27.2.14

Pudim Diet de Aipim com Coco e Calda de Chocolate

Pudim Diet de Aipim com Coco e Calda de Chocolate





Olá minha gente querida!! Hoje eu trago para vocês uma receita da minha mãe, um pudim que ela costuma fazer para o meu pai, que não pode consumir açúcar, mas que é louco por doces!! É um pudim diet de aipim, também conhecido como mandioca ou macaxeira, dependendo da região do país.

Este pudim fica muito leve e gostoso, e para completar ainda vem acompanhado de uma deliciosa calda de chocolate, que faz toda a diferença, é claro, afinal, o chocolate sempre chega para transformar o que já é bom em algo ainda melhor, não é não pessoal?!! Espero que gostem!!

Pudim Diet de Aipim com Coco e Calda de Chocolate

Ingredientes 

Para o pudim

400g de aipim cozido
4 ovos
1 1/2 xícara de leite
1 xícara de adoçante culinário + um pouco para polvilhar 
1 colher de sopa de farinha de trigo ou amido de milho
1 colher de sopa de margarina light
50g de coco ralado desidratado, sem açúcar
Raspas de chocolate diet para decorar (opcional)

Para a Calda

1/2 xícara de leite
4 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de margarina light
Preparação

Do pudim: Bata todos os ingredientes no liquidificador até estarem bem incorporados. Despeje em forma untada com margarina e polvilhada com adoçante culinário e leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, coberto com papel alumínio, por 15 minutos. Decorridos os 15 minutos, retire o papel alumínio e asse por cerca de 20-25 minutos ou até firmar. Espere esfriar, leve à geladeira por um período de 3 a 4 horas. Desenforme e sirva com a calda de chocolate.

Da calda: Leve todos os ingredientes ao fogo, até ferver, assim que ferver desligue e deixe esfriar e coloque sobre o pudim, na hora de servir.

Pudim Diet de Aipim com Coco e Calda de Chocolate





21.2.14

Homus de Abacate


Olá pessoal, tudo bem? Espero que tudo esteja ótimo com todos!! Bem, minha gente, apesar das minhas prolongadas e maravilhosas férias, tenho procurado, na medida do possível, passar por aqui de vez em quando, para dar um alô a todos os meus visitantes, amigos e leitores. Assim como também, na medida do possível, tento visitar os cantinhos que tanto aprecio, porque eu realmente adoro esse meu espaço e a convivência com todos vocês e fico com muita saudade!! 

A minha sugestão de hoje veio da revista "Food&Wine" deste mês. Trata-se de uma ideia bem interessante, um misto do homus tradicional com guacamole, que se transformou nessa receita deliciosa, diferente e muito simples de fazer!! Vocês poderão saborear essa refrescante delícia com torradinhas, chips, vegetais frescos ou mesmo em sanduíches. Então, como hoje é sexta feira, vamos experimentar um petisco diferente?!!

UM FIM DE SEMANA FABULOSO PARA TODOS!! 


Ingredientes

2 abacates médios, descascados e picados
1 lata de ervilhas, escorridas e lavadas
1/4 de xícara de suco e limão
1 1/2 colher de sopa de tahini *
1/2 xícara de azeite
Sal e pimenta a gosto

*pasta feita de sementes de gergelim 
- pode ser encontrada em supermercados ou lojas de produtos naturais.

Preparação

Em um processador ou liquidificador, misture bem, o abacate, as ervilhas, o suco de limão e o tahini. Adicione o azeite e bata mais um pouco, tempere com sal e pimenta. Transfira para um recipiente, regue com um pouco de azeite, sirva com torradinhas, chips, vegetais frescos ou da forma que você preferir e bom apetite!!


Nota: O abacate tende a escurecer rapidamente, portanto o ideal é consumir esse homus em até no máximo dois dias. Mantenha em geladeira.


