Oi pessoal, como vão vocês?! Se estão no Rio de Janeiro, como eu, com certeza estão derretendo. Minha gente, que calor é esse?!! Olha que eu adoro, mas está uma loucuraaaa!!
Mas independente do calor, vocês que já me conhecem, sabem que eu não dispenso um bolo simples, fofinho e gostoso e sendo de fubá então, aí eu me rendo completamente.
Esta receita foi minha querida amiga Olga que me passou, e ela me contou que a mãe dela pegou a receita com um "mineirinho", por essa razão resolvi chamá-lo assim!! Esse "mineirinho" sabe o que é bom né gente, porque esse bolo é tuuuuudo!! Depois que sai do forno, ainda quente, o bolo é polvilhado com uma mistura de açúcar e canela, que vai sendo absorvida por ele….hummm….gente, fica gostoso demais!! Olguinha, adorei a receita, muito obrigada, valeu mesmo!! Comi o bolo quase todo sozinha. Esta é uma receita de bolo de fubá que vou fazer muitas e muitas vezes e tenho certeza que vocês também, pois é uma verdadeira delícia!!
Ingredientes
2 xícaras de fubá
2 xícaras de leite
2 xícaras de açúcar
3/4 de xícara de óleo
4 ovos (claras separadas)
1 colher de sopa de fermento em pó
Açúcar e canela a gosto para polvilhar
Preparação
Em uma panela ainda fria, misture o fubá, o leite, o açúcar e o óleo. Depois de misturados, leve ao fogo, mexendo sempre, até soltar da panela. Assim que começar a soltar da panela, desligue e ponha em uma tigela para esfriar. Somente misture os outros ingredientes quando estiver completamente frio. Bata as claras em neve, adicione as gemas e bata mais um pouco até que se misturem, acrescente o fermento, mexendo delicadamente e junte essa mistura ao fubá cozido, que já deverá estar frio. Despeje em forma untada com manteiga e polvilhada com fubá. Leve ao forno preaquecido a 180ºC, por 35-40 minutos ou, quando ao perfurar a massa com um palito, o mesmo saia limpo. Polvilhe o bolo, ainda quente, com açúcar e canela e bom apetite!!
Importante: observem com atenção as indicações na embalagem do fubá, para se certificar de que o produto não contém glúten, pois algumas marcas tem apresentado glúten em sua composição.
2 xícaras de leite
2 xícaras de açúcar
3/4 de xícara de óleo
4 ovos (claras separadas)
1 colher de sopa de fermento em pó
Açúcar e canela a gosto para polvilhar
Preparação
Em uma panela ainda fria, misture o fubá, o leite, o açúcar e o óleo. Depois de misturados, leve ao fogo, mexendo sempre, até soltar da panela. Assim que começar a soltar da panela, desligue e ponha em uma tigela para esfriar. Somente misture os outros ingredientes quando estiver completamente frio. Bata as claras em neve, adicione as gemas e bata mais um pouco até que se misturem, acrescente o fermento, mexendo delicadamente e junte essa mistura ao fubá cozido, que já deverá estar frio. Despeje em forma untada com manteiga e polvilhada com fubá. Leve ao forno preaquecido a 180ºC, por 35-40 minutos ou, quando ao perfurar a massa com um palito, o mesmo saia limpo. Polvilhe o bolo, ainda quente, com açúcar e canela e bom apetite!!
Importante: observem com atenção as indicações na embalagem do fubá, para se certificar de que o produto não contém glúten, pois algumas marcas tem apresentado glúten em sua composição.
Ficou lindo.
ResponderExcluirQue delícia amiga! Adoro bolo de fubá e essa massa tá de babar! Gosto assim mais molhadinho! Esse mineirinho sabe msm das coisas e vc executou a receita com perfeição!
