28.10.14

Chipa - Seria o parente paraguaio do pão de queijo?

Chipa







Oi minha gente queridíssima!! Estou sumidinha de novo né pessoal, me perdoem, minhas leitoras, leitores, amigas, amigos, visitantes, enfim, todos vocês, que me dão a honra de passar por aqui, doando um pouquinho do seu tempo para este meu cantinho. 

Pois bem pessoal,  minha vida deu uma reviravolta nas últimas semanas, estou dando adeus a Alemanha, por pelo menos 3 anos. É isso mesmo minha gente, volto para o Brasil em janeiro. Meu marido recebeu uma proposta da empresa onde ele trabalha, para voltar a trabalhar no Rio de Janeiro e aceitou....obaaaaaa!! Chega de frio, chega de ficar longe das pessoas que tanto amo e morro de saudades!! Agora é começar a me organizar para a volta, ainda fico no Rio por algumas semanas e depois volto para a Alemanha para começar a cuidar da mudança!! Acho que esta será a melhor viagem de volta que farei desde que me mudei para lá...hehehe. Ainda vamos comemorar muito esta notícia maravilhosa, na medida do possível, vou preparar algumas postagens especiais, para celebrar este momento tão feliz da minha vida!!

Hoje decidi trazer para vocês uma receita que vi no programa da Rita Lobo, um biscoito paraguaio que se chama chipa, lembra um pouco o nosso pão de queijo, acho mesmo que são parentes próximos....rsrs, a diferença básica é que a chipa não contém glúten.

Eu fiz e adorei, fica bem gostoso, uma ótima pedida para o café da manhã ou para um saboroso lanchinho da tarde, hummmm.....bom demais minha gente!! Acho que eu poderia ter deixado mais um tempinho no forno, para dourar um pouco mais, mas garanto que mesmo assim os danadinhos ficaram deliciosos e voaram em segundos... :) :)

A receita original vocês encontram aqui. Espero que gostem!!!

Chipa

Ingredientes

500g de polvilho doce
3 xícaras de queijo meia-cura ralado fino
1 colher de chá de sal
100 g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
1 xícara de leite

Preparação

Em um recipiente grande, misture, com as mãos, o polvilho doce, o queijo meia-cura e o sal. Junte a manteiga, os ovos levemente batidos e amasse até formar uma farofa grossa. Adicione metade do leite e amasse novamente. Aos poucos, adicione o restante e trabalhe a massa até que desgrude dos dedos. 
Atenção: Talvez você não precise colocar todo o leite. Caso passe do ponto, e fique muito mole, junte mais um pouco de polvilho. Como alguns queijos são mais salgados que outros, prove e ajuste o sal, caso necessário. Separe um pedaço de massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue, faça uma bolinha com as mãos e em seguida enrole sobre uma bancada limpa, até formar um rolinho, com cerca de 1,5cm de espessura. Dobre em formato de ferradura. Repita o processo com toda a massa e transfira para uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve para assar em forno preaquecido a 200ºC, por cerca de 15 minutos ou até dourar.

Dicas para congelar: Leve ao freezer por seis horas a assadeira com os biscoitos coberta com plástico filme. Depois, transfira os biscoitos para sacos plásticos. Para assar os biscoitos congelados, leve ao forno preaquecido a 220ºC, por cerca 25 minutos ou até dourar

Chipa

20 comentários:

  1. Olá Marisa!
    Notícia boa, voltar ao nosso país é muito bom, mas... "o Rio de janeiro continua lindo" "Cidade maravilhosa...
    Que tudo corra bem e vem aí o calorzinho.
    Adorei os Chipa e vou experimentar. Muitas felicidades para essa viragem, amiga.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida, boa tarde! !!!
    Adorei ver a receita da chipa aqui e,melhor ainda,saber que está aprovada! Tenho alguns livros da Rita e suas receitas dão realmente certo,mas é muito bom ter a opinião de quem experintou.... As suas parecem perfeitas!
    Fico feliz em saber que estás voltando ao Rio ,seja muito bem vinda de volta e que seja um período muito feliz para voces. .. Beijinhos, Katia.

    ResponderExcluir
  3. Minha querida,
    bom que vc vai ficar mais pertinho de nós, hehehe!
    Acho biscoito é parente do pão de queijo mesmo, receita parecida, rsrs.
    Ficaram ótimos, bom p/ acompanhar um cafezinho bem quentinho.