14.2.14

Sopa Fria de Beterraba com Maçã

Sopa Fria de Beterraba com Maçã


























Oi minha gente querida!! Hoje é sexta feira, coisa boa né, apesar de ter sido mais uma semana em que o calor insuportável continuou sem dar trégua…aff. No começo da semana passei muito mal, o calor me derrubou e olha que estou acostumada ao calor do Rio de Janeiro, mas este ano está demais pessoal, vocês não fazem ideia!! A sensação térmica tem sido de 50º todos os dias, sem um pingo de chuva por mais de um mês. Ar condicionado ligado o tempo todo!! A previsão é de que vai chegar uma frente fria no fim de semana e a temperatura vai ficar nos 34º…frente fria quente essa né…kkkk.

Enfim, enquanto isso, vamos tentando driblar esse calor com comidinhas que nos refresquem!! Depois que fiz aquela deliciosa e refrescante sopa fria de pepinos com hortelã, que postei aqui, me empolguei com as sopas frias, tanto que resolvi procurar por receitas interessantes de sopas frias e quando encontrei esta, de beterraba com maçã, no livro "200 Super Soups (All Colour Cookbook)", da Sara Lewis, fiquei encantada, não somente com a bela cor, mas também com a combinação de sabores!! E o resultado não me decepcionou, é ma-ra-vi-lho-sa!! Foi como saborear a entrada, o prato principal e a sobremesa, tudo ao mesmo tempo, divina!! Para quem é fã de beterraba como eu, vai enlouquecer com o sabor surpreendente desta sopa incrível!! Experimentem, tenho certeza que vão amar!!

UM FIM DE SEMANA MARAVILHOSO PARA TODOS!!
  
Sopa Fria de Beterraba com Maçã



Ingredientes

1 colher de sopa de azeite
1 cebola roxa picada
500g de beterraba crua e sem casca, cortada em cubinhos
375g de maçã sem casca e sem sementes, cortada em cubinhos
1,5L de caldo de legumes 
Sal e pimenta a gosto

Para finalizar

Cerca de 6 colheres de sopa de creme de leite
1 maçã sem casca e sem sementes, cortada em cubinhos
Mel a gosto


Sopa Fria de Beterraba com Maçã

Preparação

Em uma panela grande aqueça o azeite, adicione a cebola e deixe refogar, em fogo baixo, por aproximadamente 5 minutos. Acrescente a beterraba, a maçã e o caldo de legumes, tempere com sal e pimenta e deixe levantar fervura. Tampe parcialmente a panela e deixe cozinhando por cerca de 45 minutos, em fogo médio, mexendo de vez em quando, até que a beterraba esteja macia. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Bata no liquidificador até virar um purê, ajuste o tempero, caso necessário e leve à geladeira por cerca de 3-4 horas. No momento de servir, coloque nos recipientes e finalize com o creme de leite, a maçã picada e o mel.

Rendimento: 6 porções 



Sopa Fria de Beterraba com Maçã


6.2.14

Bolo de Fubá Cozido do Mineirinho

Bolo de Fubá Cozido







Oi pessoal, como vão vocês?! Se estão no Rio de Janeiro, como eu, com certeza estão derretendo. Minha gente, que calor é esse?!! Olha que eu adoro, mas está uma loucuraaaa!! 

Mas independente do calor, vocês que já me conhecem, sabem que eu não dispenso um bolo simples, fofinho e gostoso e sendo de fubá então, aí eu me rendo completamente. 

Esta receita foi minha querida amiga Olga que me passou, e ela me contou que a mãe dela pegou a receita com um "mineirinho", por essa razão resolvi chamá-lo assim!! Esse "mineirinho" sabe o que é bom né gente, porque esse bolo é tuuuuudo!! Depois que sai do forno, ainda quente, o bolo é polvilhado com uma mistura de açúcar e canela, que vai sendo absorvida por ele….hummm….gente, fica gostoso demais!! Olguinha, adorei a receita, muito obrigada, valeu mesmo!! Comi o bolo quase todo sozinha. Esta é uma receita de bolo de fubá que vou fazer muitas e muitas vezes e tenho certeza que vocês também, pois é uma verdadeira delícia!!  

