15.5.14

Bolo Encharcado de Laranja, Amêndoa e Canela da Rita Lobo

Bolo Encharcado de Laranja, Amêndoa e Canela


















Olá minha gente querida!! Hoje estou super animada, neste fim de semana vou fazer uma das coisas que mais amo na vida...viajar!! Viajar é muuuuuiiiitto bommm!! Viajando eu me renovo, me instruo, me divirto, descubro novas culturas e novas paisagens, me encho de energia e de conhecimento e tantas outras coisas, para mim, viajar é um dos melhores sabores da vida!! 

Como vou ficar fora por alguns dias, para comemorar a minha empolgação e compartilhar com vocês esse outro maravilhoso sabor da vida que é comer...hehehe, trago, claro, mais uma receita de bolo!! Este bolo é fantástico pessoal, ele é suave, fica super molhadinho, a combinação dos sabores da laranja com a amêndoa e a canela fica perfeita e ele fica melhor ainda no dia seguinte, pois vai absorvendo a calda. Uma verdadeira delícia que deve ser saboreada muitas e muitas vezes!!

Esta receita eu encontrei em um livro que tenho, que se chama "Cozinha de Estar-Receitas Práticas Para Receber", da Rita Lobo, mas você também pode encontrar a receita aqui no site dela, o Panelinha, um site que adoro.

Que vocês tenham um super fim de semana!! Em breve estou de volta!!

Bolo Encharcado de Laranja, Amêndoa e Canela

Ingredientes

Para o bolo
8 ovos (claras separadas)
1 xícara de açúcar
1 3/4 xícara de farinha de amêndoas (200g)
Raspas de 2 laranjas
2 colheres de chá de canela em pó
1 laranja em gomos para decorar

Para a calda
2 xícaras de caldo de laranja fresco
1 xícara de açúcar 

Preparando o bolo

Coloque as claras na tigela grande da batedeira e as gemas em outra tigela grande, onde caibam todos os ingredientes. Junte o açúcar, a canela e as raspas de laranja às gemas e misture muito bem com uma colher ou com um batedor de arame. Por último, misture a farinha de amêndoas. Bata as claras em neve, até que fiquem firmes. Misture apenas 1/3 delas às gemas e mexa bem com uma colher. Junte o restante das claras e incorpore com uma espátula. Faça movimentos circulares, de baixo para cima, delicadamente. Transfira a massa do bolo para uma forma (de preferência com aro removível) untada com manteiga e polvilhada com a farinha de amêndoas (caso queira um bolo sem glutén) e leve ao forno preaquecido a 180ºC, por 30 a 40 minutos, lembrando sempre que cada forno é um forno. Verifique com o palito, perfurando o centro da massa, se o mesmo sair limpo, está pronto. Retire do forno e espere esfriar, antes de desenformar. Depois de uns 10 minutos, passe uma faca redonda na lateral, entre a forma e o bolo, e abra o aro. Mas ainda não retire o bolo do fundo da fôrma. (Caso você tenha feito numa fôrma comum, espere ele esfriar bem antes de virar, a massa é delicada e pode quebrar.)

Preparando a calda

Leve o suco ao fogo médio. Quando começar a ferver, desligue. Junte o açúcar e misture bem, até que tenha dissolvido. Quando o bolo esfriar, retire cuidadosamente da forma e transfira para um prato de bolo fundo. Com muita paciência, vá regando toda a calda sobre a massa e laterais. Dê intervalos para que o bolo possa absorver a calda. Ele vai ficar encharcado, é assim mesmo. Depois de algumas horas, a massa terá sugado toda a calda. Decore com gominhos de laranja polvilhados com um pouco de canela.

Bolo Encharcado de Laranja, Amêndoa e Canela

14.5.14

Bifinhos de Tofu com Erva Doce

Bifinhos de Tofu com Erva Doce











Olá pessoal!! Hoje trago para vocês uma receita vegetariana bem saudável e natural. Esses bifinhos de tofu ficam surpreendentemente saborosos. Garanto que vocês nem sentirão falta da carne em uma refeição tão nutritiva e deliciosa como essa!! Espero que gostem da sugestão.

DESEJO A TODOS UM DIA FANTÁSTICO!!

Bifinhos de Tofu com Erva Doce

Ingredientes

500g de tofu 
1/2 xícara de molho shoyu
1 colher de sopa de gengibre ralado
2 talos de cebolinha picada
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 bulbo de erva doce devidamente higienizado e cortado em fatias 

A marinada: misture o shoyu, o gengibre, o alho e a cebolinha picada 

Preparando os bifinhos: corte o tofu em fatias e deixe de molho na marinada por cerca de 30 minutos. Retire os bifinhos da marinada, reservando-a. Aqueça o azeite na frigideira e grelhe os bifes de tofu dos dois lados, por alguns minutos. Junte a erva doce e a marinada e deixe refogar por mais alguns minutos. Sirva com salada ou arroz integral.


Nota: A erva doce pode ser substituída por cebola.


Bifinhos de Tofu com Erva Doce

6.5.14

Hummingbird Bundt Cake - Um Bolo Beija-Flor??