ResponderExcluirE o calor, hein?! Nem me fale, tá uma loucura msm! rsrs
Bjs :*
www.viveraprendendo.com
Marisa, eu tb amo bolo de fubá e esse está divino! Quanto ao calor do RJ já estou acostumada. Bjs.
ResponderExcluirEu adoro fazer um bolo, seja no Verão ou Inverno :)
ResponderExcluirE o seu ficou com tão bom aspecto! Tão fofo e amarelinho :)
Beijinhos*
Marisa querida,
ResponderExcluirimagino o calor que por ai anda ao contrário daqui que é só chuva e frio.
Um bolinho é sempre bom fazer seja em que estação o ano for.
Este seu está delicioso e o interior é mesmo guloso e a cor uma delicia.
Beijinhos
Que belo bolinho!
ResponderExcluirBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Marisa, você inovou no "mineirinho", ficou lindo na forma. Sempre fiz no tabuleiro. Gostei, na próxima vou fazer na forma.
ResponderExcluirE é bom demais mesmo, amiga. Nem gosto de fazer sempre, porque não se come apenas 2 pedacinhos...
Beijos,
Olga
Bom dia Marisa,
ResponderExcluirHumm, bolo de fubá, só falta o cafezinho, ficou um lindo e delicioso bolo bem ao nosso gosto.
Bom final de semana, beijo,
Vânia
Tem um aspecto tão fofinho!!! Gostei mto :)
ResponderExcluirbeijinhos
Que bolo fofinho e bonito, perfeito com café
ResponderExcluirOi Marisa, que bolo lindo! Parece ainda mais fofinho do que o que não é cozido…
ResponderExcluirBjs
Olá, minha amiga,
ResponderExcluirQue lindo e apetitoso que ficou o seu bolo! O bolo de fubá de minha mãe também é pré cozido e o cozimento sempre deixa esse bolo mais úmido e saboroso, né? rsrs.
Um beijo e bom fim de semana!
Este bolo é dos que eu mais gosto, simples,fofinho e saboroso!
ResponderExcluirbeijinhos
aromas-com-amor.blogspot.com
Oi Marisa! Também gosto muito de bolinhos assim, simples, sem recheio nem cobertura. De preferência de fubá, laranja, etc... O bolo está com aspecto excelente: macio e bem corado! Sugestão anotada! Agora vou fazer uma tour aqui no Sabores da Vida. rs Beijos, Paula
ResponderExcluirQueridíssima,
ResponderExcluirAproveite bem por aí o calor que estamos com chuva e mais chuva e ainda mais chuva... nunca mais vem a Primavera de que tanto eu gosto ! :)
Amiga adorei o seu bolinho de cor tão primaveril e achei muito interessante o facto de só levar as claras dos ovos ! Aposto que é delicioso, tenho de ver se encontro fubá por aqui ! :)
Beijinhos grandes e continuação de boas férias !
Um xi-coração !
Oi Marisa,
ResponderExcluirImagino o calor que deve estar fazendo por aí, aqui em Brasília está insuportável.
Meu marido adora bolo de fubá e vai ficar todo contente quando eu fizer esse para ele.
Bj,
Lylia
Querida amiga
ResponderExcluirPenso que a minha maior mania na cozinha é bolo de fubá!
A mania é tão grande que já irei copiar a tua receita, pois achei muito diferente o modo de preparar e o aspecto ficou incrível!
Sou filha de mineiro e eles sabem mesmo das coisas:)
Bjo grande
Léia
Querida marisa,
ResponderExcluirEste teu bolo tem um aspecto e texturas que até apetece espetar o garfo!!
Beijinhos grandes e bom fim de semana,
Lia.
Marisa,
ResponderExcluirVocês aí com calor que adoro e nós aqui com chuva e frio :) mas este bolinho saberia muito bem ao lanche :)
Tem um aspeto irresistível e fofinho.