Bolo de Fubá Cozido

Ingredientes

2 xícaras de fubá
2 xícaras de leite
2 xícaras de açúcar
3/4 de xícara de óleo
4 ovos (claras separadas)
1 colher de sopa de fermento em pó
Açúcar e canela a gosto para polvilhar

Preparação

Em uma panela ainda fria, misture o fubá, o leite, o açúcar e o óleo. Depois de misturados, leve ao fogo, mexendo sempre, até soltar da panela. Assim que começar a soltar da panela, desligue e ponha em uma tigela para esfriar. Somente misture os outros ingredientes quando estiver completamente frio. Bata as claras em neve, adicione as gemas e bata mais um pouco até que se misturem, acrescente o fermento, mexendo delicadamente e junte essa mistura ao fubá cozido, que já deverá estar frio. Despeje em forma untada com manteiga e polvilhada com fubá. Leve ao forno preaquecido a 180ºC, por 35-40 minutos ou, quando ao perfurar a massa com um palito, o mesmo saia limpo. Polvilhe o bolo, ainda quente, com açúcar  e canela e bom apetite!! 

Importante: observem com atenção as indicações na embalagem do fubá, para se certificar de que o produto não contém glúten, pois algumas marcas tem apresentado glúten em sua composição.


Bolo de Fubá Cozido

1.2.14

Sopa Fria de Pepino com Hortelã - Dia Um…Na Cozinha!

Sopa Fria de Pepino com Hortelã



Olá minha gente!! Apesar de ainda estar de férias, sempre dou um jeitinho de passar por aqui, porque além da saudade de vocês, que é grande, poder participar de mais uma edição do Dia UmNa Cozinha é sempre um enorme prazer para mim!! Para quem ainda não conhece, trata-se de um evento incrível que ocorre todo dia primeiro de cada mês, no qual nos deleitamos com um desfile de receitas maravilhosas!! Todos podem participar, é só aderir ao Grupo Dia Um…Na Cozinha! no facebook e já poderão participar da próxima edição, tenho certeza que vocês vão adorar fazer parte deste evento delicioso!!

O tema para esta edição é "Sopa de Legumes" e como no momento estou no Rio de Janeiro sob um calor de 40º, pensei…aff…sopa quente neste calor intenso não vai rolar, por isso resolvi participar com esta sopa fria de pepino com hortelã e acho que acertei na escolha, pois ficou super gostosa, refrescante e o melhor, muito fácil de fazer!! Espero que gostem!! Mesmo vocês que se encontram no frio, quando a temperatura subir mais um pouco, experimentem e depois me contem!! 

UM FIM DE SEMANA FABULOSO PARA TODOS!!

Sopa Fria de Pepino com Hortelã


Ingredientes

2 pepinos tipo japonês
200g de creme de leite (pode ser de caixinha- usei com 17% de gordura) 
160g de iogurte natural
1 xícara de folhas de hortelã 
Sal e pimenta a gosto

Preparação

Retire a casca dos pepinos parcialmente, ou seja, retire algumas lascas da casca, mas não toda e corte em pedaços pequenos. Coloque no liquidificador, o creme de leite, o iogurte, os pepinos, a hortelã picada e sal e pimenta a gosto. Bata até que os ingredientes se misturem bem. Coloque na geladeira por cerca de 1 hora. Pode ser servida com um pouco de creme de leite e folhas de hortelã. Fácil demais não é mesmo e fica uma delícia!!

Nota: não se esqueçam de higienizar os pepinos e a hortelã.

Sopa Fria de Pepino com Hortelã

Vejam abaixo outras edições do Dia UmNa Cozinha!:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Printfriendly