13.10.14

Pepinos Agridoces de um livro de viagem muito saboroso!!

Pepinos Agridoces

Olá minhas queridas e queridos!! Acho que já comentei aqui que eu adoro ler, mas desde que comecei este blog, devo confessar que tenho lido muito mais livros sobre culinária do que de outros temas. E ultimamente tenho preferido ler livros que além de ótimos sabores, tenham também boas histórias pra contar e é exatamente assim, o livro Diário de Cozinheira, da Carla Pernambuco. Uma leitura muito agradável, de viagens interessantes, boas lembranças e receitas que são gostosas e sem grandes complicações, enfim, um livro bem do jeitinho que eu gosto!! Recomendo. É claro que várias receitas deste livro já foram para a minha gigantesca lista, mas quando comecei a ler esta que trago para vocês hoje, fiquei literalmente com a boca cheia d'água e não resisti, fui imediatamente para a cozinha. Pepinos agridoces com especiarias era algo que eu tinha que fazer logo...logo e não me arrependi pessoal, ficaram muuuuiiiito bons, ainda mais para quem aprecia uma gostosa conserva levemente doce, picante, saborosa e aromática. Esta receita também é ótima para presentear, como vocês podem ver na foto abaixo, aproveitei para presentear uma amiga muito querida com um dos vidros. Experimentem fazer, tenho certeza que vão adorar!!

Pepinos Agridoces

Ingredientes 

Etapa 1

6 pepinos japoneses (tamanho grande)
1 pimentão vermelho grande
5 cebolas pequenas
2 colheres de chá de sal
Cubos de gelo

Etapa 2

3 xícaras de  vinagre de maçã ou vinho branco
2 xícaras de açúcar
2 colheres de chá de turmeric (cúrcuma)
1/4 de colher de sopa de cravo moído
2 colheres de sopa de mostarda em grão (pode colocar mais se preferir)



Pepinos Agridoces

Preparação

Etapa 1: lave os pepinos e corte-os em fatias bem finas. Corte o pimentão em tirinhas (lave-os e retire as sementes). Corte as cebolas em fatias bem finas. Misture tudo com o sal. Coloque essa mistura num bowl (tigela), mexa bem e tampe a mistura com pedras de gelo. Depois coloque algo pesado em cima do gelo, deixando na geladeira de um dia para o outro.

Etapa 2: no dia seguinte lave os pepinos várias vezes no escorredor e deixe escorrer. Numa panela, coloque os ingredientes da etapa 2 e deixe levantar fervura. Coloque os pepinos já escorridos e deixe ferver por 2 minutos. Tire do fogo e deixe esfriar na panela. Quando estiver frio, coloque em vidros devidamente esterilizados e conserve em geladeira. Quanto mais tempo na geladeira, mais ficarão curtidos e saborosos.

Pepinos Agridoces

11 comentários:

  1. Querida prima, fiquei igual a vc, depois que criei o blog minhas leituras tem a ver com culinária sempre. Adoro ler todo tipo de livros, mas a culinária me fascina. Gosto muito da Carla Pernambuco também, essa receita é genial, certamente deliciosa, e uma sugestão excelente também para presentear no Natal. Amei o vidro, super caprichado. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmmmm Marisa indo para minha lista adorei bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  3. Uma receita muito interessante.
    Acho que eu ia adorar
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Marisa,

    uma sugestão bem prática e deve ser mesmo deliciosa, e o melhor é que não é nada complicada.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Marisa,
    Esses pepinos ficaram perfeitos, a receita é interessante e prática. Ficaram com linda apresentação.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  6. minha amiga querida mas que pepinos gostosos amei querida bjinhos doces

    ResponderExcluir
  7. Marisa minha querida,
    eu sou fã das receitas da Carla Pernambuco, outro dia vi o lançamento do livro
    pela tv e fiquei curiosa, vou aderir um pra mim.
    Que delícia de receita, as fotos estão lindas!

    Bjs, fica com Deus ♥

    ResponderExcluir
  8. Marisa,faço parte de grupo de leitores,adoro ler,mas hoje os livros de gastronomia são uma ficção. Gosto muito da Carla Pernambuco,dela eu tenho o As Doceiras,muito bom.
    Querida,adorei a receita e achei otima ideia para presentear,e agora,ja pensando no Natal... Achei lindo o pote que usou tambem! Beijinhos,Katia.

    ResponderExcluir
  9. Prima querida, tem um selinho pra vc no meu blog, mas por favor sinta-se a vontade para pegá-lo ou não, pois sei que nossa vida é uma correria. Beijinhos, bom final de semana

    ResponderExcluir
  10. Eu também estou ficando "viciada" em livros de culinária, Marisa.Essa da Carla eu ainda não li, mas já fiquei interessada.
    Adoro esses legumes agridoces.Vou levando a receita.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir

Olá, sua visita e comentário me deixam muito feliz e é sempre um prazer te receber aqui!!
Volte sempre!!
Beijos,
Marisa Vlasic

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Printfriendly