    Bjs, fica com Deus ♥

    ResponderExcluir
  4. Ficaram tão lindos e com queijo eu ia adorar
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Marisa,

    que bom que vai voltar ao seu Brasil, sempre é bem mais quentinho não é?
    Uns biscoitos tão bons e são uma delicia para ir petiscando.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Marisa!!!!
    Isso é uma perdição, amo demais!!!
    Outra coisa que amo é o queijo meia cura, ele num pão francês quentinho fica a dupla perfeita!!!
    Beijos, ótima semana pra você! =)

    ResponderExcluir
  7. olá Marisa,um bom retorno para vc.e essas chipas já foram para minha lista bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  8. Marisa querida Bom dia!!
    Esses biscoitos com café com certeza é uma combinação perfeita. Vou levando a receita, estou na fazenda mas não tenho o polvilho , vou tratar logo de providenciar quando chegar. Abraços e bom restante de semana para você.

    ResponderExcluir
  9. Prima querida, o ano já está acabando e essa foi a melhor noticia que recebi nesse ano. Que felicidade saber que vc está voltando ao Brasil, saber que vai ficar ao lado da família e amigos me deixa muito feliz. Que seu marido tenha muita sorte nessa nova empreitada e que de tudo certo. Estou muito feliz mesmo!!! Adorei a receita. Seus biscoitos ficaram perfeitos. Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Isso que é notícia boa... vai ficar pertinho de nós... iupiiiiii!!!
    Que Deus abençoe a volta de vocês e que tenham muitas felicidades por aqui, ao lado dos seus entes queridos.
    Adoro chipa e essa receitinha já está salva aqui...rs.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  11. QUe boa notícia, Marisa! Agora vamos ter chance de nos vermos mais vezes.
    Boa sorte para vocês!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  12. Querida Marisa: o seu retorno ao Brasil é , sem dúvida, uma ótima notícia! Parabéns e imagino a sua felicidade.
    Quanto a esses pãezinhos estão muito apetitosos. Parecem realmente os célebres pães de queijo brasileiros, que toda a gente adora. Desta forma nunca tinha visto e com manteiga também não. Adorei!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  13. Olá, minha amiga, bom dia!

    Que boa notícia, celebro com você este início de fase feliz em sua vida, 'tim-tim", rsrs. Que a sua volta traga muitas alegrias à família! Quanto às chipas, elas são mesmo iguais aos nossos biscoitos de queijo ou mesmo aos pães de queijo, ou seja, deliciosas, rsrs. Estas suas ficaram tão perfeitinhas, me deu muita vontade de saborear umas com um cafezinho, rsrs.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Marisa,
    Que boa noticia, principalmente por tê-la deixado tão feliz, indiscutivelmente é uma grande felicidade voltar ao nosso Brasil.
    Muito interessante a receita da chipa, já a conhecia, mas nunca tinha visto a receita, vou ter de testar.
    Beijo e bom retorno,
    Vânia

    ResponderExcluir
  15. Esse biscoito paraguaio que se chama chipa, me lembra o pão de queijo do Brasil, e aqueles travesseiros de avião kkkk, e parabéns por voltar ao Brasil flor, quem dera que eu voltasse também moro na Suíça mas tenho vontade de voltar para o Brasil
    Flor tem post novo "Compras no site Miniinthebox" poderia me visitar? e sempre que também tiver post novo, me avisa sempre venho ver
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Este site de culinária é muito bom http://br.bigchefe.com

    ResponderExcluir
  17. Adoro biscoito de polvilho.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook



    ResponderExcluir
  18. Querida Marisa
    Que bom que você está de volta!
    Estou muito feliz em saber que você irá voltar para o Brasil! Vou ficar aqui na Europa sentindo frio por você - hehehehe!
    No Goiás chamamos essa receita apenas de biscoito de queijo.
    Vou levar a tua receita comigo, pois quero experimentá-la.
    Te desejo uma ótima semana.
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  19. Marisa, minha querida...

    Esta é sem dúvida uma grande notícia, digamos até que é um presente de Natal maravilhoso para Si e para todos os seus amigos e familiares residentes no Brasil que, agora, terão a oportunidade de a ter bem pertinho deles novamente. :) Que bom ! :)
    Imagino a sua felicidade ! :)
    Quanto a esses biscoitos, devo dizer-lhe que se eles são parentes ou não dos pães de queijo eu não sei, mas lá que têm um aspecto magnifico, ai isso têm ! :)
    Estão lindos e com uma cor fantástica !

    Beijinhos grandes, minha amiga ! :)

    ResponderExcluir
  20. Marisa,
    Que coisa boa voltar à nossa terra, hein!!
    Essa chipa foi um lembrete para eu tirar da longa lista de receitas a provar. Conheci a chipa aqui em Curitiba. É comum vender nas padarias.
    Belas fotos e chipas tentadoras!
    Bjs.

    ResponderExcluir

Olá, sua visita e comentário me deixam muito feliz e é sempre um prazer te receber aqui!!
Volte sempre!!
Beijos,
Marisa Vlasic

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Printfriendly