Já vi algumas receitas que levavam fubá, mas nunca fiz. Fiquei tentada a experimentar esta.
bjns
isabel
Fiz o bolo e ficou maravilhoso, detalhe substitui o leite por água ...... Muito bommmmmm!!!!!
ResponderExcluirOi Traquila, fico super feliz com seu retorno e mais feliz ainda que tenha testado e aprovado a receita. Adorei a sua ideia de substituir o leite por água, desta forma a receita ficou sem glúten e sem lactose, ótima sugestão para as pessoas com restrições alimentares.
ExcluirMuito obrigada por sua visita e comentário. É sempre um prazer te receber!! Beijinhos
Gente testei a receita e não teve erro!!! Bolo perfeito, fofinho...uma delicia!! APROVADO!
ResponderExcluirQue bom Vanessa!! O seu comentário me deixa muito feliz. É bom demais receber o seu retorno e saber que a receita foi testada, saboreada e aprovada. Muito obrigada querida!!
ExcluirBeijinhos
Olá, Marisa! Finalmente fiz este bolo delicioso, que tinha agendado para fazer há muito. É tudo que você diz e mais. Adorei, vou repetir muitas vezes, por certo!
ResponderExcluirBeijinhos
Que bom que gostou querida!! Fico super feliz com o seu retorno. É bom demais saber que a receita foi aprovada. Muito obrigada!! Beijinhos
ExcluirNunca havia feito bolo de fubá de massa cozida, foi a primeira vez, q sorte a minha ter encontrado logo essa receita simplesmente maravilhosa, eu acrecentei alguns pedaços queijo minas padrão, e no lugar do leite coloquei leite de coco, ficou DIVINO!!! Muiiito obrigadaa!!!☆☆☆ Rose
ResponderExcluirObrigada a você Rose, pelo seu comentário!! Eu sempre fico tão feliz quando as minhas receitas são testadas, aprovadas e saboreadas. O mais legal é saber que você deu o seu toque pessoal e fez a receita ficar ainda melhor!! Com toda a certeza vou experimentar com leite de coco, pois adooooro!! Valeu minha querida, mais uma vez obrigada pelo seu retorno tão carinhoso!! Beijinhos
ExcluirFiz o bolo. Que bolo perfeito!!! Virou queridinho ja! Obrigada por compartilhar. Bjs
ResponderExcluirQue legal Jaque!! O seu retorno é super importante para mim. Saber que você testou e gostou da receita é uma alegria e sabendo que ele virou queridinho, me deixa ainda mais feliz!! Esse bolo também é o meu preferido, faço sempre!! Beijinhos e muito obrigada pelo comentário!!
ExcluirMamma mía! y ahora por cual empiezo, los tres no los puedo hacer a la vez... creo que voy a quedarme con aquello de que "los últimos serán los primeros" ya ate contaré el resultado!
ResponderExcluirBesos
Muito obrigada por sua visita Milia!! É um prazer te receber aqui no meu cantinho. Eu também adoro bolo de fubá, para mim ele é o rei dos bolos. Este aqui que é feito como fubá cozido é maravilhoso, vale a pena experimentar. Depois me conta como ficou. Beijinhos
ExcluirNossa Senhora, que emoçao....
ResponderExcluirPerdi minha mãe e com ela a receita do bolo que eu a vi fazer a vida toda, tenho na memória a sequência mas não tinha as quantidades...
Este é o bolo da minha mãe e todo mundo que me pergunta sobre ele agora vai ter a receita...
Muito obrigada, profundamente....
Rosalina Vallone
Como fiquei fiquei feliz com o seu comentário querida Rosalina!! Esse bolo realmente é daqueles com aroma e sabor de infância, daqueles que nossas avós e mães faziam. Estou imensamente feliz que esse bolo tenha lhe trazido tão boas e ternas emoções. Já perdi as contas de quantas vezes fiz esse bolo maravilhoso, adoro!! Um grande beijo e muito obrigada por sua visita. :)
Excluir