26.8.14

Harmonização de Vinhos com Comidas

vinhos - harmonização
Olá pessoal, hoje vamos falar um pouco sobre vinhos e como harmonizá-los com os deliciosos pratos que preparamos. Há uma infinidade de bons vinhos e de comidas deliciosas, mas saber como combinar as duas coisas também faz parte do ritual de uma boa mesa. Esse conceito se chama Enogastronomia e significa escolher detalhadamente um vinho, a partir de suas características, para acompanhar um prato, criando uma harmonia perfeita entre eles.

Aqui no blog você encontra diversas receitas práticas e saborosas para harmonizar com um bom vinho. Para esta postagem foram selecionadas algumas sugestões de boas combinações entre vinhos e pratos. Claro que não são regras. Tudo vai depender do seu gosto, da sua criatividade e do seu bolso, mesmo porque, uma boa refeição nem sempre precisa ser um ritual sofisticado e caro.



tábua de queijos
Tábua de Queijos


Pratos salgados

Combinam com vinhos de acidez alta. O sal neutraliza a acidez do vinho e permite que os sabores se apresentem melhor. Por isso, vinhos que tenham acidez naturalmente alta combinam com pratos salgados. Se servir um queijo salgado, como o Roquefort, escolha vinhos de sobremesa com acidez picante, como os do Vale do Loire. O Xerez Fino vai bem com tapas, amêndoas salgadas ou chorizos salgados, condimentados. 



Pratos defumados

Não vão bem com vinhos envelhecidos em carvalho. Essa combinação pode fazer o sabor ficar sobrecarregado, pois eles têm sabores fortes, parecidos. As comidas com sabores fortes devem ser harmonizadas com um vinho que refresque o paladar. No caso das carnes defumadas, são boas escolhas, os tintos frutados. Com  patê de cavala defumada, por exemplo, um Riesling de Clare Valley, Austrália e com uma salada de frango defumado, um Fleurie resfriado.

carpaccio de salmão defumado


Já com salmão defumado, um Sauvignon Blanc francês.

Uma boa sugestão para saborear o salmão defumado com o vinho sugerido, é esse carpaccio, de fácil preparo e muito gostoso, cuja receita se encontra aqui

Sobremesas

Combinam com seu peso em vinho. O vinho para a sobremesa deve harmonizar com seu peso e sua doçura para que os sabores de um não atrapalhem o do outro. Morangos combinam com vinhos tintos e rosé, especialmente se o vinho também tiver sabor de morango. Um pudim de caramelo pode funcionar servido com o vinho húngaro Tokaji "5 Puttonyos" e um strudel de maçã com um Bonnezeaux.


sashimi de frutas




Vinhos espumantes vão bem com sobremesas de frutas do verão, como por exemplo, este belo sashimi de frutas, receita aqui





brownie de chocolate





Já o brownie de chocolate, harmoniza com Maurey resfriado ou um Rutherglen Muscat e é outra receita super fácil e deliciosa que também pode ser encontrada no blog, clicando aqui




Mais sugestões de vinhos online e receitas para todas as ocasiões vocês encontram no site da Sonoma.



Este é um conteúdo Guest Post.

6 comentários:

  1. Olá querida Marisa! Um bom vinho acompanhado de um delicioso prato é sempre mt bem-vindo, adoro! Ótimas dicas, amiga!
    Bjs no seu coração e uma ótima semana! =)
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  2. Prima querida que belas dicas. Gosto de harmonizar os vinhos de acordo com o prato. Isso é muito bom, pois ao recebermos visitas em casa não fazemos feio. Adorei o post super informativo e útil. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá minha querida!
    Uau...belas dicas!
    Realmente pra fazer uma boa refeição nem sempre precisa de pratos sofisticados e caros.
    Depende do bom gosto e bom gosto não significa preço, rsrs.
    Existe muitos vinhos bons e baratos, o meu esposo adora vinho principalmente o seco.

    Beijinhos, sucessos sempre ♥

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, Marisa! Fiquei muito feliz em saber que você estará no Encontro Gourmet.Finalmente vamos nos conhecer pessoalmente.
    Bj,
    Lyla

    ResponderExcluir
  5. Oi Marisa,
    Ótimas dicas, adoro vinho, prefiro o italiano, mas hoje o vinho faz parte das minhas restrições alimentares.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  6. delicia de harmonização querida bjus doces

    ResponderExcluir

Olá, sua visita e comentário me deixam muito feliz e é sempre um prazer te receber aqui!!
Volte sempre!!
Beijos,
Marisa Vlasic

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Printfriendly