22.8.14

Pão de Banana com Nozes - Banana Bread

Pão de Banana com Nozes - Banana Bread
Olá pessoal, a receita de hoje é um tipo de pão-bolo ou bolo-pão...hehe...muito comum nos EUA - pra mim está mais para bolo, mas na verdade não importa se é um ou outro, ou ambos...rsrs, o que conta é que o danado é super gostoso!!

Me lembro quando na minha juventude morando com minha tia (irmã do meu pai, que casou com um americano e foi morar na Califórnia há mais de 50 anos). Passei uns tempos por lá quando ainda era bem novinha, ela fazia muito esse pão e eu adorava. 

Pois bem, dia desses me bateu uma vontade enorme de comer essa delícia e como infelizmente ela não tinha mais aquela receita, fui procurar pelos meu livros de culinária. Encontrei esta, que além de muito boa, traz algumas dicas úteis, uma delas é a de congelar as bananas que ficam muito maduras, maduras ao ponto de ficarem com a casca escura e ir usando a medida que precisar. Nunca havia pensado em congelar bananas bem maduras, até porque é muito raro que as bananas lá em casa cheguem a esse ponto, pois eu como tudo antes disso...hehe, mas enfim, acho que é uma boa forma de não jogarmos fora as bananas, pensando que mais nada se pode fazer com elas quando atingem esse ponto. 

Gente, na minha opinião esta é a melhor receita de "banana bread" que já fiz. Fica perfeita, tanto em textura, quanto em sabor. Vale muito a pena experimentar. Então, vamos usar aquelas bananas bem maduras e fazer essa gostosura?!!

Fonte"Baking Illustrated - The Practical Kitchen Companion For The Home Baker" (ISBN-10: 0-936184-75-2)

Pão de Banana com Nozes - Banana Bread




















Pão de Banana com Nozes - Banana Bread



Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/4 xícara de nozes picadas
3/4 de xícara de açúcar
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
3 bananas muito maduras bem amassadas
1/4 de xícara de iogurte natural
2 ovos batidos ligeiramente
6 colheres de sopa de manteiga derretida 
1 colher de chá de extrato de baunilha






Preparação

Em uma tigela grande misture a farinha, o açúcar, o bicarbonato, o sal e as nozes, reserve. Em outro recipiente misture as bananas amassadas com o iogurte, os ovos, a manteiga derretida em temperatura ambiente e o extrato de baunilha. Junte a mistura de banana delicadamente aos ingredientes secos. Despeje a massa em uma forma de bolo inglês, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 50 minutos, até dourar. Faça o teste do palito. Deixe esfriar na forma por alguns minutos antes de desenformar.   

Pão de Banana com Nozes - Banana Bread






14 comentários:

  1. Olá Marisa!!!!
    Nada como boas receitas de família, né? Elas têm um sabor especial de lembranças deliciosas!!
    Adorei a combinação da banana com as nozes, deve ficar incrível!
    Beijos e um ótimo final de semana pra você! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Banana com nozes é mesmo uma combinação perfeita Andrea e este pão fica delicioso, vale a pena experimentar!! Obrigada pela visita e um ótimo fim de semana para você também!!

      Excluir
  2. Oi Marisa,
    adorei esta ideia, sou até capaz de fazer no finde, pois tenho umas bananas beeeem maduras aqui em casa...
    E nesse livro tem também mais alguma dica sobre o que fazer com a banana congelada? Não estou falando de bolos, mas da parte mais "técnica": por exemplo, qual seria o máximo que elas aguentam sem estragar? Eu mesma já congelei bananas, mas não sei bem quanto tempo elas podem ficar congeladas (então gastei rápido e não deixei mais de 2-3 semanas). Meus filhos adoram comer elas assim congeladas, é um sorvete natural! Mas, se for para usar em receita, tem de descogelar primeiro?
    Seria ótimo se o seu livro tivesse algumas dicas destas e você pudesse postá-las...
    Abraço,
    Patrícia

    PS - para quem ainda tem receio de congelar bananas (eu mesma só comecei há poucos meses), aqui fica mais um post interessante:
    http://blogutensilios.com.br/2011/03/17/yes-nos-temos-bananas-%e2%80%93-e-congeladas/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, o livro não entra muito em detalhes, mas vou te falar um pouco da minha própria experiência. As bananas, apesar da controvérsia, podem ser congeladas com ou sem a casca. No caso de estarem muuiiiitooo maduras, devem ser congeladas com casca, pois já não estão muito durinhas, já utilizei após 2 meses e ainda estavam boas para uso, como nunca deixei mais de 2 meses não teria como afirmar o tempo máximo, nesses casos só utilizo para bolos ou pães e espero descongelar para usar. Já para congelar sem casca, corto em rodelas, levo ao freezer em uma forma para que congelem separadas, assim não grudam umas nas outras quando colocadas no saquinho, pela minha experiência 3 meses foi o prazo máximo que deixei e com elas é possível fazer smoothies, sorvetes e vitaminas, mesmo estando ainda parcialmente congeladas.Espero ter ajudado. Qualquer coisa me envia um email para que eu possa esclarecer novas dúvidas e trocarmos nossas experiências. Beijinhos e um ótimo fim de semana.

      Excluir
  3. Olá....
    Que esplêndido aspecto :).... Vou tirar uma fatia ;)...
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Tem um aspecto maravilhoso e certamente um sabor incrível!!!
    Na Monte Alegre temos sugestões que te auxiliam a cozinhar em sua casa, ou em seu estabelecimento, com mais facilidade! Visite nosso site!!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderExcluir
  5. Marisa esse pão bolo está divino, bem fácil. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica muito gostoso Yolanda e é uma receita do jeito que gosto, sem complicações!!
      Obrigada pela vista querida. Beijinhos e um ótimo fim de semana!!

      Excluir
  6. Olá minha querida!
    Pão maravilhoso e cheio de boas lembrança melhor ainda!
    Sou sua fã, adoro suas receitas, vc é 10!

    Bjs, ótimo fds junto a sua família ♥

    ResponderExcluir
  7. Nunca comi mas tenho visto algumas receitas e tenho muita curiosidade.
    O teu tem um aspecto delicioso
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderExcluir
  8. Oi Marisa,
    eu adoro banana bread, sempre faço aqui, as vezes coloco chocolate meio amargo picado fica tudo de bom, o seu bolo ficou lindo e com uma textura incrível!
    Eu fiz a sua receita de batata doce crocante, nossa... que delicia, foi um sucesso!
    Ótimo fds, bjs!

    ResponderExcluir
  9. Marisa,que delicia de pao! Parece muito macio,vou fazer.Adoro assar paes e bolos e se a receita e e familia,tem uma historia por tras e muitas lembrancas boas,nem se fala.... O brigada por dividir rssa delicis conosco! Beijinhos,Katia.

    ResponderExcluir
  10. Que delicia!!!! também digo o mesmo,não sei se bolo ou pão, mas com certeza sei que ficou delicioso, a cara não nega.

    ResponderExcluir
  11. Marisa! Você é internacional! rs Vi esse pão no Facebook. Achei delicioso! Boa receita! Beijos!

    ResponderExcluir

Olá, sua visita e comentário me deixam muito feliz e é sempre um prazer te receber aqui!!
Volte sempre!!
Beijos,
Marisa Vlasic

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Printfriendly