoje?!! Espero que gostem e experimentem fazer, porque vale a pena!!

chutney de figo

Ingredientes

300g de figos secos picados
1 cebola roxa picada
2 colheres de sopa de azeite 
150g de açúcar mascavo
200ml de vinagre de vinho branco
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de noz moscada
Sal e pimenta a gosto

Preparação

Leve os figos ao fogo, com água, e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos, até ficarem bem macios. Escorra e reserve. Em uma panela refogue a cebola no azeite até amolecer, acrescente o açúcar e deixe caramelizar levemente, depois acrescente os figos, o vinagre e os temperos. Deixe em fogo baixo por aproximadamente 1 hora, observando e mexendo de vez em quando, cuidando para que não queime. Depois de pronto, deixe esfriar e coloque em vidro devidamente esterilizado. Conserve em geladeira. Dura um mês.

chutney de figo



1.11.13

Crumble de Abóbora e Maçã com Cranberries - Dia Um…Na Cozinha

Crumble de Abóbora e Maçã com Cranberries


O tempo está voando minha gente!! Que loucura, já chegamos a mais uma edição do Dia Um…Na Cozinha!! Este delicioso evento ocorre todo dia primeiro de cada mês, no qual vemos um desfile de receitas maravilhosas!! Todos na blogosfera podem participar, é só aderir ao Grupo Dia Um…Na Cozinha! no facebook e já poderão participar da próxima edição, tenho certeza que vocês vão adorar!! Visitem a página aqui e vocês ficarão por dentro de tudo!!


Depois de ter participado com muito prazer das edições anteriores aqui e aqui, volto a participar com muita alegria desta edição, cujo tema  é "Crumbles com Frutas da Época". 

Crumble de Abóbora e Maçã com CranberriesComo agora a época é de abóboras de todos os tipos e tamanhos, e como as maçãs estão sempre em alta por aqui, escolhi um crumble de abóbora e maçã com cranberries secos. A princípio fiquei um pouco em dúvida quanto a combinação dos sabores, mas depois que provei, posso afirmar com toda a certeza que o sabor é divino e inesquecível!! A receita encontrei aqui, fiz algumas alterações, que já constam nesta receita. Pessoal, o resultado é fabuloso, de não conseguir parar de comer de tão gostoso que fica!!
Crumble de Abóbora e Maçã com Cranberries

Ingredientes

450g de abóbora em cubos 
4 maçãs picadas (sem casca e sem sementes) 
2 colheres de chá de manteiga (ou margarina )
1/3 xícara de açúcar
1 colher de chá de canela em pó
1/4 de xícara de cranberries secos hidratados (hidratei em cachaça de mel)

O topo do crumble:

1/2 xícara de farinha de trigo 
1/2 xícara de amêndoas moídas
1/2 xícara de aveia em flocos 
2/3 xícara de açúcar
3 a 4 colheres de sopa de manteiga gelada

Crumble de Abóbora e Maçã com Cranberries

Preparação

Corte a abóbora em cubos e cozinhe até que fique macia, porém firme. Derreta a manteiga em uma frigideira, adicione a abóbora cozida e as maçãs e refogue um pouco. Adicione o açúcar, a canela, e os cranberries juntamente com a cachaça. Cozinhe por alguns minutos para pegar o gosto. Em uma tigela misture a farinha, as amêndoas, a aveia e o açúcar. Adicione a manteiga, cortada em pequenos cubos, e misture tudo com os dedos até virar uma farofa. Despeje as frutas cozidas em um recipiente refratário e polvilhe sobre elas, uniformemente, a mistura de farinhas. Asse em forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos ou até que o crumble esteja borbulhando e dourado no topo. Sirva quente.

Crumble de Abóbora e Maçã com Cranberries

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Printfriendly