Hummingbird Bundt Cake



























Então pessoal, vamos saborear mais um gostoso bolo hoje?!! Pois é, eu e os bolos, uma verdadeira história de amor. Quando vi o tema desta 8ª edição da Bundtmania, essa doce e deliciosa loucura, criada pelas queridas amigas Mena e Lia, fiquei super curiosa, afinal nunca tinha ouvido falar em "Hummingbird Cake", logo eu, uma alucinada por bolos...rsrs, e quando descobri que levava banana então, fiquei com mais vontade ainda de fazer o danado do bolo.

Enfim, minha gente querida, juntando a minha curiosidade e a vontade doida de provar, o meu interesse pelo bolo só aumentou, aí comecei a procurar ansiosamente por receitas e com a ajuda do nosso querido amigo google, encontrei neste link aqui, não só a receita, mas também um pouco da história de como surgiu esse bolo delicioso!!

Transcrevo abaixo um pouco da história da origem da receita, traduzida do site: "Historiadores de alimentos geralmente citam a receita da Sra. L.H Wiggins publicada, em 1978, na revista Southern Living (p. 206), como a primeira referência impressa para o "Hummingbird Cake". A Sra. Wiggins não ofereceu uma explicação para o nome. Onde é que este bolo teve origem e por que é chamado assim? Aparentemente permanece um mistério. Algumas evidências apontam para uma teoria de que esse bolo poderia ser de origem jamaicana e seria um dos símbolos nacionais do país. Alguns artigos e notas sugerem que a receita foi adaptada para o gosto americano.

Mas independente das histórias ou lendas que envolvem a origem do bolo, posso garantir que ele é bommmmmm demaaaaaais, inclusive neste exato momento, enquanto escrevo este post, estou me controlando para não partir para a 5ª fatia....hahaha!! 

Hummingbird Bundt Cake









Hummingbird Bundt Cake

Ingredientes para o bolo
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 3 ovos batidos
  • 1 1/2 xícara de óleo
  • 1 1/2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1 lata de abacaxi em calda (reserve a calda)*
  • 2 xícaras de bananas picadas
  • 2 xícaras de nozes ou pecans picadas 

*Nota: Eu não usei o abacaxi em lata, como tinha abacaxi em casa, cortei em fatias, retirei o miolo, levei ao fogo médio, com 1 xícara de açúcar e cerca de 2/3 de xícara de água, até ficar mais molinho. Piquei bem picadinho e acrescentei, juntamente com a calda, à massa do bolo.

Hummingbird Bundt Cake
Preparando o bolo

Misture os ingredientes secos em uma tigela grande. Adicione os ovos e o óleo, misturando, sem bater, até que os ingredientes secos estejam umedecidos. Junte o extrato de baunilha, o abacaxi picadinho, com a calda, 1 xícara das nozes picadas e as bananas. Misture tudo muito bem e despeje em forma untada e enfarinhada. Asse em forno preaquecido a 180ºC, por cerca de 35-40 minutos ou até que perfurando o centro da massa com um palito, o mesmo saia limpo. Espere esfriar, cubra com a cobertura de cream cheese e polvilhe com a outra xícara de nozes picadas.

A cobertura de cream cheese

1 pacote de cream cheese (temp. ambiente)
1/2 xícara de manteiga (temp. ambiente)
1 xícara de açúcar de confeiteiro
2 colheres de chá de extrato de baunilha 

Bata o cream cheese com a manteiga até ficar homogêneo. Adicione o açúcar, batendo até formar um creme. Adicione a baunilha.

Nota: as quantidades da receita da cobertura, neste post, estão reduzidas à metade, pois na receita original foi usada para rechear o bolo também. Como não usei para rechear. optei por reduzir.

Hummingbird Bundt Cake

5.5.14

Bolo de Fubá Diet

Bolo de Fubá Diet

Olá minha gente, tudo bem? Cá estou de volta, depois de um pequeno sumiço, tentando me animar a continuar postando receitinhas práticas e saborosas para vocês. Pois é pessoal, a vida se impõe e a gente segue em frente, de preferência sempre de bem com ela, pois ela é muito preciosa!! 

Hoje trago mais uma receita super fácil de bolo de fubá, que para mim é o "rei" de todos os bolos...rsrs. Este bolo é feito com adoçante culinário, mas nem por isso menos saboroso e fica bem cremosinho também. Se vocês amam bolo de fubá, como eu, tenho certeza que vão aprovar, mesmo sendo diet ou por ser diet ou por ser de fubá ou apenas por ser bolo, porque um bolo quentinho saindo do forno sempre faz o nosso dia ficar ainda melhor!!

UMA SEMANA MARAVILHOSA PARA TODOS NÓS!!

Bolo de Fubá Diet

Ingredientes

1 xícara de fubá
1 xícara de adoçante culinário + um pouco para polvilhar
2 ovos
1 xícara de leite
4 colheres de sopa de creme de ricota
2 colheres de sopa de margarina light
1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Preparação

Bata no liquidificador, os ovos, o leite, o creme de ricota e a margarina. Em uma tigela misture o fubá, o adoçante e o fermento. Junte a mistura batida no liquidificador aos ingredientes secos e bata mais um pouco com um batedor de arame ou colher de pau, até que estejam bem incorporados. Despeje em uma forma untada com margarina e polvilhada com fubá e leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até que perfurando o centro da massa com um palito, o mesmo saia limpo. Polvilhe com adoçante e bom apetite!!

Importante: observem com atenção as indicações na embalagem do fubá, para se certificar de que o produto não contém glúten, pois algumas marcas tem apresentado glúten em sua composição.

Bolo de Fubá Diet


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Printfriendly